Processando...

Inscrição Enem 2023

Inscrição Enem 2023

As expectativas sobre as Inscrições para o Enem 2023 já começaram! Confira todas as informações disponíveis.  

As inscrições ENEM 2023 estarão disponíveis conforme o calendário, por isso o estudante deve ficar atento às datas. A realização da prova é uma responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem funciona como um grande vestibular aplicado em todo país em dois dias devido a grade extensão de conteúdos. Antigamente, a prova do Enem servia para medir o nível de conhecimento dos estudantes do ensino médio. Hoje em dia é uma das principais portas de entradas das universidades brasileiras.

 

VEJA TAMBÉM

 

 

Quando abre as inscrições pro Enem 2023?

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou o edital e o cronograma completo do Enem 2023, mas com base na edição anterior, a previsão é que as inscrições sejam abertas na segunda semana do mês de maio e fiquem disponíveis por 10 dias.

No ano de 2022, o período de inscrição do Enem teve início no dia 10 de maio de 2022 até às 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 21 do mesmo mês. Sendo assim com essa informação podemos ter como base para supor a data das inscrições do Enem 2023.

↑ voltar ao índice

Inscrição Enem 2023

O Enem possui uma taxa de inscrição no valor de R$ 85. O boleto pode ser pago até a data do vencimento que foi estipulada, pois só assim a sua inscrição será confirmada.

O boleto pode ser pago pela internet, caixas eletrônicos, agências bancárias, lotéricas, aplicativos de bancos ou agências dos Correios. Além disso, em 2022 passou a ser permitido o pagamento via cartão de crédito e Pix, por isso, a previsão é que isso também seja possível na edição de 2023.

↑ voltar ao índice

Isenção Enem 2023

Apesar da taxa de inscrição ser um fator obrigatório para a confirmação do participante, nem todos precisam pagar. Confira quem pode solicitar a isenção:

  • Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas conseguem isenção automática;
  • Estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Inscritos no CadÚnicocom renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos.

A solicitação da isenção deve ser feita através do site do Inep, dentro do prazo que será estipulado no edital do Enem 2023.

Como Pedir a Isenção ENEM 2023

  1. Você acessa o site do INEP para inscrição do ENEM (Inep);
  2. Ingressa na opção inscrições;
  3. Preencha todo o formulário com suas informações;
  4. Escolha a isenção da taxa;
  5. Responda alguns questionamentos como: renda familiar e informações da residência que o aluno mora.

↑ voltar ao índice

Enem 2023 mudanças

Para ficar ciente de como a prova irá acontecer, os candidatos devem saber quais são as mudanças no ENEM 2023.

A prova comum para todos os participantes deve avaliar as competências e habilidades da formação geral, de acordo com a BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, que traz ênfase para a língua portuguesa e matemática, além da redação dissertativa argumentativa e língua estrangeira que também deve compor o exame.

Já para a combinação optativa, os estudantes serão avaliados pelos itinerários formativos que dependerão do curso do ensino superior que o mesmo pretende cursar.

↑ voltar ao índice

Enem 2023 cronograma

As provas do Enem são sempre divididas em dois domingos, normalmente acontecem no mês de novembro.
Usando como base o Enem de 2022, que foi realizado no dia 13 e 20 de novembro, a expectativa é de que as provas da edição de 2023 sejam aplicadas nos dias 12 e 19 de novembro. Confira a previsão do cronograma:

  • Edital: abril;
  • Pedidos de isenção de taxa: primeira e segunda semana de abril de 2023;
  • Inscrições: a partir da segunda semana de maio;
  • Cartão com local da prova: outubro;
  • Aplicação da prova: 12 e 19 de novembro de 2023.

↑ voltar ao índice

 

FONTES: Inep , Enem2023.org