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Com referência à atuação do psicólogo no contexto da saúde, julgue os itens subsequentes.
O uso de metas proximais e distais em programas de prevenção primária em saúde reduz problemas como comportamento antissocial, uso de entorpecentes etc.
Conforme a estrutura conceitual proposta por Durlak e Wells (1997), os programas preventivos podem ter metas relativas à diminuição de problemas, como relatos de sintomas de ansiedade, comportamentos anti-sociais e abuso de drogas, ou relativas ao aumento de competências, como apego seguro com os progenitores, habilidades sociais na relação com os pares e práticas educativas parentais saudáveis. Vista sob outro ângulo, as metas podem ter sua ocorrência a curto prazo (metas proximais) ou a longo prazo (metas distais). Por exemplo, um mesmo programa pode ser planejado para aumentar a empatia e a aceitação entre os pares (metas proximais) e reduzir conduta anti-social e evasão escolar (metas distais) (Ladd, Herald, Slutzky & Andrews, 2004).
Identificadas as necessidades da população-alvo e as diretrizes apontadas pela teoria, as metas proximais e distais podem ser estabelecidas, seja para redução de problemas ou aumento de competências. A consulta à literatura empírica pode oferecer programas já implementados e avaliados para metas similares que, talvez, possam ser adaptados paras as demandas e cultura local.
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