Métodos de contabilização-registro e controle
O valor real que dispomos é feito por dois processos ou métodos; um por meio de fichas de controle de cada item de estoque, e segundo por meio de inventario físico deste estoque. No primeiro processo, a empresa o utiliza para estipular o preço de seu produto e valorização continua de seu estoque e também, para controlar a gestão integrada da empresa. Nesse procedimento, podemos avaliar os estoques pelos métodos de custo ou PREÇO MÉDIO, PEPS ou fifo e UEPS ou lifo.
PEPS ou fifo (primeiro a entrar primeiro a sair)
Este método é baseado na cronologia das entradas e saídas. O procedimento de baixa dos itens de estoque é feito para a ordem de entrada do material na empresa, o primeiro que entrou será o primeiro que sairá, e assim utilizarmos seus valores na contabilização do estoque.
UEPS ou lifo (último a entrar primeiro a sair)
Esse método também é baseado na cronologia das entradas e saídas, e considera que o primeiro a sair deve ser o último que entrou em estoque, portanto, sempre teremos uma valorização do saldo baseada nos últimos preços. É um procedimento muito utilizado em economias inflacionárias, facilitando a contabilização dos produtos para a definição de preços de venda e refletindo custos mais próximos da realidade do mercado. Este método não é aceito pela legislação do imposto de renda, pois sub avalia o valor do EF e preserva o valor do CMV.