Processando...

Marinha Concurso

Marinha Concurso

Quando abre as inscrições para marinha 2020?

Após a aprovação nas Provas Objetivas, Redação e considerado apto na Inspeção de Saúde e no Teste de Aptidão Física, os aprovados dentro do número de vagas são chamados para apresentação na Escola Naval para o início do Período de Adaptação, que tem caráter eliminatório e duração de cerca de três semanas. O objetivo dessa etapa é adaptar e preparar os futuros alunos para as atividades acadêmicas e administrativas a serem desenvolvidas durante o Ciclo Escolar.

A Escola Naval tem um Ciclo Escolar de quatro anos e um Ciclo Pós-Escolar de um ano, totalizando então cinco anos de formação.

Veja um pouco mais sobre Marinha Concurso :

  • Como entrar na Marinha 2021?
  • Quais os concursos da Marinha?
  • Quando abre as inscrições para marinha 2020?
  • O que é preciso para entrar na Marinha?

    Marinha Concurso

Como entrar na Marinha 2021?

O alistamento na Marinha pode proporcionar ao jovem uma identificação com sua vocação ou mesmo fazer com que ele adquira novas experiências.

Existem dois caminhos básicos para entrar na Marinha: o tradicional e conhecido alistamento militar e a opção de militar de carreira.

O alistamento militar, como você já deve saber, é indicado apenas para jovens que completaram 18 anos, sendo os mesmos obrigados a se inscrever no serviço militar conforme as leis do Brasil.

O processo seletivo do alistamento militar segue normas do Ministério da Defesa, por isso os jovens são designados para servir uma das Forças Armadas.

Para quem tem interesse direto em compor o efetivo da Marinha do Brasil, a ideia é prestar concurso público, obter aprovação e seguir para um curso de formação.

Por sorte, existem outras oportunidades para quem possui nível fundamental e também para concluintes do ensino médio e superior. Um exemplo é a Escola de Aprendiz de Marinheiro.

Quais os concursos da Marinha?

Os concursos executados pela DensM são os seguintes: Colégio Naval, Escola de Aprendizes-Marinheiros, Escola Naval, Corpo Auxiliar de Praças, Quadro Técnico de Praças da Armada, Corpo de Engenheiros da Marinha, Corpo de Saúde da Marinha, Quadro Técnico, Quadro Complementar (Corpo da Armada, Corpo de Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha) e Quadro de Capelães Navais.

Para informações detalhadas sobre as formas de ingresso, inscrições, períodos e requisitos de cada Concurso Público acesse - www.marinha.mil.br/ensino/?q=c... 

Outros Concursos Públicos da Marinha:

- Soldado Fuzileiro Naval e Sargento Músico Fuzileiro Naval - www.marinha.mil.br/cgcfn 

- Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm) - www.ciaga.mar.mil.br 

- Serviço Militar Voluntário para Oficiais e Praças -www.marinha.mil.br/ensino/?q=c... 

Quando abre as inscrições para marinha 2020?

As inscrições para o concurso em 2020 são realizadas unicamente pela internet, através do site oficial da banca organizadora (ainda não divulgada). A banca organizadora do último certame foi a CEBRASP. Sendo assim, para esta edição é esperada a mesma banca.

O período deve ter início poucos dias após a abertura do edital. No concurso anterior as taxas foram de R$ 65,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

Segundo o portal FDR, ainda no ano anterior, o MP vem cobrando a abertura de suas seleções, para que os atendimentos sejam mais ágeis e rápidos em seus serviço

O que é preciso para entrar na Marinha?

Os principais requisitos para conseguir entrar na marinha são:

-Ser brasileiro nato;

-Não ser casado(a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo -durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola Naval;

-Ter 18 anos completos e menos de 23 no dia 1º de janeiro do ano da matrícula no curso de formação;

-Ter concluído o Ensino Médio;

-Ambos os Sexos;

-Ter idoneidade moral e bons antecedentes;

-Estar em dia com as obrigações civis e militares.

Nos quatro primeiros anos, os alunos são aspirantes ao oficialato e ficam na instituição em regime de semi-internato, estudando de segunda a sexta, sendo liberados no final de semana. Ao final do Ciclo Escolar, prossegue-se a formação dos jovens, com o Ciclo Pós-Escolar, quando os Aspirantes passam à função de Guarda-Marinha. Esse Ciclo é ministrado fundamentalmente para o ensino profissional, com destaque para a aprendizagem prática e de instrução, conduzida em várias organizações militares e a bordo do Navio-Escola Brasil. Na viagem de instrução, toda teoria estudada ao longo dos anos é colocada em prática. Ao mesmo tempo, os aspirantes têm a chance de sentir a cultura geral do futuro Oficial conforme os Guardas-Marinhas conhecem vários países.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z