Processando...

Prova da OAB: Quais as datas e inscrição de 2023?

Prova da OAB: Quais as datas e inscrição de 2023?

Saiba mais informações sobre as inscrições da OAB 2023!

 A Prova da OAB 2023 é uma das avaliações mais esperadas do ano, além de ser uma etapa importante para o estudantes de Direito. Para não perder os prazos e estar de acordo com os requisitos, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a Prova da OAB 2023.

Centenas de estudantes da área de Direito se preparam anualmente para o Exame da Ordem dos Advogados, um processo indispensável para aqueles que desejam seguir atuando na área.

Este é um exame complexo e que exige bastante dos candidatos, entretanto, antes mesmo de realizar a prova, existem algumas preocupações que o estudante precisa ter.

A primeira coisa que você deve saber é que a Prova OAB acontece, geralmente, no começo do ano, tendo seu edital e período de inscrição divulgados em dezembro do ano anterior.

 

VEJA TAMBÉM

 


 

Calendário OAB 2023

Calendário Oficial OAB 2023: 37º Exame de Ordem

Esse já está em curso e será o último antes da entrada de três novas disciplinas na prova.

Edital de Reaproveitamento (REPESCAGEM OAB): 30/01/23

Prova de 1ª Fase: 26/02/23

Prova de 2ª Fase: 30/04/23

Calendário Oficial OAB 2023: 38º Exame de Ordem

Esta prova será cercada de muita expectativa, com certeza. O 38º Exame será o primeiro com a inclusão das novas disciplinas: Direito Eleitoral, Direito Previdenciário e Direito Financeiro.

Edital de abertura: 17/04/23

Prova de 1ª Fase: 09/07/23

Prova de 2ª Fase: 10/09/23

Calendário OAB 2023: 39º Exame de Ordem

Este aqui também será emblemático, acredite. Pois teremos, neste período, uma noção mais real do impacto sofrido a partir das mudanças importas no Exame de Ordem. Vamos poder observar e comparar números com aprovação, acertos, erros.

Edital de abertura: 28/08/23

Prova de 1ª Fase: 19/11/23

Prova de 2ª Fase: 21/01/24

↑ voltar ao índice

Onde posso realizar a minha inscrição para o Exame de Ordem?

Todo o processo de inscrição no Exame de Ordem da OAB é feito no site oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), principal responsável por este exame. De acordo com o site Folha Dirigida, o valor da taxa de inscrição do último edital lançado foi de R$ 260,00.

Na página de acompanhamento do Exame (FGV/OAB), de acordo com o prazo e forma estipulados no item 2 do edital de abertura do Exame de Ordem Unificado (EOU).

↑ voltar ao índice

Onde posso consultar o local em que farei a prova?

Se você quer saber onde será o seu local de prova, basta acessar o site oficial da OAB. Na página, você pode selecionar a opção “XXXVI Exame” e indicar a sua seccional. Ou seja, em qual Estado você vai prestar a prova.

Um link para consultar o local de prova OAB será disponibilizado. E, então, é só digitar o seu CPF para descobrir onde você fará o exame.

↑ voltar ao índice

Posso realizar a 1ª fase do Exame de Ordem no Estado A e a 2ª fase no estado B?

Não. É obrigatória a realização da e da fases na mesma cidade de prova, conforme disposto no edital de abertura do Exame de Ordem.

É preciso lembrar que o local de realização das duas fases do Exame de Ordem são escolhidos pelo próprio candidato, no ato da inscrição. Mas as opções são limitadas:

  • ao estado onde possua seu domicílio eleitoral
  • ou onde tenha concluído o curso de graduação em Direito

Há casos em que é até possível tentar outra escolha, como será abordado a seguir. Mas é obrigatória a realização da e da fases na mesma cidade, conforme previsto no edital de abertura do Exame OAB .

↑ voltar ao índice

Solicitei a isenção de taxa, no entanto ao finalizar a minha inscrição apareceu a opção de imprimir o boleto. Meu pedido de isenção não foi processado?

Não obstante o boleto ser gerado automaticamente, os examinandos que solicitarem a isenção de taxa deverão aguardar o resultado da análise do seu pedido, que será divulgado no prazo e forma estipulados no item 2.6 edital de abertura do Exame.

A isenção dessa taxa é destinada aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda.

Ou seja, a isenção do pagamento da OAB é para os concorrentes que comprovarem baixa renda. Neste caso, são avaliados os seguintes critérios:

  • Pessoas com renda familiar per capita mensal (por pessoa) de até meio salário mínimo; ou;
  • Pessoas que tenham renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.

↑ voltar ao índice