(1,0) 1 -
INEP) Em uma planície, ocorreu um acidente ambiental em decorrência do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta na forma pastosa à temperatura ambiente. Um químico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma solução de para-dodecil- benzenossulfonato de sódio, um agente tensoativo sintético, para diminuir os impactos desse acidente. Essa intervenção produz resultados positivos para o ambiente porque
Os hidrocarbonetos, compostos formados por carbono e hidrogênio, são apolares. Como o detergente apresenta uma parte apolar, pode dissolver os hidrocarbonetos.
Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos que apresentam em sua constituição somente os elementos químicos C e H, logo são substâncias com características apolares, uma possibilidade acertada para a solução desse evento seria a utilização de um tensoativo sintético, um detergente. Os detergentes (ou surfactantes) são substâncias anfifílicas, ou seja, apresentam em sua estrutura molecular uma parte polar e outra apolar, o que dá a estas moléculas a propriedade de acumularem-se em interfaces de dois líquidos miscíveis ou na superfície de um líquido. O detergente citado foi o para-dodecil-benzenossulfonato, como é possível a visualização na imagem abaixo o composto possui em sua estrutura uma parte apolar e outra apolar, podendo assim, sua parte apolar solubilizar o hidrocarboneto.
Recuperar senha