(1,0) 1 -
Mário, casado com Ângela, é analista administrativo da ANATEL e esteve a serviço dessa agência em Paris nos meses de outubro e novembro de 2008, quando, nesse período, nasceu seu filho Lúcio, em hospital de Brasília. Com base na CF, julgue os itens seguintes, relativos à situação hipotética acima. Caso Lúcio tivesse nascido em Paris, ele não poderia ocupar os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Forças Armadas, haja vista que esses cargos são privativos de nascidos no Brasil.
Bom, eu pensei que seriam apenas determinados serviços, por ex.:
Embaixador Diplomada Serviço Público.
A pegadinha dessa questão esta na parte que fala que são cargos privativos de nascidos no Brasil. Sendo que a lei fala expressamente que são cargos privativos de brasileiros NATOS... Pois a pessoa pode nascer no Brasil e não ser considerado brasileiro nato.
Porém a Questão está se referindo a Lucio, CASO LÚCIO TIVESSE NASCIDO EM PARÍS. Porém art 12, I, alínea "b" O Pai Brasileiro a serviço em París. b) os nascidos no estrangeiro, de pai ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil,
Muito Boa a Questao..
Art. 12, §3ºda CF/88 São privativos dos brasileiros NATOS os cargos: I - Presidente e Vice-Presidente da república; II -Presidente da Cãmara de Deputados; III-Presidente do Senado; IV- Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI- de oficial das forças armadas; V - Ministro de Defesa. Lucio embora nascido em Paris é brasileiro nato por força do Art. 12, I, alínea "b", ou seja seu pai estava no estrangeiro a serviço da República Federativa do Brasil. São brasileiros natos: a)nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; b) os nascidos no estrangeiro, de pai ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil, c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
Recuperar senha