Língua Portuguesa
A TV é o principal veículo de comunicação do país, presente
em praticamente 100% do território e dos domicílios brasileiros,
porque acertou no modelo: gratuita para o telespectador, financiada
pela publicidade e com conteúdo adequado à audiência.
Mas nenhum meio de comunicação passou ileso às mudanças
que as tecnologias digitais provocaram e vêm provocando nos
últimos 15 anos. A internet, por exemplo, revolucionou a imprensa
escrita, a telefonia e o consumo de música e vídeo. Mas o impacto
sobre a televisão ainda é relativamente restrito.
Apostar que o modelo da TV deixará de existir em curto ou
em médio prazos seria um erro. Mas também é um erro apostar
que ela passará ilesa à revolução digital.
Primeiro, porque ela mesma já se digitalizou, ganhou alta
definição e, sobretudo, se tornou móvel. Essa mudança não é
pequena: ao ganhar mobilidade, ganha novas audiências e pode,
no futuro, ganhar novos formatos.
Mas a mudança tecnológica mais importante que começa a
se desenhar é a convergência da internet com os televisores. Os
aparelhos deixaram de ser uma janela apenas para aquilo que a
televisão tradicional distribui, pois passaram também a veicular
conteúdos em rede.
Se a internet mudou o comportamento das pessoas no traba-
lho e nas relações pessoais, poderá mudar também o hábito das
pessoas na frente do televisor. Nos próximos anos, a TV vai se
transformar porque o telespectador vai mudar. Mas, para isso, é
preciso que a internet se torne presente em todos os lares, como
fez a televisão. E isso ainda levará um bom tempo.
(Samuel Possebon, Folha de S.Paulo, 18.09.2010. Adaptado)