(1,0) 1 -
Em relação aos traumas sofridos nas extremidades, assinale a alternativa correta.
As contusões são lesões superficiais provocadas por traumas, podendo ser classificadas como leves ou graves. Quando ocorrem, a pele fica roxa e há dor na área de contato. O diagnóstico pode ser feito via exame físico e radiografias. Na maioria das vezes, as contusões têm tratamento simples e não cirúrgico. Deve-se aplicar compressas de gelo nas primeiras 24h e, após esse período, aplicar calor no local, o que ajudará a absorver hematomas e relaxar a musculatura.
Já as luxações são lesões graves que ocorrem quando há deslocamento das articulações de sua posição normal. Ela geralmente resulta de quedas ou colisões e pode deformar ou imobilizar as articulações, resultando em inchaços e dor intensa. Em adultos, as luxações mais comuns ocorrem nos ombros e nas crianças elas são mais comuns nos cotovelos.
Fratura óssea é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo. A sua gravidade pode variar bastante; algumas fraturas resolvem-se espontâneamente sem chegarem a ser diagnosticadas, enquanto outras acarretam risco de morte e são emergências médicas.
Recuperar senha