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Questões comentadas . Concursos Diversos de Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais | 3763

#3763
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
médio

(1,0) 1 - 

Demanda primária (demanda pela classe do produto) e demanda secundária (demanda por uma determinada marca) são manifestadas, respectivamente, durante os estágios do ciclo de vida do produto denominados

Comentários da questão

  • - 28/09/2013 às 14:09

    O ciclo de vida abrange todas as etapas em que o produto está envolvido, desde seu planejamento até sua descontinuidade. De acordo com Kotler (1996), os produtos passam por diferentes estágios ao longo de sua vida, onde cada um traz diferentes lucros, oportunidades e desafios. Costa e Talarico (1996), afirmam que cada produto é planejado, lançado, passa por uma fase de crescimento até atingir a maturidade, quando suas vendas diminuem até ser retirado do mercado ou adaptado para então reiniciar o ciclo. O ciclo de vida do produto pode ser dividido em cinco etapas principais, sendo elas o planejamento, lançamento, crescimento, maturidade e declínio.

  • - 28/09/2013 às 14:09

    Estágio de Introdução: É quando o bem ou produto é introduzido no mercado. Possui uma venda inicial baixa e cresce vagarosamente, sendo uma fase mais arriscada e cara, pelo fato dos produtos não serem aceitos pelo mercado. Possui uma decisão de fixação de preço e determinação dos canais de distribuição. Utiliza-se como técnica de projeção, a pesquisa direta com o consumidor.
    Estágio de Crescimento: Quando o produto é aceito pelo público, ela entra na fase de crescimento. As vendas e a lucratividade crescem rapidamente, pois o mercado se encontra em expansão. Existem dois tipos de consumidores, os inovadores, que experimentam e testam o novo produto e os imitadores, que são aqueles que conhecem o produto através de um amigo, vizinho. Nesse estágio surgem os concorrentes. As decisões a serem tomadas dizem respeito à expansão da capacidade produtiva, estratégias de marketing e ao planejamento da produção. Na projeção de demanda, podem ser utilizadas técnicas estatísticas, para indicar possíveis inflexões no crescimento das vendas.

    Estágio de Maturidade e Saturação: As vendas passam a ter um crescimento desacelerado, onde os lucros começam a cair. Existe a possibilidade do surgimento de novos produtos no mercado com a finalidade de estender a duração do ciclo. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas, onde o produto depende das condições econômicas. As decisões estão relacionadas à promoção, fixação de preço, com ênfase nos estoques.

    Estágio de Declínio: existem várias razões para que ocorra o declínio, tais como: surgimento de novos produtos mais eficazes; a substituição de um produto por outro melhor e a falta de necessidade pelo produto. Ocorrendo esse declínio, diminui a quantidade demandada, fazendo com que muitos produtores abandonem o mercado. Necessita de uma transferência das instalações produtivas, o esforço do marketing. Utiliza como projeção a analogia histórica, a análise de regressão e a pesquisa de mercado. A importância dessa análise pode ser de grande utilidade para a projeção da demanda de um produto, também serve como força externa à firma, no sentido de provocar mudanças estratégicas dentro da própria empresa.