(1,0) 1 -
A departamentalização matricial, por meio da qual se unem a estrutura funcional e a de projeto, é necessária em razão de as instituições terem, atualmente, filiais em diversas cidades ou países.
a razão da necessidade de as instituições terem, atualmente, filiais em diversas cidades ou países, caracteriza a departamentalização geográfica ou territorial, não a matricial.
departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
A departamentalização geográfica ou territorial é o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações.
A departamentalização matricial é um tipo híbrido, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias, geralmente oriundas da junção da departamentalização funcional com a de projetos.
Assim, a razão da necessidade de as instituições terem, atualmente, filiais em diversas cidades ou países, caracteriza a departamentalização geográfica ou territorial, não a matricial.
Recuperar senha