Processando...

Concurso PMERJ 2022, após anúncio, corporação vai escolher banca!

Concurso PMERJ 2022, após anúncio, corporação vai escolher banca!

Polícia Militar do Rio de Janeiro vai começar o processo para escolha da banca organizadora do novo Concurso PMERJ para soldado.

Um novo concurso com 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) foi confirmado pelo governo do Estado no último dia 10. O edital e as provas estão previstos ainda para 2022.

Após esse anúncio, quais serão os próximos passos até a abertura da seleção?

Em contato com a Assessoria de Imprensa da corporação, foi informado que ainda serão necessários alguns trâmites para publicação do edital. Um deles é a licitação para escolha da banca organizadora, responsável por viabilizar e aplicar as etapas, como a prova objetiva.

A Polícia Militar deverá entrar em contato com instituições aptas a organizar o novo Concurso PMERJ para soldado. As bancas analisarão o contexto e propor um preço para ficar à frente da logística da seleção.

Diante disso, a corporação analisará os preços e a reputação de cada banca para que uma seja escolhida e contratada. Com esse trâmite concluído, será possível fechar o cronograma do concurso, com as datas de edital, inscrições e provas.

ÍNDICE

  • Concurso PMERJ: Situação atual do Concurso PMERJ Soldado

  • Concurso PMERJ: Oficiais

  • Concurso PMERJ: Saúde

  • Concurso PMERJ: Concurso 2014

  • Concurso PMERJ: remunerações

  • Concurso PMERJ: requisitos

  • Concurso PMERJ: Atribuições do cargo

  • Concurso PMERJ: Sobre a Polícia Militar

  • Simulado para Concurso PMERJ

  • Questões para Concurso PMERJ

  • Outros Concursos Abertos


Concurso PMERJ: Situação atual do Concurso PMERJ Soldado

O governo do Estado do Rio de Janeiro, tem a intenção de realizar concursos anuais com 2.000 vagas para policiais militares. A informação foi passada pelo secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueiredo.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais da corporação, foi esclarecido pelo secretário que um novo Concurso PMERJ para o cargo de Soldado só será aberto com a chamada dos 800 candidatos remanescentes do certame realizado no ano de 2014.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro considerou inconstitucional a Lei Estadual nº 8.658/2019, que aumenta a idade máxima para as carreiras militares do Rio de Janeiro para 35 anos. A liminar foi divulgada no dia 11 de agosto, de forma que a idade máxima para ingresso no Concurso PMERJ volta a ser de 30 anos.

O novo Concurso PMERJ, destinado ao cargo de Soldado, está previsto para ter seu edital publicado em 2021. No dia 08 de outubro, durante uma coletiva de imprensa, o secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueiredo, garantiu o compromisso com o certame.

Ao ser questionado sobre a previsão de um novo edital ofertando 2.000 vagas para a carreira de Soldado, como foi anunciado em 2019, pelo então governador Wilson Witzel, o secretário confirmou os trâmites.

Com a troca de comendo e a entrada do governador em exercício, Cláudio Castro, foi garantido pelo secretário da PMERJ que a mudança no governo não irá alterar essa previsão.

Os Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, poderão ter o prazo reduzido para que adquiram a estabilidade. Essa é a norma do Projeto de Lei 3.999/2020, de autoria do deputado Renato Zaca (SDD), que está em tramitação na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

É proposto no texto, a redução de 10 anos para 03 anos de atuação para que os Praças conquistem a estabilidade. O Projeto de Lei foi divulgado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Conforme a Lei 443/1981 e a Lei 880/1985, que dispõem sobre o estatuto dos policiais militares e dos bombeiros do Rio de Janeiro, a estabilidade é concedida aos Praças com 10 anos ou mais de tempo de serviço efetivo.

Ao mesmo tempo, os demais servidores estaduais, após aprovação em certame, têm estágio probatório de 03 anos para que consigam a estabilidade. Na visão do deputado Renato Zaca, é preciso corrigir essa desigualdade entre militares e outros funcionários públicos.

Concurso PMERJ 2022, após anúncio, corporação vai escolher banca! - Carro


Concurso PMERJ: Oficiais

Está autorizado a realização de um novo Concurso PMERJ 2021. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, concedeu aval para abertura de 32 vagas para o Quadro de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A banca que ficará à frente do concurso, FGV (Fundação Getúlio Vargas), está definida e o processo entre as partes já foi concluído.

O cargo de Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tem exigência do nível superior em Direito, além de ser necessário ter até 35 anos (na data de divulgação do edital) e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

O projeto básico serve como um espelho do edital. É revelado no documento as etapas de seleção confirmando alguns dos requisitos, além de trazer as disciplinas a serem cobradas nas provas.

Segundo informações do projeto básico, o Concurso PMERJ Oficiais terá 05 (cinco) etapas avaliativas, sendo elas:

1ª etapa: Provas Objetivas e Provas Discursivas (aos cuidados da banca organizadora);

2ª etapa: Exame Antropométrico e Teste de Aptidão Física (realizados pela PMERJ);

3ª etapa: Exame Psicológico (PMERJ);

4ª etapa: Exame de Saúde (PMERJ);

5ª etapa: Exame Social e Documental (PMERJ).

Na prova objetiva serão cobradas 80 questões, com a seguinte distribuição: Direito Administrativo (15 questões), Direito Constitucional (15 questões), Direito Penal (15 questões), Direito Processual Penal (15 questões), Direito Penal Militar (10 questões) e Direitos Humanos (10 questões).

Já a prova discursiva abordará temas de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal. A avaliação terá valor máximo de 20 pontos e será composta por 04 questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com até 05 pontos cada.

Os exames serão realizados no mesmo dia, sendo a prova objetiva das 09 horas às 13 horas e a prova discursiva das 15 horas às 18 horas. Os candidatos aprovados irão realizar as demais etapas.

O Teste de Aptidão Física (TAF) será composto pelos seguintes exercícios: teste de flexão abdominal, teste de flexão em barra fixa (candidatos do sexo masculino), teste de isometria na barra fixa (sexo feminino) e corrida de 2.400m.

O contrato entre a banca organizadora, FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, para a realização do Concurso PMERJ Oficiais, pode ser assinado já na próxima semana. Com isso, o edital pode ser divulgado em fevereiro.

De acordo com informações, a assinatura do contrato está prevista para acontecer até o dia 29 de janeiro. Esse é o último trâmite a ser concluído antes da publicação do edital de abertura do Concurso PMERJ Oficiais.


Concurso PMERJ: Saúde

Foi divulgado o projeto básico do Concurso PMERJ, que trouxe mais detalhes sobre as carreiras que serão contempladas para a área da Saúde. O certame irá ofertar 67 vagas para os níveis médio e superior.

Das 67 vagas que serão oferecidas, 42 vagas são para a carreira de Oficial Médico do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar e 25 vagas para Técnico em Enfermagem.

Para pleitear às vagas de Técnico em Enfermagem, será exigido o diploma de Conclusão do Curso Técnico de Enfermagem, reconhecido pelo MEC e Registro no Conselho Regional de Enfermagem no Estado do Rio de Janeiro. Deve constar no registro o número da carteira, podendo ser aceito o Registro Provisório do Conselho Regional de Enfermagem, desde que dentro do prazo de vigência.

As vagas para a carreira de Oficial Médico, serão distribuídas da seguinte maneira:

Anestesiologia: 01 vaga;

Cirurgia Geral: 01 vaga;

Cirurgia Pediátrica: 01 vaga;

Cirurgia Vascular: 01 vaga;

Cirurgia Vascular/Endovascular: 01vaga;

Clínica Médica: 20 vagas;

Neurocirurgia: 04 vagas;

Ortopedia: 01 vaga;

Psiquiatria: 07 vagas;

Radiologia: 01 vaga;

Terapia Intensiva/Adulto: 04 vagas.

Os interessados em qualquer especialidade exigida deverão apresentar Diploma de Graduação no Curso de Medicina em faculdade reconhecida pelo MEC e os documentos comprobatórios da graduação e das especialidades, sendo eles:

Diploma de graduação no Curso de Medicina em Faculdade reconhecida pelo MEC;

Registro definitivo no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e Certidão de Nada Consta do CREMERJ;

Certificado de conclusão com aproveitamento de programa de residência médica reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica na especialidade da área a qual se inscreveu ou Certificado de Conclusão com aproveitamento do Curso de Especialização, em curso reconhecido pelo MEC.

De acordo com um documento interno do processo licitatório realizado pela Polícia Militar, indicando a escolha da banca organizadora, sendo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), esse trâmite ainda não foi concluído.

Com isso, a corporação ainda precisa confirmar oficialmente, através de uma publicação em Diário Oficial, a definição da banca organizadora. Após isso, deverá ser divulgado o extrato do contrato entre a FGV e a PMERJ.

Só então os últimos detalhes envolvendo o Concurso PMERJ Saúde, como o cronograma das atividades, poderão ser ajustados e o edital de abertura publicado.

A expectativa é de que esses preparativos não demorem muito para acontecer, visto que a seleção para Oficiais já teve a banca organizadora confirmada nos últimos dias. Inclusive, a instituição escolhida também foi a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O Concurso PMERJ Saúde contará com 07 (sete) etapas avaliativas, sendo elas:

Prova Objetiva;

Avaliação de Títulos;

Exame Antropométrico;

Teste de Aptidão Física;

Exame Psicológico;

Exame de Saúde;

Exame Social e Documental.

A prova objetiva do Concurso PMERJ Saúde será composta por 80 questões de múltipla escolha. Na data da avaliação, que será definida posteriormente, os candidatos terão 04 (quatro) horas para responder todos os itens.

Concurso PMERJ 2022, após anúncio, corporação vai escolher banca! - Carros 2


Concurso PMERJ: Concurso 2014

No dia 05 de agosto, foram publicadas as notas da prova de redação de 46 candidatos do Concurso PMERJ 2014, para o cargo de Soldado. Os resultados foram divulgados no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em cumprimento a uma ordem judicial.

Agora, os candidatos que tiveram a nota mínima exigida no exame, deverão ser convocados para as próximas etapas, sendo elas:

Exame Psicológico;

Exame Antropométrico;

Exame Físico;

Teste Toxicológico;

Exame Médico;

Pesquisa Social e Documental.


Exame Psicológico

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro está convocando os candidatos aprovados no Concurso PMERJ 2014 para a realização da etapa do Exame Psicológico, em cumprimento às decisões judiciais.

A informação foi passada através de um edital da Secretaria de Estado da Polícia Militar, divulgado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, na data do dia 08 de janeiro.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Diretoria de Recrutamento e Seleção de Pessoal, na data de 13 de janeiro de 2021, mediante os seguintes horários:

Candidato 1 (primeiro) ao 24 (vigésimo quarto), às 8 horas do dia 13/01/2021;

Candidato 25 (vigésimo quinto ao 47 (quadragésimo sétimo), às 13 horas do dia 13/01/2021.


Concurso PMERJ: remunerações

Atualmente, a durante o Curso de Formação, a remuneração inicial é de R$ 2.213,62. Após aprovado, o valor sobre para R$ 3.452,55, como Soldado Classe A.


Concurso PMERJ Soldado: cargos e vagas

Em março de 2022, o governador do Rio de Janeiro prometeu um novo edital para o Concurso PMERJ com 2.000 vagas.


Concurso PMERJ: requisitos

Confira agora os requisitos básicos para entrar na PMERJ:

Idade mínima: 18 anos;

Idade máxima: 32 anos;

Ensino médio completo;

Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

Índices de altura;

Homem: 1,65m;

Mulher: 1,60m.


Concurso PMERJ: Atribuições do cargo

No início o soldado deverá participar de uma série de cursos e treinamentos, com aulas no período da manhã e tarde. Após aprender todas as habilidades necessárias, o soldado faz um estágio que dura aproximadamente um ano. Após esse período, o profissional pode atuar na parte operacional e dependendo do batalhão pode fazer turno de seis horas a pé, oito de bicicleta, 12 horas de viatura ou plantões de 24 horas, em caso de tropas especializadas.

O Soldado de Polícia Militar é responsável por garantir a segurança e a integridade física e moral de todos os cidadãos (civis ou militares). Ele é responsável por prisões em flagrante, busca e apreensão com mandado judicial, autuação em caso de crimes e contravenções, revistas, blitzes e controle da população em situações de aglomeração pública como, passeatas, manifestações, eventos de rua de grande porte (como carnaval, micaretas e afins). Toda a parte de atuação junto à população e controle dos ânimos é feita pela Polícia Militar. A parte de investigação e delimitação processual é de responsabilidade da Polícia Civil de cada estado e da Polícia Federal no caso da União.


Concurso PMERJ: Sobre a Polícia Militar

As polícias militares têm sua origem no século 19, quando ao chegar no Brasil em 1808, D. João VI precisou formar no Rio de Janeiro um corpo militar equivalente à chamada Guarda Real de Polícia de Lisboa, que havia permanecido em Portugal.

É criada então a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro, que adotava o mesmo modelo da guarda portuguesa, copiando os mesmos trajes, armas e estrutura militarizada.

Com o passar do tempo e o aumento populacional, foram criados corpos policiais em outras províncias, como Minas Gerais, Pará, Bahia e Pernambuco. Considerando sua formação e estrutura, essas polícias são as que mais se aproximam das atuais Polícias Militares.

Mas é somente em 1946 que o termo “Polícia Militar” é padronizado na Constituição após o Estado Novo. Todas as unidades federativas passam a adotar o termo, exceto o Rio Grande do Sul que até hoje utiliza o nome Brigada Militar.

Durante o Período Militar, a polícia brasileira foi reorganizada e sofreu diversas mudanças, por isso muitos atribuem sua criação a essa época. A PM passa a ser organizada por uma única hierarquia e, sob intervenção militar, é então comandada por oficiais do Exército e transformada em instrumento de combate aos opositores do regime, nos estados brasileiros.

A Polícia Militar existe em esfera estadual, isto é, cada estado da federação é responsável pela contratação e manutenção desta polícia. Como seu trabalho é de patrulhamento ostensivo na prevenção de crimes, a Polícia Militar não faz investigações. Esse papel é delegado à Polícia Civil, assim como a parte processual e penal. O trabalho da Polícia Militar é garantir a segurança da população (militar e civil), controlar confrontos, patrulhar áreas e efetuar prisões em flagrante.

A Polícia Militar é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública de cada um dos estados. Seu trabalho é de patrulhamento ostensivo nas ruas, prevenção de crimes e atuação estratégica em situações de confronto (manifestações, passeatas, tentativas de invasões de guerra, confrontos de gangues e afins).

A organização interna das PMs segue o modelo usado no Exército Brasileiro, dividindo-se em duas categorias: os praças ou soldados, que são classificados por graduações, e os oficiais, classificados por postos. Ainda que cada PM seja subordinada ao seu respectivo estado, a estrutura hierárquica é a mesma para todas elas.

As duas categorias presentes na hierarquia militar têm formas de ingresso, formação e atribuições diferentes, divididas de acordo com o nível de responsabilidade e qualificação profissional. De forma geral, os oficiais atuam mais em funções de comando, enquanto os praças ou soldados são responsáveis por executar as funções em uma proximidade maior com a população.


Simulado para Concurso PMERJ

Aqui você encontrará milhares de simulados para o concurso da Concurso PMERJ, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

Simulados de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Questões para Concurso PMERJ

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as questões da Concurso PMERJ, são questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para o concurso da Concurso PMERJ 2021 ou 2022 e tem interesse em outros concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de concursos abertos.

Concursos Abertos | Concursos AZ


Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.