Processando...

Questões comentadas Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ) de Português | 33899

#33899
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Português
Concurso
Corpo de Bombeiros-RJ (CBMERJ)
Tipo
Múltipla escolha
fácil

(1,0) 1 - 

(AOCP /2010) Todas as palavras abaixo apresentam 4 letras e 4 fonemas, EXCETO .

Comentários da questão

  • - 15/05/2014 às 12:55

    Hoje – tem 3 fonemas

  • - 15/05/2014 às 12:53

    Dá-se o nome de fonema ao menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras. Observe, nos exemplos a seguir, os fonemas que marcam a distinção entre os pares de palavras:

    amor - ator
    morro - corro
    vento - cento

    Cada segmento sonoro se refere a um dado da língua portuguesa que está em sua memória: a imagem acústica que você, como falante de português, guarda de cada um deles. É essa imagem acústica, esse referencial de padrão sonoro, que constitui o fonema. Os fonemas formam os significantes dos signos linguísticos. Geralmente, aparecem representados entre barras. Assim: /m/, /b/, /a/, /v/, etc.

    1) O fonema não deve ser confundido com a letra. Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra s representa o fonema /z/ (lê-se zê).

    2) Às vezes, o mesmo fonema pode ser representado por mais de uma letra do alfabeto. É o caso do fonema /z/, que pode ser representado pelas letras z, s, x:

    Exemplos:

    zebra
    casamento
    exílio
    3) Em alguns casos, a mesma letra pode representar mais de um fonema. A letra x, por exemplo, pode representar:

    - o fonema sê: texto
    - o fonema zê: exibir
    - o fonema chê: enxame
    - o grupo de sons ks: táxi

  • - 15/05/2014 às 12:52

    Fonema é a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua. Fonologia é a disciplina que estuda cada um dos sons da voz.

    Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”.

    Em português, por exemplo, os sons "p" e "b" em "pala" e "bala" são dois fonemas diferentes, enquanto na palavra "dedo" o som do primeiro e do segundo "d" são alofones. O fone é a concretização do fonema enquanto que os alofones consistem em variações fônicas.