Processando...

Cronograma Estudos Enem

Cronograma Estudos Enem

Aprenda a montar seu Cronograma de estudos: E saiba o que pode influenciar no meu rendimento!

Em época de vestibular, cada minuto de preparo é valioso. É tanto conteúdo, matéria e detalhe, que o desespero já faz parte da rotina dos vestibulandos. Para contornar a situação e se dar bem no Enem, uma dúvida que assola todo mundo é: quantas horas estudar por dia para ser aprovado?

Entretanto, se preparar para a prova exige mais do que memorizar conteúdos no menor tempo possível. A qualidade da preparação é tão importante quanto a quantidade, para fazer render cada momento de aprendizado.

Veja um pouco mais sobre Cronograma Estudos Enem :

  • Como fazer um cronograma de estudos para Enem?
  • Como montar o cronograma de estudos?
  • Quantas horas de estudo por dia para passar no Enem?
  • Qual o melhor plano de estudo para o Enem?

    Cronograma Estudos Enem

Como fazer um cronograma de estudos para Enem?

Para lhe ajudar na empreitada rumo a melhor nota no ENEM, separamos as melhores dicas de organização e elaboramos um jeito para montar um cronograma de estudos perfeito para você.

1. Conheça sua rotina

Comece preenchendo seu cronograma com todas as atividades fixas que você faz ALÉM de estudar para o ENEM: ir para a escola, trabalhar, fazer algum curso, dormir, comer, tomar banho, etc.

2. Estabeleça horários para cuidar do corpo e da mente

Não, você não entendeu errado: ANTES de definir seus horários de estudo, separe um tempinho para você! Netflix, meditação, exercícios físicos, passeios, festas, tempo com a família e amigos, etc.

3. Abra espaço para imprevistos

Determine horários fixos para suas atividades, mas tenha também períodos que possam ser flexibilizados caso algo aconteça fora do planejamento.

4. Defina seus horários de estudo

Com seus horários livres em mãos, defina quais daqueles períodos você quer e pode estudar, levando em consideração que você tem outras tarefas e não é uma máquina programada só para estudar.

5. Organize os conteúdos

Lembra daquele post sobre o conteúdo que cai no ENEM? Agora que você já tem isso organizado em um lindo checklist, você precisa encaixar esses conteúdos no seu cronograma.

Pra facilitar, faça uma lista de dificuldade com essas matérias: ordene as matérias da que você tem maior dificuldade até a de menor dificuldade. Para as matérias que você tem mais dificuldade, você já pode planejar um período maior de estudos; para as de menor dificuldade, você programa um período menor de estudos.

Coloque as matérias mais difíceis nos seus períodos de maior produtividade. Já as mais fáceis, as que você mais gosta, coloque nos seus períodos de aquecimento, quando você não está assim tão disposto e motivado.

Como montar o cronograma de estudos?

Uma das dicas para montar seu cronograma de estudos é primeiramente especificar o que estudar:

Só “estudar” é muito amplo! Especifique o que exatamente você vai fazer: assistir X videoaulas de história DEPOIS fazer um resumo DEPOIS resolver exercícios daquele conteúdo e, no final do dia, preencher o diário de estudos.

Seja específico também quanto aos conteúdos que vai estudar de cada matéria e ao número de exercícios que vai resolver: “História: assistir às videoaulas de 2ª Guerra Mundial”; “Matemática: resolver 15 exercícios de Trigonometria”.

Mas não esqueça: para que os conteúdos façam sentido na sua cabecinha, é preciso seguir uma sequência lógica/cronológica. Não adianta querer começar de trás pra frente! Nosso Plano de Estudos ENEM, por exemplo, é bem organizadinho e vai te ajudar a seguir uma sequência lógica.

Insira atividades relacionadas aos conteúdos

Não tá na vibe de estudar? Planeje no seu cronograma atividades que se relacionam com os conteúdos que você precisa estudar: ler jornais e sites de notícias, ver filmes ou jogar videogame…

Ajuste seu cronograma semanalmente

Não adianta fazer um cronograma lindo para o ano inteiro e nunca seguir ele. É melhor fazer um por semana e ir ajustando à sua realidade sempre que necessário. Coloque no cronograma de cada semana uns minutinhos para fazer um review do que aconteceu e planejar a semana seguinte.

Quantas horas de estudo por dia para passar no Enem?

De nada adianta separar 10 horas diárias para estudar se, a cada 5 minutos, você interrompe o raciocínio para olhar redes sociais, brincar com o gato ou tomar um cafezinho. Portanto, observe tudo o que afeta seu rendimento e evite ao máximo.

Uma dica é ter um ambiente específico para estudar em casa. Não é tão fácil assim, mas só limpar a mesa e deixar à mão apenas os materiais necessários ajuda bastante — incluindo seu computador ou notebook, para assistir a videoaulas e fazer pesquisas.

Não existe uma fórmula mágica de quantas horas estudar por dia para se sair bem no Enem.

Cada pessoa tem a vida e a rotina diferente, além de sensibilidade distinta a problemas internos e externos. Pequenas coisas tiram os vestibulandos do eixo, principalmente quando o desempenho está fortemente ligado ao relógio e ao calendário.

Qual o melhor plano de estudo para o Enem?

A organização vai te levar longe. Então, monte um planejamento, separando as matérias em um período semanal. Na hora de fazer, pese todos os fatores externos e internos e seja realista — não tente encaixar mais matérias do que dá conta no dia, senão, vai se frustrar, e sua motivação vai por água abaixo.

Lembre-se de separar um tempo para todas as áreas, mas dê ênfase àquelas em que você tem mais dificuldade. E não esqueça de fazer revisões periódicas, para não perder os conteúdos antigos. Exercícios também devem fazer parte da sua rotina de estudos; pegue provas anteriores para testar seus conhecimentos e estratégias.

Durante sua rotina, você já deve ter percebido que é mais fácil entender e absorver o conteúdo em certos dias do que em outros. Isso acontece porque nós somos impactados por coisas que estão além do nosso controle. Em momentos decisivos, como o Enem, quando a tensão está elevada e os ânimos, agitados, qualquer coisinha tira a pessoa do sério.

Tanto questões internas quanto externas impactam a produtividade e fazem o tempo render menos do que o desejado.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z