Processando...

Unicamp tem aumento de inscritos para Vestibular via Enem 2023

Unicamp tem aumento de inscritos para Vestibular via Enem 2023

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou aumento do número de inscritos no Vestibular Enem-Unicamp 2023.

 De acordo com os dados que foram divulgados pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), houve um aumento do número de candidatos inscritos para o processo seletivo Vestibular Enem-Unicamp 2023.

Para o ingresso neste ano, a Comvest registrou 17.112 inscritos nessa modalidade. No ano passado, a procura foi de 13.421 candidatos, o que representa um aumento de 27,5%.

De acordo com a Comissão, um dos fatores para o aumento na demanda foi a possibilidade de inscrição automática para a modalidade. Isso porque, ao se inscrever para o Vestibular tradicionar, estudantes de escola pública puderam optar pelo Enem-Unicamp.

Acredita-se que a justificativa para o aumento na demanda foi a possibilidade de inscrição automática para a modalidade. Ao se inscrevesse para o Vestibular tradicional, estudantes de escola pública puderam optar pelo Enem-Unicamp.

 

VEJA TAMBÉM

 


 

Concorrência Enem-Unicamp 2023

O Enem-Unicamp está com 639 vagas para ingresso no ano de 2023, de acordo com a seguinte distribuição:

    • 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública
    • 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

    A previsão é de que a lista de aprovados para matrícula seja divulgada no dia 06 de fevereiro.

    ↑ voltar ao índice

    Enem-Unicamp 2023

    O Vestibular 2023 via Enem da Unicamp oferece 639 vagas em diversos cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, por exemplo, são 22 oportunidades.

    Confira abaixo a distribuição das vagas:

    • 325 vagas - estudantes que estudaram integralmente o ensino médio em escolas públicas;
    • 314 vagas - estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

    Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda.

    Conforme a Unicamp, este vestibular via notas do Enem 2022 preencherá 20% das vagas destinadas a ingresso em 2023.

    ↑ voltar ao índice

    Edital Unicamp

    Para o Vestibular 2023 Unicamp tradicional, a primeira fase do Vestibular Unicamp 2023 será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022.

    O cartão, com os locais onde serão aplicadas as provas do Vestibular 2023 da Unicamp, já podem ser acessados.

    As provas foram marcadas para o  domingo, 6 de novembro, em várias cidades do estado de São Paulo e em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

    Os mais de 61 mil inscritos concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação.

    ↑ voltar ao índice

    Inscrições Unicamp

    As inscrições poderão ser feitas até o dia 8 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest. A taxa de inscrição, no valor de 192,00 reais, poderá ser paga até dia 9 de setembro.

    Os candidatos contemplados com a isenção da taxa deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto.

    A Comvest decidiu prorrogar o prazo final para que, com alguns dias a mais, os estudantes interessados possam aproveitar o feriado da próxima semana para realizar a inscrição.

    ↑ voltar ao índice

    Provas e Gabaritos

    Veja as provas e as respostas esperadas do Vestibular 2020

    Segunda fase

    Provas


    Primeira fase

    Provas Q e X
    Provas R e W
    Provas S e Z
    Provas T e Y


    ↑ voltar ao índice

     

    FONTES: COMVEST, UNICAMP, VUNESP