(1,0) 1 - Em relação ao controle de constitucionalidade em face da Constituição Estadual, assinale a alternativa correta.
O erro da alternativa “A” está no final do seu enunciado. Vamos verificar isso olhando atentamente o artigo da CF que trata disso: Art. 125 § 2º - Cabe aos Estados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual, vedada a atribuição da legitimação para agir a um único órgão.
A alternativa “B” também esta errada. Como se sabe a decisão do T.J que acabe por declarar certa inconstitucionalidade de lei local em detrimento da Constituição Estadual, quando esteja reproduzindo a própria C.F é sim plenamente passível de recurso extraordinário.
Achamos nossa alternativa correta aqui na opção “C”, pois de acordo com o art 125 da C.F é vedada a atribuição de legitimação a apenas um órgão pela Constituição Estadual.
A alternativa “D” está incorreta, já que se pode efetuar o controle de constitucionalidade de modo concentrado, de norma constitucional estadual que trate de maneira idêntica norma da C.F.
Recuperar senha