(1,0) 1 -
O estrangeiro naturalizado brasileiro, depois de residente no país por mais de 30 anos, pode exercer todos os direitos previstos constitucionalmente para os brasileiros natos.
Cargos privativos de brasileiros natos (presidente da republica, min. STF, etc...) jamais serao ocupados por naturalizados.
Não obstante as referidas normas jurídicas refiram-se literalmente a “estrangeiros residentes no País”, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal fixou o entendimento segundo o qual também os estrangeiros que estejam de passagem no território brasileiro gozam dos mesmos direitos reconhecidos aos brasileiros: EMENTA: Ao estrangeiro, residente no exterior, também é assegurado o direito de impetrar mandado de segurança, como decorre da interpretação sistemática dos artigos 153, caput, da Emenda Constitucional de 1969 e do 5º., LIX da Constituição atual. Recurso extraordinário não conhecido. (RE 215.267, Primeira Turma, relatora Ministra Ellen Gracie, DJU 25.05.2001). “(...) No que concerne ao estrangeiro, quando a Consti
Recuperar senha