Policia Legislativa
Policia Legislativa
O que faz um Policial Legislativo do Senado?
A Polícia Legislativa (DEPOL) é o órgão da Câmara dos Deputados responsável pela preservação da ordem e do patrimônio, bem como pela prevenção e apuração de infrações penais, nos seus edifícios e dependências externas. Para tanto mantém vigilância permanente por meio de policiamento ostensivo e sistemas eletrônicos.
A lotação do Policial Legislativo do Senado será, exclusivamente, em Brasília e dentro da Casa. Contudo, poderá acontecer em uma das 10 áreas que compõem a estrutura da Secretaria de Polícia. São elas:
-Coordenação de Polícia de Investigação,
-Coordenação de Proteção a Autoridades,
-Coordenação de Suporte às Atividades Policiais,
-Escritório Setorial de Gestão da SPOl,
-Gabinete Administrativo da SPOl,
-Serviço Central de Apoio Administrativo,
-Serviço de Controle Operacional,
-Serviço de Inteligência Policial,
-Serviço de Policiamento,
-Serviço de Prevenção de Acidentes e Segurança do Trabalho.
A escolha da lotação inicial será realizada pela própria Secretaria, através de análise de currículo e do perfil do servidor recém empossado. O policial que não gostar ou não se adaptar ao trabalho naquela área, poderá realizar permutas.
Veja um pouco mais sobre Policia Legislativa:
- Qual o salário de um policial legislativo?
- O que estudar para concurso de policial legislativo?
- O que faz a Polícia do Senado?
- O que faz um supervisor legislativo?
- Qual o salário de um policial legislativo?
A carreira de Policial Legislativo Federal desperta muita curiosidade, principalmente pela excelente remuneração (inicial de R$ 19.427,79 no Senado Federal e de R$ 15.754,04 na Câmara dos Deputados), além de muitas outras vantagens/benefícios e também pelo fato de ser um cargo com a exigência de nível médio para ingresso.
O que estudar para concurso de policial legislativo?
1ª etapa: Provas Escritas Objetivas de múltipla escolha e Provas Escritas Discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
2ª etapa: Prova de Aptidão Física, de caráter apenas eliminatório
3ª etapa: Avaliação Psicológica, de caráter apenas eliminatório,
4ª etapa: Investigação Social Documental, de caráter apenas eliminatório
5ª etapa: Curso de Formação, de caráter apenas eliminatório
Disciplinas cobradas:
Língua Portuguesa – 20 questões, peso 2
Conhecimentos Gerais – 10 questões, peso 1
Noções de Informática – 10 questões, peso 1
Conhecimentos Específicos – 30 questões, peso 2
O que faz a Polícia do Senado?
Apesar da carreira única, um Policial Legislativo do Senado pode exercer diferentes funções, de acordo com sua lotação interna. O trabalho pode ser mais operacional, mais administrativo ou mais relacionado a parte de inteligência. Porém uma coisa não exclui a outra e, em caso de operações, pelo baixo efetivo, TODOS os policiais podem ser convocados.
Um trabalho de suma importância de responsabilidade do Policial Legislativo, é a segurança do presidente da Casa. Cabe ressaltar que os demais parlamentares apenas contarão com a segurança desse servidor em situações pontuais.
Além disso, cabe ao Policial Legislativo:
Garantir a segurança e integridade física de pessoas e do patrimônio no Senado Federal;
assessorar a administração da Casa no exercício do seu poder de polícia;
dar apoio às Comissões Parlamentares de Inquérito, sempre que solicitado;
participar da elaboração, execução e gestão compartilhada da Política de Segurança Corporativa do Senado Federal aprovada pelo Comitê de Governança Corporativa e Gestão Estratégica e instituída pela Comissão Diretora;
apurar infrações penais em detrimento de bens, serviços e interesses do Senado Federal ou praticados nas suas dependências;
cumprir, em caráter privativo, os mandados de prisão, de busca e apreensão, as conduções coercitivas, a escolta de presos e de depoentes das comissões, quando estas diligências forem executadas nas dependências sob responsabilidade do Senado Federal;
e executar outras atividades correlatas.
Trabalhos como averiguação de objetos (raio x) na entrada do Senado e segurança para preservação do patrimônio são realizados por empresa terceirizada.
O que faz um supervisor legislativo?
Como o próprio nome indica, o Supervisor é o profissional que faz a supervisão das atividades e operações, de modo a garantir que todos os procedimentos e normas sejam cumpridos.
O supervisor é aquele que faz inspeção de um trabalho ou de uma tarefa realizada por outras pessoas, pois tem uma visão mais ampla das coisas que estão sendo realizadas, o que o capacita orientar seus liderados.
O concurso não reserva vagas para mulheres. Todos os candidatos concorrem, entre si, a todas as vagas oferecidas, independente do gênero.
Entretanto, de acordo com o último edital, o Teste de Aptidão Física (TAF) exigiu desempenhos diferentes, em cada teste físico, para homens e mulheres. É a única fase do concurso em que há um tratamento diferenciado levando em consideração o gênero.
Bons Estudos,
ConcursosAZ | Aprovando de A a Z