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Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo. Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente? Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco. Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado). Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido
Seu amigo diz ser funcionário ai sim ela muda a formalidade
A maneira de falar da gerente se altera quando reconhece no cliente um amigo. Esse reconhecimento se dá quando o cliente diz seu nome completo e afirma trabalhar no banco. Assim, para adequar-se ao seu interlocutor, a linguagem da gerente abandona a formalidade inicial e assume o tom descontraído da coloquialidade
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