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Veja os maiores erros na prova subjetiva da OAB

Veja os maiores erros na prova subjetiva da OAB

Veja alguns erros na 2ª fase da OAB que você não pode cometer!

 

Podemos dizer que existem alguns grandes erros na prova subjetiva da OAB. Não só os candidatos podem perder pontos como, especialmente, podem amargar uma reprovação.

Sabemos que o grau de complexidade dessa prova é bem grande, e por isso é necessário estudar bastante para obter êxito no exame e, principalmente, evitar erros na 2ª fase da OAB.

Os principais erros cometidos nas avaliações vão desde a preparação dos candidatos até os momentos finais da 2ª fase da OAB, e infelizmente esses equívocos se reproduzem em todas as edições da prova.

Dessa forma, muitos examinandos são reprovados por erros na 2ª fase da OAB que poderiam ser evitados.

Sendo assim, quando a atenção a determinados itens da prova está alta, a probabilidade de falhar nelas é muito baixa. Ou seja, os maiores erros na prova subjetiva da OAB são para os outros, não para vocês!

 

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Não risquem sua prova

No caso dessa prova, você irá receber dois cadernos: um, contendo o espaço onde vocês colocarão as respostas, e outro, o rascunho, que também terá as perguntas elaboradas pela FGV. Só risque o rascunho.

No caderno de prova só coloquem as respostas. Só as respostas! Pode parecer uma dica banal, más não caia nessa, não é!

Não deem motivos para serem reprovados por uma suposta identificação.

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Não escrevam as respostas fora do espaço

Outro erro bastante comum na 2ª fase da OAB é escrever fora dos limites da folha. Infelizmente, muitos candidatos acabam saindo fora do espaço destinado à redação, escrevendo além da linha demarcada na folha.

Este não é um erro que zera a prova, mas pode fazer com que você perca pontos. Então, fique atento e escreva dentro dos parâmetros impostos na prova.

Não fujam dos espaços destinados à resposta. Mantenham a redação dentro dos parâmetros impostos pela prova. Sempre!

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Não assinem as provas

Assinar a prova também é um dos principais erros na 2ª fase da OAB. Saiba que qualquer forma de identificação do participante é razão para zerar a prova, simplesmente.
Antes de tudo, LEIAM a folha de instruções da prova. Nela está contida tudo o que vocês precisam saber para fazer a petição de forma correta.
Lá estará as instruções explicando como deverá ser, como por exemplo:

3.5.7.1 O examinando deverá observar atentamente a ordem de transcrição das suas respostas quando da realização da prova prático profissional, devendo iniciá-la pela redação de sua peça profissional, seguida das respostas às quatro questões práticas, em sua ordem crescente. Aquele que não observar tal ordem de transcrição das respostas, assim como o número máximo de páginas destinadas à redação da peça profissional e das questões práticas, receberá nota 0 (zero), sendo vedado qualquer tipo de rasura e/ou adulteração na identificação das páginas, sob pena de eliminação sumária do examinando do exame.

3.5.8 Quando da realização das provas prático-profissionais, caso a peça profissional e/ou as respostas das questões práticas exijam assinatura, o examinando deverá utilizar apenas a palavra “ADVOGADO...”. Ao texto que contenha outra assinatura, será atribuída nota 0 (zero), por se tratar de identificação do examinando em local indevido.

3.5.9. Na elaboração dos textos da peça profissional e das respostas às questões discursivas, o examinando deverá incluir todos os dados que se façam necessários, sem, contudo, produzir qualquer identificação ou informações além daquelas fornecidas e permitidas nos enunciados contidos no caderno de prova. Assim, o examinando deverá escrever o nome do dado seguido de reticências ou de “XXX” (exemplo: “Município...”, “Data...”, “Advogado...”, “OAB...”, “MunicípioXXX”, “DataXXX”, “AdvogadoXXX”, “OABXXX” etc.). A omissão de dados que forem legalmente exigidos ou necessários para a correta solução do problema proposto acarretará em descontos na pontuação atribuída ao examinando nesta fase.

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O que devo fazer se eu errar a grafia?

Rasurar sua prova também é um erro muito comum, mas que pode atrapalhar ou até desclassificar um candidato.

É claro que, em algum momento todos estamos sujeitos a cometer um erro de grafia, mas isso não precisa, automaticamente, virar uma rasura na folha.

Portanto, ao cometer um erro, faça apenas um risco sobre a palavra errada e nada mais. Se você fizer algo a mais que isso, provavelmente terá problemas.

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Não inventem ou criem informações

Um dos piores erros da prova subjetiva da OAB está correlacionado com criar dados inexistentes. Tivemos uma mudança em um ponto importante do edital do XIX para o edital do XX Exame. Tal mudança continuou no edital do XXIII.

Até a prova retrasada, resultava em identificação do candidato. Era vedado marcar "XXX" para indicar dados abstratos na prova. Contudo, essa regra mudou!

Sendo agora o ponto correto:

3.5.9. Na elaboração dos textos da peça profissional e das respostas às questões discursivas, o examinando deverá incluir todos os dados que se façam necessários, sem, contudo, produzir qualquer identificação ou informações além daquelas fornecidas e permitidas nos enunciados contidos no caderno de prova. Assim, o examinando deverá escrever o nome do dado seguido de reticências ou de “XXX” (exemplo: “Município...”, “Data...”, “Advogado...”, “OAB...”, “MunicípioXXX”, “DataXXX”, “AdvogadoXXX”, “OABXXX” etc.). A omissão de dados que forem legalmente exigidos ou necessários para a correta solução do problema proposto acarretará em descontos na pontuação atribuída ao examinando nesta fase.

Caso seja necessário colocar informações que não estejam na prova, como uma suposta data ou local, apenas para cumprir requisitos formais da peça, o candidato ou coloca reticências ou o "XXX" para demonstrar que reconhece os requisitos daquele tópico de sua peça. E deve fazer isso em conformidade estrita com a regra do item 3.5.9.

Lembrando que, as reticências ou o "XXX" são para o preenchimento de detalhes, e não devem ser usados de forma irrestrita. No mais, não se pode inventar informações não contidas na peça, sob pena do candidato perder nota. A regra básica é: não inventem nada. Em localidades, datas ou dados pessoais, como identidade ou CPF (caso o problema não apresente esse tipo de informação), a regra, repito, são as reticências ou o "XXX". Colocar um número abstrato qualquer vai dar problema.

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FONTES: LINK EXTERNO