Concurso MRE de assistente e oficial de chancelaria!
Concurso MRE de assistente e oficial de chancelaria!
A Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento do Ministério das Relações Exteriores e o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) anunciam a realização de um novo Processo Seletivo a fim de formar cadastro reserva de estagiários com nível superior.
Podem se inscrever alunos dos cursos de: Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Arquivologia, Economia, Jornalismo, Direito, Administração, Letras, Biblioteconomia, Museologia, Informática, Engenharias, Ciências Políticas, Design Gráfico, Arquitetura, Geografia, Estatística, Comunicação Social, Comércio Exterior, Ciências Sociais e História.
De acordo com o edital de abertura que pode ser consultado em nosso site, a prova será composta com 20 questões sobre temas de língua portuguesa, conhecimentos gerais e de informática.
Este Processo Seletivo tem validade de um ano, a partir da publicação, e poderá a critério do Ministério das Relações Exteriores ser renovado por igual período.
VEJA TAMBÉM
IMAGEM
Situação atual
Histórico do concurso:
- Solicitado ao Ministério da Economia: maio de 2022
Remuneração e benefícios
Acontece que a secretária-geral de Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, anunciou, na última sexta-feira, dia 3, que uma outra seleção está prevista para ocorrer ainda em 2023, para o preenchimento de 100 vagas para os cargos de oficial e assistente e oficial de chancelaria, com 50 oportunidades cada.
Para concorrer ao cargo de assistente de chancelaria é necessário possuir apenas ensino médio, com remuneação inicial de R$ 4.642,71. Para oficial de chancelaria é exigida formação de nível superior em qualquer área, com inicial de R$ 9.330,06.
Inscrições e Etapas da prova
As inscrições devem ser realizadas no site do Ciee entre os dias 5 a 15 de agosto de 2021. E após preencher a ficha, o candidato está apto a realizar a prova online.
Oficial de Chancelaria
A seleção dos candidatos para a carreira de Oficial de Chancelaria se deu por meio de duas etapas:
- Primeira Etapa: composta por Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
- Segunda Etapa: composta por Curso de Preparação, de caráter eliminatório e classificatório.
O Curso de Preparação, com 40 horas presenciais, foi realizado na cidade de Brasília/DF.
Assistente de Chancelaria
A seleção dos candidatos para a carreira de Assistente de Chancelaria se deu por meio de duas etapas:
- Primeira Etapa: composta por Prova Objetiva e Prova Discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
- Segunda Etapa: composta por Curso de Preparação, de caráter eliminatório e classificatório.
O Curso de Preparação, com 70 horas presenciais, foi realizado na cidade de Brasília/DF.
Cargos e vagas
Oficial de Chancelaria
Vagas: 50 vagas previstas
Jornada de trabalho: 40 horas semanais.
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Atribuições: atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.
Assistente de Chancelaria
Vagas: 50 vagas previstas
Jornada de trabalho: 40 horas semanais.
Requisitos: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Atribuições: prestar apoio administrativo aos servidores da Carreira de Diplomata, abrangendo tarefas de secretariado, digitação, processamento de dados, inclusive de textos técnicos em idioma estrangeiro; executar serviços de apoio administrativo em tarefas peculiares ao Ministério das Relações Exteriores.
Cargos vagos
O Ministério das Relações Exteriores possui 961 cargos vagos, sendo:
- Oficial de Chancelaria: 214 cargos vagos
- Assistente de Chancelaria: 747 cargos vagos
Último concurso
O último concurso MRE para Assistente de Chancelaria foi realizado em 2008. Organizado pelo Cespe (hoje conhecido como Cebraspe), o certame foi destinado ao provimento de 100 vagas.
Os candidatos, na época, foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. Foram cobrados conhecimentos nas seguintes áreas: Língua Portuguesa; Informática; Noções de Administração; Noções de Contabilidade; Noções de Língua Inglesa e Raciocínio Lógico.
O último concurso MRE para Ofchan, por sua vez, foi realizado em 2016. Organizado pela FGV, o edital foi destinado ao provimento de 60 vagas para o cargo. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva.
O edital de Ofchan de 2016 cobrou conhecimento nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Noções de Contabilidade, Raciocínio Lógico-Matemático e Serviço Consular.