(1,0) 1 -
Ao Estado podem ser atribuídas duas vertentes: o governo, de natureza transitória, responsável precípuo pela proposição das políticas públicas; e a administração pública, com o encargo de fazer a implementação de tais políticas, de maneira mais estável. A esse respeito, julgue os itens a seguir. O modelo de federalismo brasileiro é do tipo segregador.
em federalismo centrípeto ou por agregação - é aquele que antes tinha o Estado mais descentralizado, como por exemplo: EUA e Suíça, antes existia uma confederação e a partir de um momento agregador de fora para dentro foi criado um Estado Federal. O oposto é o federalismo centrífugo ou por segregação - que é o caso do brasileiro, onde antes existia um Estado Unitário, um movimento de dentro para fora e é a partir deste Estado que criou-se o Estado Federal.
Também chamado federação centrífuga, isto é, o Estado que era unitário se subdivide em diversas unidades com parcela de autonomia. Ao contrário da federação centrípeta, caso americano, em que diversas unidades autônomas se unem formando um estado federado, também chamada federação por agregação.
Recuperar senha