Processando...

Lei de Mendel

Lei de Mendel

A Lei de Mendel é um conjunto de fundamentos que explicam o mecanismo da transmissão hereditária durante as gerações. Os estudos do monge Gregor Mendel foram a base para explicar os mecanismos de hereditariedade. Ainda hoje, são reconhecidos como uma das maiores descobertas da Biologia.

A primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas. Para chegar a essa conclusão, Mendel realizou uma série de experimentos com ervilhas e conseguiu aplicar a matemática em seus estudos.

O monge Gregor Mendel realizou seus estudos com objetivo de compreender como as diferentes características eram transmitidas de uma geração para outra. Mendel teve o cuidado de utilizar apenas plantas de linhagens puras, por exemplo, plantas de sementes  verdes que só originassem sementes verdes e plantas de sementes amarelas que só originassem sementes amarelas.

VEJA TAMBÉM

Primeira Lei de Mendel

Baseada na comprovação da existência da dominância, da recessividade dos genes e de que cada gameta carrega um gene simples, a Lei da Pureza dos Gametas diz que cada característica é determinada por um par de fatores herdados, um de cada progenitor.

Qual a 1 e 2 lei de Mendel?

A primeira lei de Mendel afirma que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam durante a formação dos gametas. Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de um único caractere. Por exemplo, cruze sementes amarelas com sementes verdes.

A segunda lei de Mendel é baseada na transmissão combinada de duas ou mais características. Por exemplo, ele cruzou sementes verdes e rugosas com sementes amarelas e lisas. Juntas, as leis de Mendel explicam como os traços hereditários são transmitidos de uma geração para a outra. Por meio de estudos de cruzamento de plantas com diferentes características, foi possível demonstrar que elas mantêm sua integridade ao longo de gerações.

↑ voltar ao índice

Quais foram as 3 Leis de Mendel?

Primeira Lei de Mendel: foi baseada na comprovação da existência da dominância, da recessividade dos genes e de que cada gameta carrega um gene simples, a Lei da Pureza dos Gametas diz que cada característica é determinada por um par de fatores herdados, um de cada progenitor.

Segunda Lei de Mendel: também conhecida como Lei da Segregação Independente, aponta que dois ou mais fatores separam-se nos híbridos de forma independente um do outro, para formação dos gametas, voltando a se combinar aleatoriamente na fecundação. Dessa forma, três quartos da geração apresentará características dominantes, enquanto apenas um quarto apresentará as características recessivas.

Terceira Lei de Mendel: Conhecida como Lei da Distribuição Independente, a terceira lei de Mendel diz que cada fator puro é transmitido à geração seguinte de forma independente uma da outra, seguindo as duas leis anteriores. Os híbridos possuem o fator recessivo, mas este é encoberto pelo fator dominante. A terceira Lei é tida como um resumo das duas anteriores, por isso há autores que não a levam em conta, contudo, didaticamente, três seja o número de leis mais utilizado.

↑ voltar ao índice

Primeira Lei de Mendel: resumo, enunciado e exercícios

Todas as características de um indivíduo são determinadas pelos genes que são separados durante a formação dos gametas, e assim pai e mãe transmitem apenas um gene para sua prole.

exemplo de exercícios:

1º Considere os seguintes cruzamentos para ervilha, sabendo que V representa o gene que determina cor amarela dos cotilédones e é dominante sobre o alelo v, que determina cor verde.

I. VV x vv

II. Vv x Vv

III. Vv x vv

Um pé de ervilha, heterozigoto e que, portanto, pode produzir vagens com sementes amarelas e com sementes verdes, pode resultar:

a) Apenas do cruzamento I.

b) Apenas do cruzamento II.

c) Apenas do cruzamento III.

d) Apenas dos cruzamentos II e III.

e) Dos cruzamentos I, II e III.

resposta: Alternativa correta: e) Dos cruzamentos I, II e III.

2º Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente,

a) Vv, vv, VV.
b) VV, vv, Vv.
c) VV, Vv, vv.
d) vv, VV, Vv.
e) vv, Vv, VV
 

resposta

Alternativa c) VV, Vv, vv.

As plantas A e B produzem ervilhas amarelas e no cruzamento produziram ervilhas 100% amarelas. Isso indica que a característica é condicionada por um alelo dominante (VV ou Vv).

No cruzamento entre a planta B e C foram originadas 50% de plantas de ervilhas amarelas e 50% de plantas de ervilhas verdes.

Logo, a característica ervilha verde é condicionada por um alelo recessivo (vv) e ele deve está presente na planta B e na planta C.

Assim, temos:

Planta A (VV) - ervilha amarela homozigota.
Planta B (Vv) - ervilha amarela heterozigota.
Planta C (vv) - ervilha verde homozigota.

↑ voltar ao índice

Primeira Lei de Mendel: Simulados

Sabemos que o albinismo é uma anomalia genética recessiva em que o indivíduo portador apresenta uma deficiência na produção de melanina em sua pele. Se um rapaz albino se casa com uma menina que produz melanina normalmente, porém que possui mãe albina, qual é a probabilidade de o filho do casal nascer albino?

a) 100%.

b) 75%.

c) 50%.

d) 25%.

e) 0%.

Alternativa C. Como a mãe da garota era albina, podemos concluir que ela apresenta um gene recessivo para o albinismo. Como ela produz melanina, possui um gene dominante. Sendo assim, o genótipo da garota em questão é Aa. Como o rapaz é albino, seu genótipo é aa.

Realizando o cruzamento, percebemos que a chance de a criança nascer albina é de 50%. Observe abaixo:

lei de mendel

↑ voltar ao índice

Lei de Mendel: Questões

Em um experimento, ao cruzar plantas puras de flores roxas com plantas puras de flores brancas, obteve-se 100% de plantas com flores roxas em F1. Levando em consideração que o experimento obedece à Primeira Lei de Mendel, espera-se que em F2 as flores roxas e brancas apresentem-se em uma proporção de

a) 5:3.

b) 1:1.

c) 2:3.

d) 3:1.

e) 2:5.

resposta:
 Em F2, as flores roxas e brancas aparecerão em uma proporção de 3:1, ou seja, 75% de flores roxas e 25% de flores brancas. (Alternativa d).

 Temos uma representação do cruzamento entre plantas com vagem de cor verde e de cor amarela. De acordo com seus conhecimentos sobre a primeira lei de Mendel e análise atenta desta imagem, podemos concluir que:

LEI DE MENDEL QUESTÕES

a) A geração F1 é formada por indivíduos homozigotos e heterozigotos.

b) A geração parietal apresenta plantas exclusivamente heterozigotas.

c) A geração F2 apresenta plantas exclusivamente heterozigotas.

d) Na geração F1, temos 100% das plantas com vagem de cor verde, o que indica que o alelo para a cor verde é dominante.

e) Na geração F2, a cor amarela voltou a aparecer, o que indica que a cor verde era determinada por alelos recessivos, e a amarela, por alelos dominantes.

 O cruzamento ilustrado representa um dos experimentos realizados por Mendel. Ao cruzar plantas com vagem amarela e plantas com vagem verde, obteve-se 100% de plantas com vagem verde na geração F1, o que o fez concluir que o alelo para tal característica é dominante. (Alternativa d).

↑ voltar ao índice

 

FONTES: SOCIENTIFICA/BRASILESCOLA