Após meses de intenso debate político e alguma contestação por parte da opinião pública, o senado norte-americano aprovou o plano de reforma do sistema de saúde.
O projecto era uma das principais promessas da campanha de Barack Obama e teve os votos favoráveis de 58 senadores democratas e dois independentes.
Os 39 representantes republicanos da câmara votaram em bloco contra uma medida que, dizem, irá aumentar o défice do país.
A proposta aprovada esta quinta-feira pela Senado e em Novembro pela Câmara dos representantes será transformada num texto único e finalmente convertida em lei com a assinatura de Obama.
Num breve discurso após a votação, o presidente norte-americano congratulou-se com uma medida que pretende alargar os cuidados de saúde a mais 30 milhões de pessoas.
“Estamos finalmente prestes a cumprir uma verdadeira e significativa reforma dos seguros de saúde, que trará segurança e estabilidade adicionais ao povo americano. A reforma aprovada pelo senado esta manhã, como a que passou na Câmara dos representantes, inclui as medidas mais duras tomadas até hoje para responsabilizar a indústria seguradora. Para o bem dos nossos cidadãos, da nossa economia, e do nosso futuro, vamos fazer de 2010 o ano em que finalmente reformámos o sistema de saúde nos Estados Unidos da América”, declarou Obama à imprensa.
http://pt.euronews.com/tag/reforma-de-saude/