srclaudia - 02/10/2012 às 17:40
MICROFILME - É uma mídia analógica de armazenamento para livros, periódicos, documentos e desenhos. A sua forma mais padronizada é um rolo de filme fotográfico 35 mm preto e branco. Outra forma, mais comum para uso em engenharia, é um cartão perfurado Hollerith de exposição única. A maioria da mídia em microfilme tem um sistema digital de indexação exposto na borda de cada imagem, mas esses dados não são requeridos para usar o filme em si, e sim para suportar sistemas automatizados de pesquisa.
MICROFILME DE COMPLEMENTO - Microfilme cujo conteúdo serve para complementar ou suplementar acervo.
MICROFILME DE PRESERVAÇÃO - Microfilme que serve à preservação de documentos, protegendo-os do uso e manuseio constantes.
MICROFILME DE SEGURANÇA - Microfilme que serve de cópia de segurança, devendo ser armazenado em local distinto daquele dos originais, de preferência em câmara de segurança.
MICROFILME DE SUBSTITUIÇÃO - Microfilme que serve à preservação das informações contidas em documentos que são eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço.
MICROFILME FILME - Resultante do processo de reprodução de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução, cuja leitura só é possível por meio de leitor de microformas.
MICROFILME NEGATIVO - Microfilme no qual os tons claros e escuros do original aparecem invertidos.
MICROFILME POSITIVO - Microfilme cuja polaridade é a mesma do original.