Processando...

Sejusp MG, FGV será banca da seleção para agente penitenciário.

Sejusp MG, FGV será banca da seleção para agente penitenciário.

Secretário Rogério Greco informa que FGV foi escolhida para organizar o processo seletivo para agentes penitenciários temporários.

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG), Rogério Greco, deu detalhes da nova seleção para agentes penitenciários temporários. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, ele informou que a Fundação Getulio Vargas (FGV) foi escolhida como a banca organizadora.

Greco também confirmou que a seleção terá provas objetivas e não será realizada somente por avaliação de títulos. Dessa forma, a FGV deverá viabilizar e aplicar os exames de múltipla escolha. As disciplinas e o conteúdo programático ainda não foram divulgados.

“A Fundação Getulio Vargas ganhou para fazer o PSS (processo seletivo simplificado) para os contratados (por tempo determinado). Hoje, o contratado ainda é uma necessidade, com a tendência de acabar em um espaço curto de tempo. Porque o certo e o ideal é termos só os efetivos”, disse.

O titular da Sejusp MG ainda explicou a diferença entre o policial penal efetivo e o agente penitenciário temporário: “Os contratados não serão policiais penais. Eles atuarão como auxiliares no sistema penal. O policial penal tem que ser aprovado no concurso, passar pelo curso de formação e ser efetivado”.

A oferta será de 3.506 vagas para agentes penitenciários temporários.

O prazo para publicação do edital não foi revelado. Os preparativos para seleção de agentes penitenciários temporários foram iniciados em fevereiro, quando a comissão organizadora foi formada.

Servidores foram designados para definir o plano de trabalho com cronograma e atribuições de cada setor. Além de definir as etapas e critérios para realização de cada uma delas; elaborar edital e outros documentos necessários para a instrução do processo seletivo.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública também realiza um concurso com 2.420 vagas efetivas para policial penal (antigo agente penitenciário), cujas provas objetivas foram realizadas em março.

Folha Dirigida entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Sejusp MG para obter maiores informações sobre o processo seletivo para temporários, como vagas e cronograma. O setor enviou o seguinte nota:

“O processo seletivo simplificado previsto, acompanhado pela comissão instituída na Resolução Sejusp MG Nº 73, de 15 de fevereiro de 2022, será destinado para a composição do quadro funcional da carreira de Agente de Segurança Penitenciário/Sejusp MG. As vagas serão destinadas para contratos, por tempo determinado; não para quadro efetivo. As etapas ainda serão elaboradas pela comissão instituída na resolução e serão divulgadas em edital próprio, junto ao número de vagas, no momento oportuno, em nossos canais oficiais”.

ÍNDICE

  • Concurso Sejusp MG: situação atual

  • Concurso Sejusp MG: cargos e vagas

  • Concurso Sejusp MG: Requisitos

  • Concurso Sejusp MG: Atribuições

  • Concurso Sejusp MG: etapas de provas

  • Concurso Sejusp MG: Panorama último Concurso Sejusp MG

  • Concurso Sejusp MG: Sobre Banca organizadora

  • Simulado para Concurso Sejusp MG

  • Questões para Concurso Sejusp MG

  • Outros Concursos Abertos


    Sejusp MG, FGV será banca da seleção para agente penitenciário. - Soldados


Concurso Sejusp MG: situação atual

23 de maio de 2022: banca definida e edital com 207 vagas

16 de fevereiro de 2022: Instituição de comissão de acompanhamento.

04 de janeiro de 2022: 1ª nomeação

25 de novembro de 2021: novo concurso autorizado

19 de outubro de 2021: Classificação preliminar

Confira AQUI a classificação

Confira AQUI a classificação PcD

26 de agosto de 2021: Resultado da prova objetiva

09 de julho de 2021: Retificação do edital


Concurso Sejusp MG: cargos e vagas

O Concurso Sejusp MG para o cargo de Agente Socioeducativo deverá ofertar 207 vagas.

O Regime Jurídico aplicado aos candidatos aprovados e nomeados será o estatutário, em conformidade com as normas estabelecidas na Lei Estadual nº 869/1952, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, bem como legislação federal e estadual pertinente.

Sejusp MG, FGV será banca da seleção para agente penitenciário. - Formação


Concurso Sejusp MG: Requisitos

O Concurso Sejusp MG tem alguns requisitos básicos para investidura. Confira:

Nível intermediário com formação em ensino médio ou em curso de educação profissional de ensino médio, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, na área de conhecimento específica.

Não ter sido demitido, a bem do serviço público, nos últimos 5 (cinco) anos, nos termos do Parágrafo Único do art. 259, da Lei Estadual n.º 869/1952;

Ter 18(dezoito) anos completos até a data de posse e demais itens indicados no edital.


Concurso Sejusp MG: Atribuições

O servidor irá Exercer atividades de natureza técnico-organizacional relativas ao aporte metodológico para a continuidade, desenvolvimento, execução, controle, fiscalização e implementação das ações governamentais, observando a caracterização, complexidade e responsabilidade exigidas para o desempenho da função.

Concurso Sejusp MG: atividades específicas

Planejar, articular e coordenar as atividades e oficinas artístico-culturais, esportivas, recreativas, de inclusão produtiva, pedagógicas, educacionais e de autocuidado nos centros socioeducativos, bem como planejar e organizar os eventos, sob a coordenação do pedagogo ou do terapeuta ocupacional;

Executar as atividades pedagógicas, artesanais, esportivas, oficinas, recreativas e artístico culturais, considerando a medida socioeducativa aplicada, visando à responsabilização do adolescente e seu desenvolvimento biopsicossocial sob a coordenação do pedagogo ou do terapeuta ocupacional;

Atuar conforme as diretrizes preconizadas na política estadual de atendimento socioeducativa, em consonância com a Lei Federal n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, e com a Lei Federal n.º 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase, e demais atos normativos atinentes à matéria.

Sejusp MG, FGV será banca da seleção para agente penitenciário. - Soldados


Concurso Sejusp MG: etapas de provas

O Concurso Sejusp MG foi composto de duas etapas, estruturadas da seguinte forma:

Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório;

Avaliação Psicológica de caráter eliminatório.

Prova objetiva

A aplicação da Prova Objetiva do Concurso Sejusp MG está prevista para o dia 15 de agosto de 2021 com a duração de 4 horas, sendo composta de 60(sessenta) questões distribuídas pelas disciplinas.

As provas serão realizadas simultaneamente nas cidades de: Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Será considerado aprovado na prova objetiva deste concurso público, os candidatos que alcançarem o mínimo 50% (cinquenta por cento) do total de pontos atribuídos nas Provas Objetivas de Múltipla Escolha, com equivalência de pontuação conforme previsto no edital e não zerar nenhum dos conteúdos da prova.

Avaliação psicológica

A segunda etapa do Concurso Sejusp MG, será composta de Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório. A Avaliação Psicológica será realizada por profissional habilitado e regularmente registrado no Conselho Regional de Psicologia – CRP e habilitados em aplicação e correção de Testes Psicológicos.

A Avaliação Psicológica consistirá na avaliação padronizada de características cognitivas e de personalidade dos candidatos, mediante o emprego de técnicas científicas. Para tanto poderão ser utilizados testes, questionários, inventários, anamneses, dinâmicas de grupo, testes situacionais, entrevistas e procedimentos complementares.

Os candidatos serão considerados contraindicados com base nas características constantes do quadro a seguir e/ou se invalidarem qualquer um dos instrumentos estabelecidos para a avaliação, utilizados no concurso público:

Alteração da energia vital;

Descontrole da agressividade;

Dificuldade de comunicação;

Dificuldade para estabelecer contato interpessoal;

dificuldade de adaptação a grupos sociais (equipes);

Dificuldade de organização e planejamento;

Dificuldade de relacionamento com autoridades e acatamento a normas sociais;

Instabilidade emocional; nível inferior de potencial intelectual.


Concurso Sejusp MG: Panorama último Concurso Sejusp MG

O último Concurso Sejusp MG foi realizado no ano de 2013, com a oferta de mais de 3 mil vagas para diversos cargos.

As oportunidades foram destinadas para candidatos de nível médio de formação. Os salários iniciais foram de R$ 2.655 para jornada de 40 horas semanais.

Vale lembrar que está em andamento o concurso Polícia Penal MG que já teve as provas objetivas e discursivas aplicadas no mês de março de 2022.

Ao todo, foram oferecidas 2.420 vagas para o cargo de policial penal. Foram registradas 210.136 inscrições candidaturas.


Concurso Sejusp MG: Sobre Banca organizadora

Além disso, é de suma importância que os interessados no processo seletivo saibam que um novo passo rumo a publicação do edital foi dado, visto que a banca organizadora do certame foi definida.

Nesse sentido, a escolhida para receber as inscrições dos candidatos e para viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção foi a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Dessa forma, o próximo passo é a contratação da empresa, para que o edital possa ser publicado em seguida.

“A Fundação Getulio Vargas ganhou para fazer o PSS (processo seletivo simplificado) para os contratados (por tempo determinado). Hoje, o contratado ainda é uma necessidade, com a tendência de acabar em um espaço curto de tempo. Porque o certo e o ideal é termos só os efetivos”, disse o secretário da Sejusp MG, Rogério Greco.

Ademais, ao anunciar a banca escolhida o secretário também informou as etapas avaliativas a serem enfrentadas pelos inscritos no processo seletivo. Dessa forma, eles passarão por provas objetivas, além da habitual avaliação de títulos.

Além disso, Greco ainda reforçou as diferenças entre a carreira de Policial Penal efetivo e Agente Penitenciário temporário, de maneira que “os contratados não serão policiais penais. Eles atuarão como auxiliares no sistema penal. O policial penal tem que ser aprovado no concurso, passar pelo curso de formação e ser efetivado”.


Simulado para Concurso Sejusp MG

Aqui você encontrará milhares de simulados para o Concurso Sejusp MG, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

Simulados de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Questões para Concurso Sejusp MG

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as questões do Concurso Sejusp MG, são questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para o Concurso Sejusp MG e tem interesse em outros Concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de Concursos abertos.

Concursos Abertos | Concursos AZ


Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.