Concurso SME SP: novo edital para 924 vagas de professores e auxiliares
Concurso SME SP: novo edital para 924 vagas de professores e auxiliares
Mais um concurso acaba de ser autorizado no município de São Paulo, desta vez será a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que estará realizando sua nova seleção para provimento de 924 vagas .Para participar desta seleção, será necessário possuir ensino médio ou curso médio técnico para o cargo de Auxiliar Técnico de Educação. Já para a carreira de Professor de Educação Infantil é requerido habilitação específica para o magistério, licenciatura plena em pedagogia ou curso normal superior.
A expectativa agora fica pelos preparativos do novo concurso SME SP, que ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Educação.
Uma vez autorizada a seleção SME SP, o próximo passo é constituir as respectivas comissões, que ficarão responsáveis pela elaboração dos editais e escolha da banca que aplicará as provas. Somente após a assinatura do contrato com a empresa poderá ser confirmada a data de publicação dos editais de abertura de inscrições.
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- Situação atual
- Remuneração e benefícios
- Inscrições e Etapas da prova
- Cargos e vagas
- Último concurso
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Situação atual
- 25 de abril de 2023: edital autorizado
Agora que o certame foi autorizado, o próximo passo da Prefeitura Municipal é a instituição da Comissão Organizadora, o que deve ser feito ainda no primeiro semestre de 2023.
Depois, o grupo de trabalho trabalhará em estudos técnicos para assegurar a viabilidade do certame, bem como abrir o processo licitatório para a contratação da banca organizadora.
Remuneração e benefícios
Conforme informado no edital do concurso SME SP, os aprovados farão jus aos seguintes salários iniciais:
- Professor Educação Infantil e Fundamental I: R$ 3.135,48 (remuneração mensal + Abono Complementar de R$ 636,94); e
- Professor Fundamental II e Médio: R$ 3.787,50 (remuneração mensal + Abono Complementar de R$ 769,30).
Inscrições e Etapas da prova
As inscrições para o concurso SME SP poderão ser feitas entre as 16 horas do dia 31 de agosto e as 16 horas do dia 17 de outubro de 2022 por meio do site da FGV (Fundação Getulio Vargas), banca organizadora do certame.
A taxa de inscrição é de R$ 66,95.
Além disso, terão direito à isenção da taxa os candidatos que possuírem renda familiar per capita igual ou inferior ao menor piso salarial vigente no Estado de São Paulo.
Ademais, a isenção poderá ser solicitada entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro de 2022.
A seleção será dividida em quatro etapas, sendo elas:
- Prova (eliminatória e classificatória)
- Objetiva
- Discursiva
- Prática
- Avaliação de Títulos (classificatória)
Cargos e vagas
Conforme informado anteriormente, o edital do concurso SME SP oferta, ao todo, 3.250 vagas para o cargo de Professor sendo contempladas as seguintes áreas:
- Professor Ensino Fundamental II e Médio (1.980 vagas)
- Arte: 154 vagas ampla // 10 vagas PCDs // 41 vagas cotas;
- Biologia: 3 vagas ampla // 1 vaga cotas;
- Ciências: 188 vagas ampla // 13 vagas PCDs // 50 vagas cotas;
- Educação Física: 150 vagas ampla // 10 vagas PCDs // 40 vagas cotas;
- Espanhol: 2 vagas ampla;
- Física: 3 vagas ampla // 1 vaga cotas;
- Geografia: 145 vagas ampla // 10 vagas PCDs // 39 vagas cotas;
- História: 205 vagas ampla // 14 vagas PCDs // 5 vagas cotas;
- Inglês: 153 vagas ampla // 10 vagas PCDs // 41 vagas cotas;
- Matemática: 213 vagas ampla // 14 PCDs // 57 vagas cotas;
- Português: 251 vagas ampla // 17 vagas PCDs // 67 vagas cotas;
- Química: 2 vagas ampla // 1 vaga cotas;
- Sociologia: 3 vagas ampla // 1 vaga cotas;
- Filosofia: 3 vagas ampla // 1 vaga cota; e
- Libras: 9 vagas ampla // 1 vaga PCDs // 2 vagas cotas.
- Professor Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1.270 vagas)
- 952 vagas ampla // 64 PCDs // 254 cotas.
Último concurso
Recentemente, em 2022, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realizou um concurso para provimento de 3.250 vagas nos cargos de:
- 1.270 vagas para Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, nas especialidades de: Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química, Sociologia, Filosofia e Libras.
- 1.980 vagas para Professor de Ensino Fundamental II e Médio.
Ao todo, foram 152.044 candidatos que se inscreveram para concorrer ao salário de R$ 3.018,20 acrescido de R$ 769,30 a título de abono complementar, totalizando R$ 3.787,50.
Pesquisas relacionadas
Requisitos
Confira os requisitos básicos para a investidura nos cargos:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
- Estar em gozo dos direitos civis e políticos;
- Ter idade mínima de 18 anos completos na data da contratação;
- Ter aptidão física e mental, e não apresentar deficiência que o incapacite para o exercício das respectivas funções do cargo para o qual se inscreveu;
- Ter boa conduta; e
- Atender aos requisitos do Decreto Municipal nº 53.177, de 04/06/2012.
Por sua vez, conforme o edital, são requisitos específicos dos cargos:
Educação Infantil e PEB I
- Magistério, correspondente ao nível médio; e/ou
- Graduação em Pedagogia; e/ou
- Curso Normal Superior.
PEB II e Ensino Médio
Todas as especialidades (exceto Libras)
- Licenciatura na área correspondente; e/ou
- Programa Especial de Formação Pedagógica na área correspondente; e
- Registro no conselho de classe, a depender da especialidade.
Libras
- Licenciatura em
- Letras – Libras; ou
- Letras – Libras/Língua Portuguesa; e/ou
- Licenciatura em Pedagogia acrescida de pós-graduação ou formação superior em Libras e certificado de proficiência
Atribuições dos cargos
Por fim, confira as atribuições dos cargos ofertados pelo concurso SME SP:
- Participar da elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico da unidade educacional, visando à melhoria da qualidade da educação, em consonância com as diretrizes educacionais da Secretaria Municipal de Educação;
- Elaborar o plano de ensino da turma e do componente curricular, observadas as metas e objetivos propostos no projeto político-pedagógico e as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação;
- Zelar pela aprendizagem e frequência dos alunos;
- Considerar as informações obtidas na apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e de outros instrumentos avaliativos de aproveitamento escolar, bem como as metas de aprendizagem indicadas para a unidade educacional na elaboração do plano de ensino;
- Planejar e ministrar aulas, registrando os objetivos, atividades e resultados do processo educativo, tendo em vista a efetiva aprendizagem de todos os alunos;
- Planejar e desenvolver, articuladamente com os demais profissionais, atividades pedagógicas compatíveis com os vários espaços de ensino e de aprendizagem existentes na unidade educacional;
- Articular as experiências dos alunos com o conhecimento sistematizado, valendo-se de princípios metodológicos, procedimentos didáticos e instrumentos que possibilitem o pleno aproveitamento das atividades desenvolvidas;
- Discutir com os alunos e com os pais ou responsáveis as propostas de trabalho da unidade educacional, formas de acompanhamento da vida escolar e procedimentos adotados no processo de avaliação das crianças, jovens e adultos;
- Identificar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, alunos que apresentem necessidades de atendimento diferenciado, comprometendo-se com as atividades de recuperação contínua e paralela;
- Adotar, em conjunto com o Coordenador Pedagógico, as medidas e encaminhamentos pertinentes ao atendimento dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
- Planejar e executar atividades de recuperação contínua, paralela e compensação de ausências, de forma a assegurar oportunidades de aprendizagem aos alunos;
- Adequar os procedimentos didáticos e pedagógicos que viabilizem a implementação da educação inclusiva e da educação de jovens e adultos;
- Manter atualizado o registro das ações pedagógicas, tendo em vista a avaliação contínua do processo educativo;
- Participar das atividades de formação continuada oferecidas para o seu aperfeiçoamento, bem como de cursos que possam contribuir para o seu crescimento e atualização profissional;
- Atuar na implementação dos programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação, comprometendo-se com suas diretrizes, bem como com o alcance das metas de aprendizagem;
- Participar das diferentes instâncias de tomada de decisão quanto à destinação de recursos materiais e financeiros da unidade educacional; e
- Participar da definição, implantação e implementação das normas de convívio da unidade educacional.
Sobre a SME SP
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo surgiu nos termos do Decreto-Lei n.º 430, de 08/07/1947, integrando a então Secretaria de Cultura e Higiene.
No ano de 1975, a nomenclatura do órgão foi alterado de Secretaria de Educação e Cultura para Secretaria Municipal de Educação.
Em síntese, a SME tem como finalidades o desenvolvimento dos educandos, assegurando-lhes a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Por fim, confira os constantes na estrutura organizacional da SME SP:
- Unidades Educacionais/Centros Educacionais
- Diretorias Regionais de Educação
- Órgãos Centrais
- Conselho Municipal de Educação