(1,0) 1 -
Considere as seguintes afirmações sobre a economia brasileira:
I. A desaceleração da economia brasileira tem estreita relação com a crise financeira internacional. II. O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro permanece estagnado porque cerca de 55% do seu valor tem origem no setor agropecuário. III. O Brasil foi afetado pela queda das exportações de matérias-primas industriais e das commodities. Está correto APENAS o que se afirma em
A afirmação III eu sei que esta certa.
A queda no preço internacional das commodities, que está em seu nível mais baixo desde a metade do ano passado, vem criando incertezas quanto à manutenção do progresso econômico na América Latina, cujo crescimento entre 2002 e 2012 dependeu fortemente do valor elevado dessas matérias-primas.
Só neste ano, o preço da prata caiu 23%, o do cobre, 12%, e do ouro, 17%. Já a cotação do minério de ferro caiu pela metade, o barril de pétroleo se mantém abaixo dos US$ 100 (R$ 200) e a soja já viveu tempos melhores.
Os preços atuais de algumas matérias-primas – tanto produtos primários energéticos (petróleo e gás, por exemplo) quanto metais industriais (cobre, alumínio) e produtos agrícolas (soja, trigo) – equivalem a um terço da cotação recorde alcançada há cinco anos e ainda se mantêm abaixo dos preços de 2010 e 2011, período durante o qual a economia mundial começou a se recuperar da crise financeira.
http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/queda-do-preco-das-commodities-pode-afetar-crescimento-na-al
Recuperar senha