(1,0) 1 -
Uma escola promove, anualmente, um projeto para incentivar a participação de seus alunos nos processos eleitorais. A cada ano, são escolhidos 5 professores, que orientarão um grupo de 100 alunos em várias atividades. No início deste ano de 2011, a escola conta com 35 professores, dos quais 15 já participaram do projeto em anos anteriores; dos 800 alunos matriculados, 300 já participaram do projeto em outras oportunidades e 600 já são eleitores. Com base na situação apresentada acima, julgue o item a seguir. Considere que a proposição 'O professor Carlos participou do projeto ou a aluna Maria é eleitora' seja falsa. Nesse caso, a proposição 'Se o professor Carlos participou do projeto, então a aluna Maria é eleitora' será verdadeira.
O termo correto é disjunção exclusiva, e não é o caso da questão, sendo uma disjunção simples. A segunda parte, também não é uma bicondicional e sim uma condicional. Considerando a frase como falsa: p V q - (para ser falsa, ambas devem estar erradas, pois de acordo com a tabela da verdade, só é falsa se ambas estiverem falsas, portanto aqui temos que p e q são falsas).
p -> q - (assumindo a proposição anterior, temos p e q falsos. De acordo com a tabela da verdade, se falso, então falso, é uma proposição verdadeira).
A questão considera que "O professor Carlos participou do projeto ou a aluna Maria é eleitora" é uma disfunção EXCLUSIVA. A negação da disfunção exclusiva é a bicondicional (Se o professor Carlos participou do projeto, então a aluna Maria é eleitora).
Recuperar senha