Processando...

Questões objetivas

Questões objetivas

Você está se preparando para o vestibular e está estudando incansavelmente para o dia da prova. Durante a leitura do edital do processo seletivo, viu que a prova será formada por perguntas objetivas e discursivas. Então logo vem aquela dúvida: qual a diferença entre esses dois tipos de questões?

Para muitos estudantes não há dúvida alguma quanto à diferença, por conta de já treinarem na escola ou nos cursinhos preparatórios questões nesses dois formatos, por meio dos simulados. Entretanto, outros candidatos nunca fizeram prova não são tão familiarizados com essas questões e podem acabar se atrapalhando na hora de respondê-las. Mas fiquem tranquilos, o Super Vestibular explica a diferença entre elas.

É considerada como questão objetiva aquela que tem algumas alternativas de respostas. O estudante deve escolher uma das opções e marcar no gabarito a resposta que achar correta. As questões objetivas mais comuns são as de múltipla escolha, quando apenas uma resposta é certa, e de certo ou errado ou verdadeiro ou falso.

As questões objetivas de múltipla escolha são encontradas em quase todos os vestibulares e também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em alguns vestibulares, como o da Universidade de Brasília (UnB), uma questão objetiva respondida errada anula uma certa.


ÍNDICE

  • Dicas Questões objetivas
  • 5 técnicas de resolução de Questões que você precisa conhecer
  • Quais são os conteúdos das Questões que mais caem em concurso?
  • Simulado para Questões objetivas
  • Questões para Questões objetivas
  • Outros Concursos Abertos


Dicas Questões objetivas

Há apenas uma alternativa correta e outras três ou quatro que devem ser desconsideradas;

A quantidade de opções pode variar de uma instituição para outra; Leia o enunciado atentamente e, a partir daí, vá eliminando as alternativas que não sejam possíveis;

Cada opção de resposta deve ser analisada em relação ao texto (se for o caso) e ao enunciado.

Dessa forma, é possível chegar à opção correta. No caso de dúvida entre as alternativas, é sugerido que o candidato analise palavra por palavra.


5 técnicas de resolução de Questões que você precisa conhecer

1) Classificação conforme os seus conhecimentos

Entre as técnicas de resolução de Questões está a classificação por dificuldade ou entendimento, conforme os seus conhecimentos sobre cada assunto. Isso significa que, ao ler atentamente e compreender o que está sendo pedido, você vai priorizar em uma prova, simulado ou exercício aquelas que tem domínio.


2) Atente-se ao que não foi dito

Em geral, uma questão solicita em seu enunciado uma resposta para um problema objetivo. Além da resposta, há outras informações sobre o assunto que não ficam explícita, mas que quando você tem o mínimo de conhecimento, poderá supor estas lacunas e terá mais condições de resolver o problema. Então, ao ler a questão, com atenção ao enunciado, o que não está sendo dito nele que pode levar à resposta?


3) Técnica do chute lógico

Todos sabemos que não dá para deixar Questões em branco (a não ser naqueles tipos de provas em que até os erros podem ser pontuados negativamente). Mas em geral, a dica é responder todas as Questões. Uma vez resolvidas as que possui conhecimentos sobre o assunto, para aquelas que chutará, é preciso estar consciente. Você estudou o assunto e talvez não lembre da resposta, mas pode criar um método de validação e dedução, eliminando as opções menos prováveis.

Veja que não se trata de um chute qualquer, mas de um chute lógico. Elimine o que realmente não seja a resposta (que você saiba ou seja pouco provável). Com isso, talvez tenha eliminado 25% do erro. Depois, elimine o que por lógica não pode ser a resposta que tenha a ver com o enunciado, reduzindo assim para cerca de 50% de erro. Uma dica é sempre motivar o seu raciocínio lógico em exercícios e em todo o processo de preparação.


4) Destaque as palavras relevantes

Entre as técnicas de resolução de Questões mais interessantes está o destaque de palavras importantes, seja no enunciado ou nas opções. Primeiro, no enunciado, circule ou destaque palavras como não, correta, somente, em todos os casos. Estas geralmente são chaves do que será pedido.

Depois circule conceitos e palavras-chaves sobre o assunto, conectando em uma segunda leitura os conceitos do enunciado com os das opções. Cuidado com os termos generalizadores em Questões objetivas, que geralmente indicam incorreção. Preste a atenção ainda em afirmações que se repetem em enunciados e respostas, pois é muito comum estarem certas.


5) Técnicas de resolução de Questões – observe a alternativa mais completa ou a mais direta

As alternativas confusas, ilógicas, muito superficiais tendem a ser incorretas. Já as com textos mais completos, com termos próximos ou simulares aos dos enunciados e com maior clareza são os que têm mais probabilidade de serem corretos. Tente identificá-los nas suas leituras.

Quais são os conteúdos das Questões que mais caem em concurso?

Conhecimentos básicos

De modo geral, os concursos públicos tendem a cobrar uma mesma base de conhecimentos gerais, que engloba:
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico;
Informática;
Atualidades;
Noções de Matemática básica;
Noções de Direito Constitucional e Administrativo.

Dentre estes conhecimentos, a Língua Portuguesa costuma ter um grande destaque, recebendo até peso diferenciado e blocos exclusivos em alguns certames. É importante construir uma boa base destes conhecimentos para qualquer concurso público que você for prestar. Isso se aplica especialmente se você estiver prestando um concurso de nível fundamental e médio.

Cada vez mais, a Língua Inglesa (Espanhol ou Inglês) tem sido incluída na relação de conhecimentos gerais. Por isso, é importante se atentar aos editais mais recentes.


Conhecimentos específicos

Por outro lado, em concursos de nível superior, a cobrança maior costuma se concentrar nos conhecimentos específicos, que constroem o diferencial entre os candidatos. Como o próprio nome já sugere, são conhecimentos mais ligados ao cargo e geralmente englobam legislações específicas, conhecimentos técnicos essenciais e afins.

Se você estiver estudando para alguma carreira específica, alguns conhecimentos comuns sempre são cobrados, como é o caso da seguinte relação de assuntos para concursos bancários:


Conhecimentos bancários;
Atualidades do Mercado Financeiro;
Matemática Financeira;
Legislação específica;
Vendas e Negociação.

Simulado para Questões objetivas

Aqui você encontrará milhares de simulados para Questões objetivas, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

Simulados de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ



Questões para Questões objetivas

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as Questões objetivas, são Questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas Questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para Questões objetivas e tem interesse em outros Concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de Concursos abertos.

Concursos Abertos | Concursos AZ



Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.