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Questões comentadas Banco do Brasil de Conhecimentos Bancários | 26510

#26510
Banca
FCC
Matéria
Conhecimentos Bancários
Concurso
Banco do Brasil
Tipo
Múltipla escolha
médio

(1,0) 1 - 

Forças dinâmicas e inter-relacionadas, externas ao processo de planejamento estratégico, apresentam ameaças e oportunidades, devendo ser consideradas ao reunir os mercados- alvo aos compostos de marketing. (Sandhusen; 2007) 

Em uma análise do ambiente do mercado, enquadram-se dentre as variáveis ambientais que influem no planejamen- to estratégico as de

Comentários da questão

  • - 08/11/2013 às 00:04

    O ambiente de marketing é tudo que está ao redor das atividades de uma empresa. O ambiente é vulnerável a diversos acontecimentos e situações que colocam a empresa perante a um cenário de mudanças constantes.
    O conflito com este ambiente de marketing dotado de mudanças, ameaças e oportunidades serve para a empresas observar o mercado de forma mais profunda, planejar estratégias e implementar ações que aumentem a vantagem competitiva de seus produtos.

    As empresas devem ter atenção para perceber as novas tendências. O ambiente de marketing é dividido em dois tipos:

    Microambiente – conjunto de fatores controláveis pela gerência da empresa, relativo aos fornecedores, colaboradores comerciais, clientes e concorrentes;
    Macroambiente – constituído por um amplo conjunto de fatores composto pelas questões demográficas, tecnológicas, políticas, econômicas e culturais. São variáveis incontroláveis.
    Decidir sobre a matéria-prima de um fornecedor, sobre o atendimento aos clientes internos e externos, e avaliar a concorrência são exemplos do microambientes. O macroambiente é mais percebido pela sociedade, pois está relacionado às mudanças de ordem política, degradação do meio ambiente, obsolescência tecnológica e demais fatores que exigem adequações profundas na empresa.

    Quando uma empresa planeja exportar os seus produtos, há uma ampliação de ambos os ambientes no planejamento de produção, gestão e distribuição. A empresa tem a possibilidade de comprar insumos na China (microambiente) e ter dificuldades de comercializar o seu produto no Irã, devido a alguma restrição cultural (macroambiente).

    http://www.infoescola.com/administracao_/ambiente-de-marketing/