(1,0) 1 - Perdas realizadas constituem despesas. Como exemplos de perdas realizadas citam-se as que resultam dos efeitos dos aumentos na taxa de câmbio de uma moeda estrangeira com relação a aplicações financeiras mantidas pela empresa em tal moeda.
Perdas incluem, por exemplo, as que resultam de sinistros como incêndio e inundações, assim como as que decorrem da venda de ativos não circulantes. A definição de despesas também inclui as perdas não realizadas. Por exemplo, as que surgem dos efeitos dos aumentos na taxa de câmbio de moeda estrangeira com relação aos empréstimos da entidade a pagar em tal moeda. Quando as perdas são reconhecidas na demonstração do resultado, elas são geralmente demonstradas separadamente, pois sua divulgação é útil para fins de tomada de decisões econômicas. As perdas são, em regra, reportadas líquidas das respectivas receitas.
Fonte: http://www.cpc.org.br/pdf/cpc00_r1.pdf
7. ... A definição de despesas também inclui as perdas não realizadas, por exemplo, as de contingências e as que surgem dos efeitos dos aumentos na taxa cambial de uma moeda estrangeira.
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/npc14.htm
Recuperar senha