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Os conflitos interpessoais são de natureza disfuncional, traduzida pela intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como são tratados e, por tais motivos, esses conflitos devem ser evitados no contexto de trabalho.
Os conflitos devem ser evitados na visão Tradicional, e o exercício não descreve tal visão pois existem 03 visões a respeito de gestão de conflitos:
Visão tradicional Acredita que o conflito sempre é negativo (disfuncional)/ ocorre por um falha do superior(gerente) / deve ser evitado a qualquer custo
Visão interacionista Conflito é necessário (funcional), deve ser incentivado, deve existir, pois permite o estímulo e a criatividade do individuo
Visão humanista É algo natural e normal / pode ser negativo (disfuncional)ou positivo (funcional) / pode ser gerenciável ou não
Outra coisa, com isso, conclui-se que os conflitos interpessoais podem ter caráter Funcional (aspectos positivos) E Disfuncional (aspectos negativos)
O conflito funcional caracteriza-se, por exemplo, pela incompatibilidade de opinião entre pessoas ou grupos distintos, mas que ao final de um debate poderão chegar a um acordo. Este tipo de conflito apóia os objetivos do grupo e melhora o desempenho da organização. Já o conflito disfuncional é o mais presente dentro das empresas. Caracteriza-se por prejudicar o desempenho do grupo devido ao surgimento de problemas de relacionamento interpessoais e não da divergência de tarefas.
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