Processando...

USP abre 2.917 vagas para ingresso através da nota do ENEM para 2023

USP abre 2.917 vagas para ingresso através da nota do ENEM para 2023

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular Enem USP 2023!

O Enem USP é um novo sistema implantado neste ano que substitui o ingresso na USP via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que era utilizado anteriormente.

A ideia é que, com o novo sistema, os ingressantes pelo sistema Enem USP possam seguir o mesmo calendário de matrícula dos ingressantes que entrarem pelo concurso vestibular da Fuvest, o que não era possível no sistema anterior, via SiSU.

O novo processo seletivo, chamado Enem USP, vai receber inscrições até as 12 horas de 31 de janeiro, dia que também é o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 10,00.

A primeira chamada do processo seletivo será divulgada no dia 17 de fevereiro de 2023, com matrículas entre os dias 22 e 27 do mesmo mês. A segunda chamada será publicada no dia 1° de março, com matrículas nos dias 2 e 3 do mesmo mês.


 

VEJA TAMBÉM

 


 

Resultado

As listas de aprovados estarão disponíveis no site da Fuvest por meio de chamadas conforme o cronograma abaixo, até o preenchimento de todas as vagas. O candidato aprovado deverá estar atento às etapas de matrícula virtual e de confirmação para ter seu direto à vaga.

A Universidade de São Paulo (USP) vai exigir nota mínima de 700 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os cursos Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Administração, Odontologia, Química, Medicina Veterinária e Zootecnia.

A partir do ano de 2023, os candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest a partir das notas que obtiverem nas provas do Enem.

Confiram abaixo o edital e seus anexos:

     

↑ voltar ao índice

Enem USP

A Fuvest é a principal forma de entrada na USP. Há também a possibilidade de ingresso através do SiSU, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na USP, as vagas para os cursos de graduação são divididos em três categorias.

Ampla Concorrência (AC), para todos os candidatos sem exigência de pré-requisito, Escola Pública (EP), para aqueles que, independentemente da renda, cursaram todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras, e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

A autodeclaração de candidatos pretos e pardos será averiguada por uma Comissão de Heteroidentificação, por “critérios exclusivamente fenotípicos”.

 

↑ voltar ao índice

Vagas

Das 2.917 vagas oferecidas, 599 serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência, 1.233 para estudantes EP e 1.085 para estudantes PPI. Todos os inscritos concorrerão primeiramente às vagas oferecidas para Ampla Concorrência (AC). O candidato que também pretende concorrer às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas deve informar na inscrição conforme as modalidades a seguir:

  • Escola Pública (EP-L1) – candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
  • Escola Pública (EP-L3) – candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L2) – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L4) – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

O candidato deve informar a intenção de concorrer às vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas no momento da inscrição, depois não será mais possível.

 

↑ voltar ao índice

Inscreva-se no Enem USP 2023

A inscrição no Enem USP pode ser feita até o dia 11 de janeiro de 2023, aqui. Pode participar do processo seletivo quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir neste ano de 2022, além de pessoas que já possuem diploma de curso superior que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem).

Durante a inscrição é preciso informar a categoria a qual concorrerá às vagas. Ainda, há vagas reservadas a políticas afirmativas, além da ampla concorrência, destinadas a candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas e/ou que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. 

  

↑ voltar ao índice

Relacionados

Quando é a prova da USP 2023? 

A prova da 1ª fase está prevista para o dia 4 de dezembro de 2022, enquanto as provas da 2ª fase devem acontecer nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023. As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 11 e 14 de janeiro. A divulgação da primeira lista de convocados deverá ocorrer no dia 30 de janeiro.

Como funciona a prova da Fuvest 2023?

A primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões de múltipla escolha para cinco horas de prova. As questões são divididas entre as disciplinas básicas do ensino médio – português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês – e algumas interdisciplinares. 

A segunda fase é composta por dois dias de prova, com duração de 4 horas cada uma delas. O primeiro dia terá 10 questões de português – envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura – e uma redação; o segundo terá 12 questões de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.
Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma. Lembrando que todas as questões, nos dois dias, serão dissertativas.

Como se inscrever no Prouni 2023?

A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

 

 ↑ voltar ao índice

FONTES: GOV.BRProuniFuvestEnem USP, CNN Brasil, Jornal USP.