(1,0) 1 -
No início da década de 60, o arsenal nuclear à disposição das grandes potências era suficiente para destruir a Humanidade, caso fosse utilizado em uma situação de conflito. Ao assumir o governo, o presidente Kennedy (1961 - 63) defendeu a substituição da política externa norte-americana de confronto por uma de entendimento com a URSS, cujo objetivo era o desarmamento gradual das duas superpotências. Esse programa do governo Kennedy foi conhecido como:
Kennedy assumiu presidência em 1961 propondo-se a realizar um novo programa de governo, conhecido como Nova Fronteira: na política externa, defendia a substituição da política de confronto por uma política de entendimento com a União Soviética com o objetivo de chegar a um acordo sobre o desarmamento gradual que reduzisse o risco de uma guerra nuclear; na política interna, apoiou as reivindicações do Movimento dos Direitos Civis no combate ã segregação racial.
Em 1961, após o fracasso da invasão de Cuba por uma força de exilados cubanos apoiados pela CIA (serviço secreto norte-americano), o governo Kennedy formulou as bases de uma nova política para a América Latina, conhecida como Aliança para o Progresso. Segundo essa política, os Estados Unidos forneceriam uma substancial ajuda econômica e financeira aos países latino- americanos, que, em contrapartida, deveriam realizar reformas internas com vistas à superação de seu crônico subdesenvolvimento. Essa política de reformas fracassou em conseqüência da obstinada resistência imposta pelas oligarquias locais.
http://www.clickescolar.com.br/governo-de-john-kennedy.htm
Recuperar senha