Processando...

Questões comentadas SES-DF de Atualidades | 35887

#35887
Banca
IADES
Matéria
Atualidades
Concurso
SES-DF
Tipo
Múltipla escolha
médio

(1,0) 1 - 

Lobo-guará sobrevive a atropelamento graças a tratamento com células-tronco 

 

A fêmea chegou ao zoológico de Brasília em estado pré-coma. E, no mesmo dia da operação, já conseguiu ficar em pé.

TV GLOBO. Jornal Nacional, edição do dia 10 de janeiro de 2011. 

 

Assinale a alternativa correta a respeito do lobo-guará. 

Comentários da questão

  • - 11/06/2014 às 19:09

    Apesar de seu nome, o guará não é lobo e há muitas diferenças entre essas duas espécies. Seu grau de parentesco com os canídeos lupinos se estende até a família Canidae. A partir daí, o gênero muda (o lobo é do gênero Canis e o guará é pertence ao Chrysocyon).

    De acordo com Kátia Cassaro, bióloga, chefe do setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo, seus hábitos são exclusivamente noturnos; eles passam toda a madrugada embaixo de árvores, esperando que as frutas caiam. "Solitários, eles se juntam, no máximo, aos pares. Essa característica é a principal diferença, além da física, dos lobos europeus que vivem em matilhas e são bem mais agressivos", afirma a bióloga.

    A sua alimentação é variada: comem desde pequenas cutias, pacas, aves, répteis, até frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e insetos. Vivem, em média, 13 anos.

    Ainda de acordo com Kátia, eles são selvagens, mas medrosos. O Guará evita lugares mais habitados e raramente ataca carneiros ou cabras dispersos no mato; sua especialidade é capturar galinhas junto às casas mais isoladas. “Muitos exemplares foram mortos quando capturavam galinhas", explica.

    http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/esp_outros/outros_enciclopedialoboguara.htm