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Norma regulamentadora 01

Norma regulamentadora 01

A Norma Regulamentadora nº 1 — ou simplesmente NR 1 — trata das disposições gerais e do gerenciamento dos riscos ocupacionais, ou seja, aqueles que podem ser causados ​​no trabalho. Tem por objetivo estabelecer locais de trabalho, questões e atividades comuns às normas regulamentadoras - NR - relacionadas à segurança e saúde no trabalho, bem como instruções e requisitos para gerenciamento de riscos ocupacionais e medidas preventivas na área de segurança e saúde. Trabalho - SST.

A NR 1 determina que todas as normas regulamentadoras (NRs) relativas à segurança e medicina do trabalho passem a ser obrigatórias a todas as empresas, públicas e privadas, bem como aos órgãos públicos da administração direta e indireta — desde que mantenham funcionários contratados pela CLT.

Portanto, incluiu-se a necessidade de gerenciar os riscos físicos, químicos e biológicos. Além de alertar sobre ocorrências perigosas, perigo ou fator de risco, risco ocupacional, organização e ordem de serviço. 

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O que é a NR 01?

A NR 1 é uma norma regulamentadoras (NRs) relativas à segurança e medicina do trabalho passem a ser obrigatórias a todas as empresas, públicas e privadas, bem como aos órgãos públicos da administração direta e indireta — desde que mantenham funcionários contratados pela CLT.

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Qual é o objetivo da NR 01?

Esta norma regulamentadora tem por objetivo estabelecer as disposições gerais, âmbito de aplicação, termos e definições comuns às Normas Regulamentadoras - NR relativas à segurança e saúde do trabalho e diretrizes e requisitos para gestão de riscos ocupacionais e medidas preventivas em Segurança e Saúde do Trabalho - SS.

Onde se aplica a NR 1?

Se aplica nas empresas privadas e públicas, além dos órgãos públicos da administração direta e indireta, desde que possuam empregados regidos de acordo com a CLT.

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NR 06

A Norma Regulamentadora NR 06 (Equipamento de Proteção Individual) estabelece várias obrigações — tanto para o empregador quanto para o empregado — todas com a finalidade de preservar a segurança e o conforto em todos os postos de trabalho.

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NR 5

Esta norma regulamentadora - NR 5 estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

A NR 5 é importante para as empresas assegurar a segurança dos trabalhadores, além de ser uma forma de engajá-los a cumprir as normas de segurança. A NR 5 tem a função de:

  • Ajudar a investigar acidentes tanto na empresa como no trajeto.
  • Discutir sobre a implantação de novas medidas que possam prevenir ou neutralizar os riscos dentro daquele ambiente de trabalho.
  • Observar se as normas de segurança do Ministério do Trabalho e da empresa estão sendo respeitadas e zelar pelo cumprimento das mesmas.
  • Garantir que todos os funcionários entendam sobre a importância das normas de segurança e de higiene do trabalho para a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.
  • Realizar anualmente em parceria com o SESMT, caso a empresa possua um, a chamada Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), com o objetivo de alertar a todos os funcionários sobre o tema. 
  • Levar à direção todas as questões que envolvam o tema para que melhorias sejam feitas em prol da saúde e integridade física dos funcionários.

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FONTES: WIKIPÉDIA/ GOV.BR/DELTAPLUS