Processando...

Questões da OAB

Questões da OAB

As questões da OAB é o melhor método para se preparar e conseguir sua aprovação. Praticar diariamente com as questões dos últimos exames se torna eficaz na sua rotina de estudos.


Você que acaba de se formar em Direito ou está em seu último ano da faculdade sabe o tanto que é difícil conseguir sua Carteira da OAB, mas sabe a importância de vencer esta etapa.


Diversas vezes foi mencionado por seus professores que o Exame da Ordem é uma fase muito difícil em toda a sua jornada, mas muito já disseram o quão eficaz é se preparar por questões da OAB.


Sendo assim, nós do ConcursosAZ preparamos um artigo para tirar algumas de suas dúvidas e posteriormente levar você à um “mundo” de questões da OAB, extraídas de exames e provas anteriores.


Clique aqui e veja todas as questões da OAB que disponibilizamos para você praticar e conseguir sua aprovação no Exame da Ordem.


Veja um pouco do que abordaremos:

  • Quantas questões de cada matéria na OAB?

  • Quais os assuntos são cobrados no Exame da Ordem?

  • Como passar na OAB livro?

  • Como interpretar as questões da OAB?

  • Como estudar de graça para OAB?

  • Questões da OAB adicionadas recentemente no ConcursosAZ

  • Conclusão

Quantas questões de cada matéria na OAB?

A Banca não costuma facilitar para os candidatos, pelo contrário, mas não nesse sentido. É tudo uma questão de transparência.
Separamos a quantidade de questões por matéria no Exame da OAB: Ética Profissional 8, Filosofia do Direito 2, Direito Constitucional 7, Direitos Humanos 2, Direito Internacional 2, Direito Tributário 5, Direito Administrativo 6, Direito Ambiental 2, Direito Civil 7, ECA 2, CDC 2, Direito Empresarial 5, Processo Civil 7, Direito Penal 6, Processo Penal 6, Direito do Trabalho 6, Processo do Trabalho 5, Totalizando 80 questões.

Quais os assuntos são cobrados no Exame da Ordem?

Com base num levantamento feito pela Rede LFG a partir dos últimos 12 exames aplicados pela FGV, listamos abaixo os temas mais cobrados das 5 principais disciplinas da prova:


1. Ética (são 10 questões): o conselho é debruçar-se, primeiro, sobre prerrogativas. O assunto, segundo a pesquisa da LFG, respondeu por 19% das questões de ética nos últimos 12 exames. Infrações e sanções disciplinares também merecem atenção porque apareceram em 12% das perguntas desta disciplina.


2. Direito civil (são 7 questões): os temas em destaque na revisão devem ser obrigações – assunto presente em 40% das questões de direito civil dos últimos exames de ordem – e direito de família, que apareceu em 13%.


3. Direito constitucional (são 7 questões): vale revisar controle de constitucionalidade, que apareceu em 16% das perguntas de direito constitucional das últimas 12 provas da OAB, e processo legislativo, presente em 14% das questões dessa disciplina, segundo a pesquisa da LFG.


4. Direito penal (são 6 questões): a dica é estudar crimes em espécie, tema que lidera nessa disciplina, cobrado em 27% das questões de penal dos últimos exames. Teoria da pena é um assunto que apareceu em 11% das perguntas de direito penal, segundo os cálculos da LFG.


5. Direito do trabalho (são 6 questões): é bom se dedicar à revisão sobre jornada e estabilidades. Os dois assuntos apareceram em 13% e 11% das questões de direito do trabalho nos últimos 12 exames de ordem, respectivamente.

Como passar na OAB livro?

Como passar na OAB é uma questão que tira o sono de muitos estudantes e recém-graduados em Direito.
Isso porque para exercer plenamente suas funções, o profissional precisa ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – um dos mais difíceis do país.

Também vale lembrar que algumas das carreiras públicas mais concorridas em todo o território nacional, como cargos em promotorias, defensorias e procuradorias, exigem a carteira da OAB com a inscrição em dia.

A primeira dica é saiba por que está fazendo OAB: O exame da OAB é um passo muito importante para a carreira, uma vez que abre ou fecha muitas portas.

Mas nem todo candidato tem a dimensão exata disso. Atualmente, OAB é fundamental para quem quer advogar.

Aposte em um curso preparatório: Mesmo que você seja recém-formado e esteja com as matérias ainda fresquinhas na cabeça, avalie inscrever-se em um curso preparatório. Seja on-line ou presencial. Isso porque no cursinho o ensino é direcionado, focado no resultado no exame da OAB.

Invista em bons livros: Se tem algo em que você não deve titubear em investir é em livros. Eles vão lhe ajudar nas provas e serão importantes também para o resto da sua carreira. Afinal, compilam de maneira muito didática tudo que é mais importante na área.
Indicamos três obras que consideramos importantes, de editoras e autores sérios e renomados no mercado. Confira:

OAB Esquematizado - Autor: Pedro Lenza
Como passar na OAB 1ª fase (5000 questões comentadas) - Autor: vários (com edição de Wander Garcia)
Doutrina – Volume único (todas as disciplinas) - Autor: vários

Como interpretar as questões da OAB?

Faça a leitura dos enunciados atentamente, por mais ansioso que você esteja, respire fundo e leia atentamente o enunciado da questão. A leitura atenta é o primeiro passo para compreender o que está sendo exigido. Ela evita que você caia nas pegadinhas.

Algumas questões serão curtas e objetivas. Outras serão mais complexas. Dê atenção a elas, porque tendem a ter enunciados longos. A capacidade de interpretar o que é pedido é meio caminho andado. Ela esclarece pontos importantes que te darão subsídios para resolver a questão. Portanto, fique atento!

Elimine alternativas absurdas, para mandar bem nas questões objetivas da OAB, você precisa trabalhar com alternativas plausíveis. Certamente, uma ou mais alternativas virão com um conteúdo absurdo. Elimine-as imediatamente. Quando você identifica as alternativas irreais, aumenta sua confiança e suas chances de encontrar a resposta correta.

Ainda que você não tenha domínio do conteúdo exigido na questão, não deixe de ler atentamente as alternativas para eliminar algumas.

Circule o que é pedido no enunciado, todo estudante já passou batido por uma palavra do enunciado que muda completamente a resposta. Um “exceto” no fim da frase ou um pedido para marcar a alternativa falsa são comuns nas provas. Por isso, se você quer mandar bem nas questões objetivas da OAB, circule o que o examinador pede como resposta.

Essa é a forma de você chamar sua própria atenção para o que deve ser marcado na questão. Isso também traz agilidade para o momento da revisão, quando você fará a transcrição para o gabarito.

Evite generalizações “Jamais”, “sempre”, “nunca”. As generalizações no Direito são muito perigosas e incomuns. Em geral, apontam para uma alternativa incorreta, exceto quando existe a pegadinha que acabamos de mencionar sobre passar batido pelo pedido exato.

Destaque as palavras mais importantes, mandar bem nas questões objetivas é também vencer o cansaço. Com tantas questões e horas de prova, é normal que sua atenção caia aos poucos. Para facilitar a interpretação das questões, destaque as palavras mais importantes, além do que é pedido pelo enunciado. O que resume o assunto principal? Apareceu o termo “correto”, “incorreto”, “exceto” ou “somente”? Destaque. Assim, você reduz suas chances de erro por equívoco na interpretação.


Esses macetes para mandar bem nas questões objetivas da OAB ajudam você a realizar uma boa prova, mas o auxílio de um curso específico certamente pode otimizar sua preparação.

Como estudar de graça para OAB?

O primeiro é ponto sentar, observar quais disciplinas são cobradas, quantas questões por disciplina.


Sabendo que são 80 questões. É bom saber a mesma ordem da prova isso pode ajudar, e muito, no estudo não só da primeira fase, como também da segunda etapa do processo. O estudo deve considerar as duas etapas. Tem que ter como base uma logística para saber quais matérias vai estudar e o que precisa para passar para a 2ª Fase.


A preparação para OAB, especificamente na prova prática, acontecem a partir da primeira fase do certame. Se por ventura a pessoa opte pelo Direito Civil, por exemplo, precisar estudar Civil, ECA, CDC, Constitucional e a parte de Ética, que é fundamental, pois são oito pontos na prova.


Para conseguir isso nós do Concursos AZ disponibilizamos diversas questões de provas anteriores e simulados para você testar seu conhecimento, e assim saber onde focar suas melhorias.

Questões da OAB adicionadas recentemente no ConcursosAZ

No maior portal de simulados do Brasil são incluídas diariamente dezenas, centenas e as vezes milhares de questões para OAB, sempre questões recentes e atuais.


Contudo, não podemos de adicionar questões mais antigas do Exame, pois como todos sabem, as bancas costumam “repetir” algumas questões, mudando apenas “a vírgula” de lugar.


Clique aqui e veja todas as questões da OAB que disponibilizamos para você praticar e conseguir sua aprovação no Exame da Ordem.


Algumas das questões que liberamos recentemente:

Conclusão

Para obter bons resultados na primeira e na segunda fase do exame da ordem, é preciso estar bem preparado. Os desafios podem ser superados se você adotar estratégias que ajudam a melhorar sua performance.

E não espere pela estratégia perfeita, porque cada indivíduo possui uma realidade diferente. Mesmo que você utilize dicas e roteiros de estudos por aí, não deixe de adaptá-los e reavaliá-los de acordo com seu desempenho. Quanto mais você conhecer a prova e a si mesmo, mais simples esse desafio se tornará.

Sabemos que a preparação para a prova do exame da Ordem é muitas vezes, exaustiva. Más o importante é você manter o foco no seu objetivo e levar muito a sério os estudos.


Lembre-se sempre, tudo depende dos seus esforços. Nenhuma leitura, curso ou exercício será efetivo sem a sua determinação.