Processando...

Dança Africana

Dança Africana

As Danças africanas são consideradas expressões culturais dos povos africanos, que geralmente se expressam ritualmente. A maioria dos ritmos africanos está relacionada a aspectos religiosos. Portanto, em algumas danças o corpo serve como uma espécie de ligação entre a Terra e os mundos espirituais. 

Por estarem intimamente relacionadas a rituais e aspectos religiosos, essas dimensões mostram a conexão entre o mundo terreno/material e o mundo espiritual, que se manifesta nos corpos dançantes.

Uma característica muito especial das danças africanas é a forma como os grupos se organizam para dançar. Geralmente formam círculos, linhas ou semicírculos, e valorizam a participação de toda a comunidade. 

VEJA TAMBÉM

Dança Africana

Qual a dança típica da África do Sul?

A Indlamu, (a dança da guerra), que também é praticada em casamentos por homens de qualquer idade, vestidos com peles de animais com destaque para a força muscular e habilidade com as armas.

↑ voltar ao índice

Quais as danças da África?

O continente africano engloba vários estilos de dança. Cada uma com suas características próprias, que envolvem performance, ritmos, crenças e outros.

Ahouach: O ahouach é um ritmo que valoriza a união da comunidade. Os instrumentos utilizados carregam uma tradição e são fabricados em pele de cabra. As coreografias, exercidas pelos povos berberes (nativos do norte da África), são caracterizadas pelo balanço dos corpos dos bailarinos. Além disso, eles enfeitam os corpos com joias esculpidas em pedras e âmbar.
Gnawa: A gnawa é um dos estilos de danças africanas ligado à morte e a passagem de um mundo para o outro. Nela, os bailarinos se vestem de branco e usam chapéus pretos preenchidos de adornos, que incluem amuletos, talismãs, contas e conchas. Ao cultuarem a presença do Deus Hadra, eles posicionam-se em linha reta ou círculo, enquanto executam danças acrobáticas, batem palmas e tocam os tambores.
Guedra: A guedra é um estilo de dança tradicional do deserto do Saara, mais popular em países como a Mauritânia, Marrocos e o Egito. Popularmente conhecida como ritual das mulheres de azul, (Guedra) significa: (aquela que faz ritual). Dessa forma, os bailarinos, realizam símbolos místicos em agradecimento ao ar, terra, fogo e água. Eles ainda fazem movimentos antigos para abençoar todos que estão presentes, incluindo pessoas e espíritos.

↑ voltar ao índice

A dança na África é um ritual. O que ele significa

As danças africanas costumam se expressar ritualmente. A maioria dos ritmos africanos estão relacionadas aos aspectos religiosos. Por isso, em algumas danças, o corpo serve como uma espécie de ligação entre a Terra e os mundos espirituais

Os ritmos dançados significa um elemento de passagem para o mundo espiritual, onde os africanos acreditam que o participante é levado para outro local após um transe. Nas danças há uma influência espiritual maior, existem a crença de que, dependendo do ritual, a coreografia deve ser executada com os pés descalços a fim de promover a ligação do espírito com a Terra.

↑ voltar ao índice

Quais são os tipos de dança negra?

As mais populares são o Jongo, Roda de Capoeira, samba de roda, Maracatu.

O JONG: É uma dança de origem africana. O jongo permitia que os escravos se comunicassem de forma que os senhores e capatazes não compreendessem aquilo que falavam. Por meio dessa dança contavam suas tristezas e sofrimentos.

A RODA DE CAPOEIRA: Desenvolvida no Brasil por escravos africanos, é uma forma de expressão cultural que mistura dança, luta, música, jogo. Nela são encenados golpes e movimentos acompanhados por músicas. Os capoeiristas ficam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira.

SAMBA DE RODA: É um gênero musical de tradição afro-brasileira. É tocado com pandeiros, atabaques, berimbaus, chocalho e viola.

MARACATU: É um dos ritmos de tradição africana, que hoje é difundido em todo o nordeste brasileiro, especialmente, nas cidades de Recife e Olinda. É caracterizado principalmente pela percussão forte, que teve origem nas congadas ,cerimônias de coroação dos reis e rainhas da nação negra.

↑ voltar ao índice

Dança Guedra

A Guedra é um estilo de dança tradicional do deserto do Saara, mais popular em países como Mauritânia, Marrocos e Egito. Popularmente conhecido como o ritual das mulheres de azul, (Guedra) significa: (aquela que realiza o ritual). Os dançarinos executam assim símbolos místicos graças ao ar, terra, fogo e água. Eles ainda fazem os movimentos antigos para abençoar todos os presentes, incluindo humanos e espíritos.

↑ voltar ao índice 

FONTES: EDUCAMAISBRASIL