Novo Concurso Sesacre é anunciado e tem organizadora definida.
Novo
Concurso Sesacre é anunciado e tem organizadora definida.
Secretaria
de Estado de Saúde do Acre confirma o IBFC como banca organizadora
do próximo Concurso Sesacre 2022.
Um
novo Concurso Sesacre está confirmado e já tem banca
organizadora definida. A Secretaria de Estado de Saúde do Acre
confirmou o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação)
como responsável pela próxima seleção.
A
dispensa que confirma o IBFC como banca foi publicada no Diário
Oficial da última terça, 14.
Agora,
o próximo passo é assinar o contrato com a instituição para
oficializar. A Sesacre já tem aval da PGE. Feita a
contratação e homologado o processo, o edital deve sair em seguida.
Antes
disso, a banca e a comissão da Sesacre devem definir os
últimos ajustes, bem como a elaboração do cronograma oficial da
seleção.
ÍNDICE
- Concurso Sesacre: situação atual
- Concurso Sesacre: cargos e vagas
- Concurso Sesacre: Requisitos e Atribuições
- Concurso Sesacre: Etapas
- Concurso Sesacre: Sobre a Sesacre
- Concurso Sesacre: Último Concurso Sesacre
- Simulado para Concurso Sesacre
- Questões para Concurso Sesacre
- Outros
Concursos Abertos
Concurso Sesacre: situação atual
14/06/2022:
banca definida
Sendo
assim, é imprescindível que os concurseiros saibam que poderá ser
publicado a qualquer momento o edital do novo Concurso Sesacre.
Ademais, um novo passo rumo esse acontecimento foi dado na última
terça-feira, 14 de junho.
Isso
porque foi publicado por meio do Diário Oficial do estado a dispensa
de licitação que informa que a banca organizadora do certame foi
contratada, de maneira que o edital é iminente, ou seja, pode ser
publicado a qualquer momento.
Nesse
sentido, o escolhido e contratado para receber as inscrições dos
candidatos e viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção,
como as provas objetivas, foi o IBFC (Instituto Brasileiro de
Formação e Capacitação).
Dessa forma, o que se espera agora é que o edital seja publicado muito em breve contendo todos os detalhes acerca da seleção, visto que ainda não foram reveladas informações sobre o concurso, como as vagas e cargos a serem ofertados.
Concurso Sesacre: cargos e vagas
Veja
abaixo a relação de vagas por ocupação no último concurso:
Nível médio/técnico
Agente Administrativo – 9 vagas
Auxiliar em Saúde Bucal – 1 vaga
Técnico de Laboratório em Análises Clínicas – 1 vaga
Técnico de Radiologia – 3 vagas
Técnico
em Enfermagem – 37 vagas
Nível superior
Biólogo – 2 vagas
Biomédico – 7 vagas
Contador – 1 vaga
Enfermeiro – 57 vagas
Farmacêutico – 4 vagas
Fisioterapeuta – 4 vagas
Nutricionista – 1 vaga
Psicólogo – 1 vaga
Médico – 212 vagas
Concurso Sesacre: Requisitos e Atribuições
Agente Administrativo
REQUISITOS BÁSICOS: Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio (antigo segundo grau) ou equivalente, fornecido por instituição reconhecida pelos órgãos normativos.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: receber, classificar, conferir, protocolar, localizar, expedir e/ou arquivar expedientes e outros documentos; redigir correspondências simples e executar serviços gerais e de datilografia; controlar o material de consumo e/ou permanente existente no setor, realizar operação básica de microcomputador e periféricos e executar atividades correlatas.
Auxiliar em Saúde Bucal
REQUISITOS BÁSICOS: Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio (antigo segundo grau) e de curso de auxiliar em odontologia ou equivalente, fornecido por instituição reconhecida pelos órgãos normativos e registro no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento; auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; manipular materiais de uso odontológico; selecionar moldeiras; preparar modelos em gesso; registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal; executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos; desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários; realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal; e adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.
Técnico de Laboratório em Análises Clínicas
REQUISITOS BÁSICOS: diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição reconhecida pelos órgãos normativos e de Curso de Formação Específica (Habilitação Plena) e registro profissional no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados a dosagens e análises bacteriológicas, bacterioscópicas e químicas, realizando ou orientando exames, testes de cultura de microorganismos, por meio de manipulação de aparelho de laboratório e por outros meios para possibilitar diagnósticos, tratamento ou prevenção de doenças e executar outras atividades correlatas.
Técnico de Radiologia
REQUISITOS BÁSICOS: diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição reconhecida pelos órgãos normativos e de Curso de Formação Específica (Habilitação Plena) e registro no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: operar, verificar e aferir, sob supervisão, de equipamentos de radiodiagnóstico e radioterapia, operar aparelhos de radiologia convencional; realizar exames de RX convencional em pacientes ambulatoriais, internados, de leito, CTI e centro cirúrgico; operar equipamentos de radiologia digital, operar equipamentos de informática aplicados à radiologia, revelar filmes, e zelar pela conservação dos equipamentos radiográficos; e executar outras atividades correlatas.
Técnico em Enfermagem
REQUISITOS BÁSICOS: diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição reconhecida pelos órgãos normativos e de Curso de Formação Específica (Habilitação Plena) e registro no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: exercer as atividades de nível médio atribuídas à equipe de enfermagem; assistir o enfermeiro no planejamento, na programação, na orientação e na supervisão das atividades auxiliares de enfermagem, na prestação de cuidados a pacientes em estado graves, na prevenção e no controle de infecção hospitalar; executar atividades de assistência de enfermagem, para possibilitar a proteção e recuperação da saúde do paciente, em hospitais, ambulatórios e serviços similares; participar de programas de educação em saúde e de ações em saúde coletiva; e executar outras atividades correlatas.
Biólogo
REQUISITOS BÁSICOS: Licenciado ou bacharel em Ciências Biológicas, em todas as suas especialidades ou licenciado em Ciências, com habilitação em Biologia fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, acrescido de registro no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: executar atividades técnicas científicas de grau superior de grande complexidade, que envolvem ensino, planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, projetos, consultoria, emissão de laudos e pareceres técnicos e assessoramento técnico-científico nas áreas das Ciências Biológicas.
Biomédico
REQUISITOS BÁSICOS: Diploma ou certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biomedicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC, acrescido de registro no conselho de classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Coletar amostras biológicas para realização de exames; Supervisionar os setores de coleta de materiais biológicos de estabelecimento a que isso se destine; Executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré transfusionais; realizar análises físico-químicas, microbiológicas, citologia oncótica, bromatológicas e clínicas e Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos técnicos; atuar na área de raio X, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética, medicina nuclear e executar outras atividades correlatas.
Contador
REQUISITOS BÁSICOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso reconhecido de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior
credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: planejar, supervisionar, orientar e executar os trabalhos inerentes à contabilidade, de acordo com as exigências legais e administrativas, para apurar os elementos necessários à elaboração orçamentária e ao controle da situação patrimonial e financeira da Instituição; desenvolver atividades de ensino; e exercer outras atividades correlatas.
Enfermeiro
REQUISITOS BÁSICOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: administrar, planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar atividades e ações de enfermagem no âmbito da assistência, pesquisa e docência, nos diferentes níveis de complexidade das ações de saúde; participar de processos educativos, de formação e de ações coletivas e de vigilância em saúde; e exercer outras atividades correlatas.
Farmacêutico
REQUISITOS BÁSICOS: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, acrescido de registro no Conselho Regional de Farmácia – CRF.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Desenvolver atividades na área dos medicamentos e correlatos (desde a pesquisa, passando pelo processo de aquisição, manipulação, armazenagem, controle de qualidade e distribuição); atuar na área de análise clínica, análise toxicológica, dos domissaneantes (produção, controle de qualidade e distribuição) e na saúde pública; supervisionar as atividades desenvolvidas nas áreas de atuação, inclusive o pessoal auxiliar e técnico; e participar de atividade de ensino, pesquisa e fabricação de produtos químicos e farmacêuticos e de atividades de vigilância em saúde.
Fisioterapeuta
REQUISITOS BÁSICOS: diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Fisioterapia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: colher, observar e interpretar dados para a construção de um diagnóstico dos distúrbios da cinesia funcional; identificar os distúrbios cinético-funcionais prevalentes; solicitar, executar, analisar e interpretar exames complementares no diagnóstico e controle evolutivo clínico da demanda cinética – funcional; estabelecer níveis de disfunções e prognósticos fisioterapêuticos; elaborar a programação progressiva dos objetivos IV fisioterapêuticos; eleger e aplicar os recursos e técnicas, com base no conhecimento das reações colaterais adversas previsíveis, inerentes à plena intervenção fisioterapêutica; decidir pela alta fisioterapêutica provisória ou definitiva; planejar, supervisionar e orientar intervenções fisioterapêuticas preventivas, mantenedoras e de reabilitação, ou de atenção primeira, segunda e terceira de saúde; encaminhar com bases clínicas científicas, os pacientes para intervenções profissionais de competência especifica; prestar consultorias; emitir laudos pareceres e atestados; participar de projetos e programas oficiais de saúde voltados à educação e à prevenção de
demandas de saúde funcional na comunidade; ministrar aulas, conferências e palestras no campo da Fisioterapia e da saúde em geral; desenvolver e executar projetos de pesquisas científicas em saúde; identificar, quantificar e qualificar as intercorrências decorrentes de princípios químicos, físicos e mecânicos que possam interferir positiva ou negativamente na saúde; identificar e sanear intercorrências na qualidade e segurança da saúde; atuar multiprofissionalmente ou interprofissionalmente, com extrema produtividade na promoção de saúde baseado na convicção científica de cidadania e ética; acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, biotecnologia e novas metodologias) no exercício da profissão e exercer outras atividades correlatas.
Nutricionista
REQUISITOS BÁSICOS: diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Nutrição, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: planejar, organizar, controlar, supervisionar, executar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição; elaborar e/ou participar de estudos dietéticos; planejar, executar e avaliar políticas, programas e cursos relacionados com alimentação e nutrição; prestar assistência dietoterápica hospitalar e ambulatorial; desenvolver de atividades de ensino e pesquisa; supervisionar a equipe de trabalho e participar de programas de educação em saúde e de vigilância em saúde; e exercer outras atividades correlatas.
Psicólogo
REQUISITOS BÁSICOS: diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho de Classe.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: atuar no âmbito da saúde em nível primário, secundário e terciário procedendo ao estudo e à análise dos processos intra e interpessoais e nos mecanismos do comportamento humano, elaborando e ampliando técnicas psicológicas e psicoterápicas e outros métodos de verificação para possibilitar a orientação, seleção e treinamento no campo profissional, no diagnóstico e na identificação e interferência nos fatores determinantes na ação do indivíduo em sua história pessoal, familiar, educacional e social; desenvolver atividades de pesquisa, ensino e aprendizagem; participar de equipes multiprofissionais visando a interação comunidade-instituição, assim como na perspectiva da interdisciplinaridade onde se deem as relações de trabalho na Instituição; e exercer outras atividades correlatas.
Médico
REQUISITOS BÁSICOS: Diploma ou Certificado de Médico, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Medicina da jurisdição do Estado do Acre.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Realizar exames médicos, emitir diagnósticos, acompanhar pacientes internados, prescrever e ministrar tratamento para as diversas doenças, perturbações e lesões do organismo humano, aplicar os métodos da medicina preventiva; definir instruções; praticar atos cirúrgicos e correlatos; emitir laudos, pareceres e guias de internação hospitalar/ambulatoriais; aplicar as leis e regulamentos da saúde pública; desenvolver ações de saúde coletiva; participar de processos educativos, de ensino, pesquisa e de vigilância em saúde.
Concurso Sesacre: Etapas
As
Provas Objetivas, etapa única do certame, tiveram caráter
eliminatório e classificatório. A etapa foi composta por questões
de Múltipla Escolha, sendo que cada questão conterá 4 (quatro)
alternativas e uma única resposta correta.
A prova objetiva foi realizada nas cidades de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá do Estado
Do Acre.
Concurso Sesacre: Sobre a Sesacre
A
Secretaria de Estado de Saúde do Acre é uma instituição pública,
criada pela primeira Constituição do Estado e promulgada pela
Assembléia Legislativa em 1º de março de 1963. Sua sede atualmente
está situada à rua Benjamin Constant, n° 830, centro – cep:
69.908-520.
Na
organização do governo proposta pela constituição, ficou
estabelecida a criação da Secretaria de Saúde e Assistência
Social do Estado do Acre. O artigo tratava da saúde estabelecendo
que: “Ao Estado cabe zelar pela saúde e bem-estar da população,
prestando assistência à maternidade, à infância e para os que não
dispuserem de recursos à assistência médico-hospitalar gratuita”.
Em
13 de janeiro de 1999, por meio da Lei Complementar n°63 determina
no seu art.5, alínea b, que a Secretaria de Saúde e Assistência
Social do Estado do Acre seja nomeada Secretaria de Estado de Saúde
e Saneamento. Já em 2002, em 31 de dezembro, por meio de uma nova
Lei Complementar n°115, art.76, transforma a Secretaria de Estado de
Saúde e Saneamento na atual Secretaria de Estado de Saúde.
Hoje,
conta com um grande número de profissionais especializados na área
de Saúde. De acordo com o Sistema de Informação Ambulatorial do
Sistema Único de Saúde – SIA/SUS, competência junho de 2009, são
74 unidades, entre centros, postos e hospitais, distribuídos nos 22
municípios do Estado, que prestam assistência aos cidadãos
garantindo o direito à Saúde conforme está estabelecido no artigo
196 da Constituição de 1988.
A Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação (BRASIL, 1998).
Concurso Sesacre: Último Concurso Sesacre
Portanto,
enquanto maiores detalhes acerca da nova seleção não são
divulgados, é essencial que os concurseiros iniciem sua preparação
por meio da análise de antigos editais publicados pela Secretaria.
Nesse
sentido, o último Concurso Sesacre aconteceu em 2019, quando
foram ofertadas 340 oportunidades temporárias entre diversos cargos
de níveis médio e superior, sendo eles:
Nível Médio
Agente Administrativo – 9 vagas
Técnico de Laboratório em Análises Clínicas – 1 vaga
Técnico de Radiologia – 3 vagas
Auxiliar em Saúde Bucal – 1 vaga
Técnico em Enfermagem – 35 vagas ampla e 2 vagas PCDs
Nível Superior
Biólogo – 2 vagas
Biomédico – 7 vagas
Contador – 1 vaga
Enfermeiro – 54 vagas ampla e 3 vagas PCDs
Farmacêutico – 4 vagas
Fisioterapeuta – 4 vagas
Nutricionista -1 vaga
Psicólogo – 1 vaga
Médico
– 198 vagas ampla e 14 vagas PCDs
Além disso, os aprovados no processo seletivo simplificado contaram com remunerações que variavam entre R$ 1.321,20 e R$ 9.384,00.
Simulado para Concurso Sesacre
Aqui
você encontrará milhares de simulados para o Concurso
Sesacre, são simulados de diversas matérias e níveis de
dificuldades.
Para
realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei
já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as
principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.
Simulados
de Concursos
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Questões para Concurso Sesacre
Se
você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com
as questões do Concurso
Sesacre, são questões extraídas de provas anteriores,
assim você estará se preparando com provas reais.
Comece
seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está
disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.
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Outros Concursos Abertos
Para
você que está se preparando para o Concurso Sesacre e tem
interesse em outros Concursos abertos pelo Brasil, poderá
acessar nossa lista completa de Concursos abertos.
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