Processando...

Questões comentadas . Concursos Diversos de Direito Constitucional | 8230

#8230
Banca
CESPE
Matéria
Direito Constitucional
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Certo/Errado
médio

(1,0) 1 - 

A atual CF tem uma clara expansão dos direitos e garantias fundamentais, em relação aos modelos então vigentes. A esse respeito, julgue os itens a seguir. No tocante aos direitos políticos, o STF julgou recentemente a constitucionalidade da cláusula de barreira para partidos políticos, o que foi bem recebido pela doutrina, como medida moralizadora da atuação dos partidos políticos.

Comentários da questão

  • barroso35 - 16/06/2014 às 17:21

    POR FAVOR ADICIONE MAIS SIMULADOS DE QUESTÕES DIRECIONADAS AO CONCURSO DA GUARDA DE NITERÓI.

    ATT GILBERTO BARROSO.

  • srclaudia - 10/05/2013 às 12:57

    A questão está incorreta.
    Em decisão unânime proferida em dezembro de 2006 no julgamento das ADIs nºs. 1.351 e 1.354, o STF declarou inconstitucional a “cláusula de barreira”, sob o argumento de afronta aos princípios da liberdade e da autonomia partidária consagrados pela CF/88.

  • Li84 - 28/07/2012 às 17:38

    Quanto à Cláusula de Barreira e sua constitucionalidade ou não, acho interessante a leitura deste texto, que contém, dentre outros, a decisão do Excelentíssimo MInistro Marco Aurélio (ao julgar inconstitucional o artigo 13 da Lei 9096, ou seja, a Cláusula de Barreira)

  • lu10 - 30/01/2012 às 16:16

    A cláusula de barreira foi instituida pela lei 9096/95(lei orgânica dos partidos políticos) eram dispositivos que limitavam a atuação de partidos que tivessem poucos votos nas eleições para camara dos deputados. Essa cláusula foi declarada inconstitucional por unaminidade no STF (Supremo Tribunal Federal) ja que limitava o direito de manifestação politica das minorias.

  • mmiimm - 12/10/2011 às 10:07

    O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira que a cláusula de barreira é inconstitucional. Por unanimidade, os ministros presentes acompanharam o voto do relator, ministro Marco Aurélio Mello, que considerou que a legislação provocaria o "massacre das minorias".

  • POIO - 20/08/2011 às 09:17

    A cláusula de barreira auxilia no controle da proliferação de siglas partidárias na medida em que restringe a atuação legislativa daquelas cuja representatividade nacional mostra-se deficiente nas urnas No artigo anterior, tivemos oportunidade de esclarecer alguns aspectos acerca da verticalização e do risco que a multiplicação excessiva das siglas partidárias exerce sobre a democracia. Vimos também que quanto mais fortes e coerentes com suas respectivas ideologias forem os partidos, mais segura e estável será a construção do pensamento democrático brasileiro.

    Tanto o aumento demasiado do número de partidos implica retrocesso, que a legislação brasileira exige deles um caráter de atuação nacional, impedindo que as legendas terminem por estimular o separatismo; obriga o respeito a critérios rigorosos de cadastramento, para que sua existência seja legítima, e ainda estabelece parâmetros de desempenho eleitoral para que possam funcionar nos parlamentos nacionais. A esta última categoria de controle chamamos cláusula de barreira