Processando...

Correio Concurso

Correio Concurso

Saiba mais sobre o Concurso dos correios 2020!

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou, simplesmente, Correios, é uma empresa pública federal a qual é a responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências em todo o Brasil.

Com isso em mente, a Constituição Federal do Brasil prevê a exclusividade da união sobre a entrega de correspondências de interesse específico do destinatário e esse serviço reservado só pode ser prestado, exclusivamente, pelo operador encarregado pela sua universalização, a ECT, como forma de financiar a prestação dos serviços deficitários aos cidadãos.

Veja um pouco mais sobre Correio Concurso:

  • Vai ter concurso dos Correios?
  • Quando sai o resultado do concurso dos Correios 2020?
  • Como se inscrever no concurso dos Correios 2020?
  • O que é preciso para fazer o concurso dos Correios?

    Correio Concurso

Vai ter concurso dos Correios?

O último concurso aberto pelo Correios foi homologado no início de 2018. Sobre a realização de um novo certame, ainda não há/ informações oficiais que confirmem. O principal motivo para novo concurso é o déficit de servidores e como não houve seleção em 2019, é possível que um concurso Correios 2020 ocorra.

Em janeiro de 2019 foi divulgada a Portaria 623/2019, que “aprova o quantitativo de pessoal próprio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios”. O limite máximo fixado é de 106 mil funcionários: quadro permanente (105.211) e anistiados (789).

Ainda em 2019, o prazo para validade do último concurso do Correios foi prorrogado. A princípio, a seleção ficaria válida somente até o dia 1º de fevereiro de 2019. No entanto, a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas dos Correios, Karina Rodrigues, autorizou a prorrogação por mais um ano. Portanto, a seleção terá validade até o dia 1º de fevereiro de 2020. Sem contar que os aprovados na seleção ainda estão sendo convocados.

Quando sai o resultado do concurso dos Correios 2020?

Sobretudo, o resultado final é bem dividido, no que separa pelo nome do cargo, tais como atividade, diretoria regional, localidade-base, número de inscrição, nome do candidato em ordem alfabética e nota final nas provas objetivas. No entanto, o resultado concurso Correios 2020 pode sair 45 dias após a aplicação das provas subsequentes à realização.

Todos os anos é uma surpresa com relação a quando é divulgado o resultado. Por isso, o ideal é ficar ligado tanto no Diário Oficial da União como nesses sites desses institutos.

Como se inscrever no concurso dos Correios 2020?

Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 31 de março e 29 de maio de 2020, no site oficial dos Correios (www.correios.com.br). O candidato deverá seguir as seguintes etapas: Acesso à Informação; Empregados Públicos e em seguida clicar em Concurso Públicos.

As normas de participação, as localidades objeto do processo seletivo e a quantidade de vagas, estão descritas no edital de abertura e seus anexos, que estão disponíveis para os interessados, no endereço eletrônico

A validade da seleção será de um ano, a partir da data de sua homologação, e poderá ser prorrogado por uma única vez por igual período.

O que é preciso para fazer o concurso dos Correios?

Além de todo o processo minucioso, vem também a questão de que 10% dessas vagas para o concurso Correios 2020 são voltadas para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para pessoas negras e pardas (PPP). Alguns dos principais requisitos são:

HABILIDADES: Compreensão, aplicação, análise, síntese, avaliação.

CONHECIMENTOS: Língua portuguesa, compreensão e interpretação de textos, ortografia oficial, acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. Emprego do sinal indicativo de crase, sintaxe da oração e do período, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, significação das palavras, formação de palavras.

MATEMÁTICA: Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades, múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, números reais, expressões numéricas, equações e sistemas de equações de 1º grau, sistemas de medida de tempo.

Sistema métrico decimal, números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais, regra de três simples, porcentagem, taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto, princípios de geometria: perímetro, área e volume (dicas).

INFORMÁTICA: Conceitos básicos de computação, componentes de hardware e software de computadores, sistema operacional Windows, conhecimentos de word, excel, powerpoint.

INTERNET: Conceitos, navegadores, tecnologias e serviços.

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FÍSICA LABORAL (somente para Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo): Teste de barra fixa, teste de corrida de doze minutos, testes de dinamometria.

A legislação brasileira prevê o monopólio somente nos serviços de: carta; cartão postal; correspondência agrupada e telegrama.

A ECT tem origem com a criação do cargo de Correio-mor das cartas do mar em 1663. Em 1980, a empresa criou em Brasília o Museu Postal e Telegráfico da ECT. Atualmente denomina-se Museu Nacional dos Correios e, de acordo com a página oficial, tem mais de um milhão de peças da história postal, telegráfica e filatélica brasileira. Em 25 de janeiro de 2013, o serviço postal oficial brasileiro fez 350 anos e, para celebrar a data, lançou selos e logomarca alusivas ao evento.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z