Podem ser registradas na Cetip as operações realizadas com CPR - Cédula de Produto Rural, CRP - Cédula Rural Pignoratícia, NCR - Nota de Crédito Rural, CRH – Cédula Rural Hipotecária, CRPH – Cédula Rural Pignoratícia, , LCA - Letra de Crédito do Agronegócio, CMER - Contrato Mercantil, CDCA - Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio e CDA/WA - Certificado de Depósito Agropecuário e Warrant Agropecuário. CPR, CRP, NCR, CRH, CRPH LCA, CDCA e CDA/WA são títulos de crédito de livre negociação, representativos de promessa de pagamento em dinheiro.
Com o objetivo de ampliar os recursos disponíveis ao financiamento agropecuário, esses títulos são vinculados a direitos creditórios originários de negócios realizados entre produtores rurais, ou suas cooperativas, e terceiros, inclusive financiamentos ou empréstimos, relacionados com a produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos ou insumos agropecuários ou de máquinas e implementos utilizados na atividade agropecuária.
As funções relativas aos instrumentos financeiros referidos neste manual de operações estão no módulo Títulos e Valores Mobiliários. Ao usuário é permitido registrar operações, bem como consultar características desses ativos. As funções são disponibilizadas de acordo com o perfil de acesso do usuário.
Quando a operação for efetuada entre o Participante e seu Cliente 1 ou 2, o registro é efetuado com o lançamento único. Em outro caso, a Contraparte deve acessar o módulo Operações, item de menu Lançamentos e função Manutenção de Operações Pendentes para confirmar a operação. Caso a confirmação não seja efetuada, o lançamento é excluído, automaticamente, no final do dia.
Vantagens
São utilizadas como forma eficiente de financiamento na medida em que proporcionam, dentre outros aspectos, a negociação da safra agrícola sem endividamento referenciado em taxas de juros e a redução das pressões sazonais de preços das mercadorias;
Estimulam os investimentos rurais feitos pelos produtores ou por suas associações (cooperativas, condomínios, parcerias, etc.);
Favorecem o oportuno e adequado custeio da produção e a comercialização de produtos agropecuários;
Fortalecem o setor rural;
Incentivam a introdução de métodos racionais no sistema de produção, visando ao aumento de produtividade, à melhoria do padrão de vida das populações rurais e à adequada utilização dos recursos naturais.