Processando...

Questões comentadas DETRAN-DF de Serviço Social | 27916

#27916
Banca
CESPE
Matéria
Serviço Social
Concurso
DETRAN-DF
Tipo
Certo/Errado
médio

(1,0) 1 - 

Com relação às diferentes concepções e às diversas formas de abordagem dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, julgue os próximos itens.

 

A orientação a motoristas de ônibus coletivos que já foram atingidos por acidentes de trânsito, a fim de identificar, nesse universo predefinido, os dependentes de drogas é uma ação da prevenção universal.

Comentários da questão

  • almeidajuju - 24/07/2014 às 12:40

    Tipos de prevenção
    Atualmente são identificados três tipos de prevenção que podem integrar os projetos a serem realizados:

    Prevenção Universal – tem como alvo a população como um todo, sem distinguir pessoas não usuárias daquelas que consomem drogas. O objetivo é reforçar os fatores de proteção para retardar o uso ou prevenir o abuso.
    Isto significa, por exemplo, fazer uma campanha sobre os riscos do tabagismo que atinja toda a população (quem fuma, quem nunca fumou, quem está em dúvida, quem já fumou e parou). Ou, na escola, procurar atingir todos os alunos, da forma como eles estão nas salas de aula, incluindo aqueles que porventura já estejam experimentando ou usando álcool, tabaco, maconha, inalantes ou qualquer outra droga. O objetivo é fazer uma reflexão ampla, que atinja cada pessoa e permita uma avaliação de seus comportamentos atuais ou futuros.

    Prevenção Seletiva – dirigida a grupos da população geral que são identificados como em risco de abuso de substâncias. O conhecimento dos fatores de risco dentro de um grupo (por exemplo, filhos de alcoolistas, jovens inseguros e influenciáveis, excluídos da escola, envolvidos com a justiça) permite uma ação para diminuir o impacto dessas situações na possibilidade maior de consumo de drogas. O objetivo é retardar o uso ou prevenir o abuso. Na escola, ao identificar alunos com estes fatores de risco, é possível dar-lhes um atendimento especial e interagir mais intensamente com a família, para fortalecer fatores de proteção que diminuam seus riscos no envolvimento com drogas.

    Prevenção Indicada – programada para indivíduos que já são usuários e apresentam sinais precoces de abuso de substâncias ou problemas de comportamento a ele relacionados. As ações são dirigidas aos fatores de risco individuais e têm como objetivo mudar o comportamento ou prevenir a progressão de uso e os danos a ele associados. Embora não seja papel da escola fazer o atendimento a usuários de drogas que já apresentam problemas, é possível, em certas condições, oferecer serviços dentro da instituição, em parceria com outros profissionais, quando forem identificados alunos (ou mesmo outras pessoas da escola) com abuso ou dependência de substâncias, ou ainda, encaminhá-los a especialistas de saúde.