Processando...

Exército Concurso

Exército Concurso

Saiba como prestar concurso e ingressar no Exército Brasileiro.

Vestir o uniforme verde oliva é o sonho de muitos jovens brasileiros, que buscam, além da estabilidade na carreira militar (quando permitida), contribuir para a garantia da soberania nacional, do desenvolvimento do país e do bem-estar social das pessoas.

Existem três formas de ingresso no Exército Brasileiro: como militar de carreira, mediante aprovação em concurso público de âmbito nacional; como militar temporário, por aprovação em processo seletivo realizado pelas Regiões Militares, e pelo alistamento militar obrigatório.

Veja um pouco mais sobre Exército Concurso:

  • Como entrar no Exército por concurso?
  • Quais são os concursos do Exército?
  • O que não pode ter para entrar no Exército?
  • Quando começa as inscrições para o exército 2020?

    Exército Concurso

Como entrar no Exército por concurso?

O Exército Brasileiro é mais um componente das Forças Armadas que divulga cronogramas de realização de concursos públicos anualmente. São vagas de âmbito nacional e destinadas às diversas áreas estratégicas da instituição.

Os concursos geralmente são compostos de exame intelectual, que são as provas de conhecimentos gerais e redação; prova de conhecimento/habilitação específicos, dependendo do cargo; valoração de títulos, exame de saúde e exame de aptidão física.

Quais são os concursos do Exército?

Os concursos para ingressar no Exército são realizados pelas seguintes escolas formadoras de militares de carreiras:

-Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), considerada a porta de entrada para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN);

-Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx);

-Escola de Saúde do Exército (EsSEx);

-Instituto Militar de Engenharia (IME);

-Escola de Sargentos das Armas (EsSA); e

-Escola de Sargentos de Logística (EsLog).

O que não pode ter para entrar no Exército?

Existem várias condições médicas que podem desqualificar um recruta ao se alistar no exército. Nem todas as condições listadas são permanentemente desqualificantes. Os candidatos podem requerer uma dispensa oficial que permitiria a eles se alistar com suas condições. Se o candidato não tiver certeza se a condição dele é desqualificante, ele deve consultar as Normas Técnicas Sobre Perícias Médicas no Exército -- que se aplica à maioria dos outros tipos de serviços militares.

Um alistamento pode ser rejeitado se o paciente tiver uma história autêntica de condições crônicas ou graves relacionadas ao coração, pulmões, esôfago, estômago, duodeno, intestinos grosso e delgado, baço, parede abdominal ou outros órgãos do aparelho gastrointestinal.

Os candidatos podem ser desqualificados se tiverem histórico de doenças crônicas ou graves que tenham um impacto negativo em suas habilidades de ver, ouvir ou mastigar, de acordo com as Normas Técnicas de Perícias Médicas no Exército.

Condições autênticas de anemia não corrigida, doenças hemorrágicas, leucopenia, imunodeficiência e doenças relacionadas ao sangue, ou a tecidos formadores de sangue, podem desqualificar o candidato.

Os candidatos podem ser desqualificados se os movimentos das suas juntas nas partes superior e inferior do corpo forem extremamente limitados, incluindo, mas não se limitando a, coluna, braços, mãos, dedos, quadris, pés e tornozelos.

A presença ou histórico de tumores malignos é desqualificante. Tumores benignos atuais que impeçam o uso correto de uniformes militares ou equipamentos de proteção são desqualificantes.

A presença ou histórico de tumores malignos é desqualificante. Tumores benignos atuais que impeçam o uso correto de uniformes militares ou equipamentos de proteção são desqualificantes.

Quando começa as inscrições para o exército 2020?

Anualmente abrem-se as inscrições para o alistamento militar. É obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2020, ou seja, todos os meninos nascidos em 2002. As mulheres também podem ser alistar, porém é de forma voluntária, já que para elas não é obrigatório. As inscrições do alistamento militar 2020 começam em janeiro.

As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.

A mulher que deseja seguir carreira no Exército Brasileiro poderá prestar concurso de âmbito nacional para as seguintes escolas militares:

-Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) – www.esfcex.ensino.eb.br 

-Escola de Saúde do Exército (EsSEx) – www.essex.ensino.eb.br 

-Instituto Militar de Engenharia (IME) – www.ime.eb.br 

  -Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) – www.esslog.ensino.eb.br 

A mulher que deseja ingressar no Exército como oficial ou sargento temporário deverá participar da seleção realizada pelas Regiões Militares. Acesse o link Militar Temporário para mais informações.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z