Processando...

Enem Edital

Enem Edital

Saiba quais são as mudanças no Enem!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada todos os anos no Brasil, com gerenciamento do MEC e Inep. Este é o maior vestibular do país, possibilitando o ingresso em universidades públicas e privadas.

A participação na prova é opcional, as inscrições são online e acontecem no mês de maio. A taxa é de R$82, mas pode haver pedido de isenção do valor. A cada edição participam cerca de 5 milhões de jovens e adultos.

Veja um pouco mais sobre Enem Edital:

  • O que cai no Enem edital?
  • Para que serve o edital do Enem?
  • Como será o Enem 2020?
  • Como fazer a inscrição do Enem 2020

    Enem Edital

O que cai no Enem edital?

O edital do Enem 2020 foi publicado agora em março (31/03) com todas as informações que você precisa para se preparar para o Enem. Reunimos aqui o que de mais importante foi divulgado pelo Inep para a edição deste ano.

-Datas atualizadas do Enem 2020

-Publicação do Edital: 30 de março de

-Inscrição para isenção da taxa: 6 a 17 de abril

-Inscrições Enem: 11 a 28 de maio

-Provas tradicionais: 17 e 24 de janeiro de 2021

-Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro

-Resultado Enem 2020: sem data prevista

Com a publicação do Edital Enem, já podemos falar de algumas mudanças que irão ocorrer este ano. Veja quais são as principais mudanças abaixo.

A inscrição Enem 2020 ocorrerá de 11 a 22 de maio e será no valor de R$85. Elas poderão ser feitas por meio da Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem, que pode ser encontrado nas versões Android e iOs.

Para os candidatos que forem recorrer a isenção do pagamento da taxa, a inscrição deve ser realizada no mesmo período. A única diferença é que, para os isentos, a inscrição será confirmada no mesmo momento quando finalizada. Já no caso dos pagantes, a inscrição só é confirmada quando o pagamento for realizado.

Para conseguir ser isento da taxa do Enem é necessário fazer uma inscrição nos dias 6 a 17 de abril na Página do Participante. Porém, não são todos os candidatos que podem conseguir a isenção.

Veja os critérios:

-Alunos que estejam no último ano do Ensino Médio e em Escola Pública;

-Alunos que fizeram todo o Ensino médio em escola pública ou privada, porém com bolsa integral e que possuam renda menor do que um salário mínimo e meio por pessoa;

-Aluno de baixa renda inscritos no CadÚnico, com renda mensal inferior a um salário mínimo e meio por pessoa ou renda familiar per capita de até três salários mínimos por pessoa.

-O reconhecimento para aqueles que serão isentos da taxa do Enem 2020 será no dia 24 de abril.

Para que serve o edital do Enem?

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o documento oficial que divulga as regras, conteúdos e datas do exame a cada ano. Sendo assim, ele traz todas as informações referentes ao ENEM. Inclusive mudanças que possam ocorrer de um ano para outro.

Como será o Enem 2020?

Em julho de 2019 o presidente do Inep, Alexandre Lopes, anunciou as mudanças previstas pra a prova do ENEM. E trouxe durante entrevista coletiva informações sobre como será o ENEM 2020.

A principal mudança está na forma como a prova será aplicada. A partir de 2020 inicia o projeto piloto tornando o vestibular 100% digital. Para esse primeiro teste estarão disponíveis 50 mil vagas, equivalente a 1% do total de participantes.

Até 2026 o ENEM vai aderir ao novo formato em todo o país, utilizando laboratórios de computação para realização da prova. O diferencial é a inserção de games, infográficos e até mesmo vídeos que ilustrarão as questões.

O valor da taxa de inscrição para participar do projeto piloto será o mesmo, a estrutura da prova também. Contendo 180 questões e uma redação ENEM 2020 divididas em dois domingos consecutivos.

Algumas questões precisam ser enfatizadas dentro das alterações no exame. São informações relevantes que identificam as principais mudanças no ENEM 2020.

Uma delas é o calendário do exame, embora não tenha divulgado as datas oficiais o presidente do Inep afirmou que para 2020 serão feitas três aplicações de prova.

O formato original em papel, a reaplicação e a prova digital para 50 mil candidatos. Todas com dois dias cada, para que os estudantes possam solucionar com calma as 180 questões.

Como fazer a inscrição do Enem 2020

O prazo foi até as 23h59 do dia 22 de maio, e as inscrições devem ser feitas pela internet, na página do participante, pelo endereço enem.inep.gov.br/ participante. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país.

O ENEM é importante porque além de medir os conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio, ainda beneficia aqueles que se mostram bem capacitados. A distribuição das bolsas é feita com base na nota da prova.

Contando com a ajuda do governo os vestibulandos podem iniciar sua graduação por meio de três programas principais.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z