O ambiente de marketing é tudo que está ao redor das atividades de uma empresa. O ambiente é vulnerável a diversos acontecimentos e situações que colocam a empresa perante a um cenário de mudanças constantes.
O conflito com este ambiente de marketing dotado de mudanças, ameaças e oportunidades serve para a empresas observar o mercado de forma mais profunda, planejar estratégias e implementar ações que aumentem a vantagem competitiva de seus produtos.
As empresas devem ter atenção para perceber as novas tendências. O ambiente de marketing é dividido em dois tipos:
Microambiente – conjunto de fatores controláveis pela gerência da empresa, relativo aos fornecedores, colaboradores comerciais, clientes e concorrentes;
Macroambiente – constituído por um amplo conjunto de fatores composto pelas questões demográficas, tecnológicas, políticas, econômicas e culturais. São variáveis incontroláveis.
Decidir sobre a matéria-prima de um fornecedor, sobre o atendimento aos clientes internos e externos, e avaliar a concorrência são exemplos do microambientes. O macroambiente é mais percebido pela sociedade, pois está relacionado às mudanças de ordem política, degradação do meio ambiente, obsolescência tecnológica e demais fatores que exigem adequações profundas na empresa.
Quando uma empresa planeja exportar os seus produtos, há uma ampliação de ambos os ambientes no planejamento de produção, gestão e distribuição. A empresa tem a possibilidade de comprar insumos na China (microambiente) e ter dificuldades de comercializar o seu produto no Irã, devido a alguma restrição cultural (macroambiente).
http://www.infoescola.com/administracao_/ambiente-de-marketing/