Concurso Ministério da Defesa irá realizar edital com 50 vagas para o Censipam!
Concurso Ministério da Defesa irá realizar edital com 50 vagas para o Censipam!
O Ministério da Defesa (MD) abrirá um novo Concurso Público para o preenchimento de vagas no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Os concursos foram autorizados em 16 de junho de 2023 de acordo com a portaria Nº 2.836, publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A seleção foi divulgada recentemente, juntamente com outros concursos federais, totalizando 4.436 cargos efetivos. Nesse concurso específico, serão disponibilizadas 50 vagas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia, destinadas a profissionais com ensino superior.
No site do Ministério da Defesa (MD) você também pode acessar o documento oficial e obter todas as informações necessárias para participar desse processo seletivo. A previsão é de que os editais sejam divulgados ainda neste ano de 2023.
VEJA TAMBÉM
- Situação atual
- Remuneração e benefícios
- Inscrições e Etapas da prova
- Cargos e vagas
- Último concurso
- Pesquisas relacionadas
Situação atual
O concurso CENSIPAM, atualmente, encontra-se com o número de vagas autorizado. O edital do certame será divulgado em breve. Confira o histórico do concurso até o momento:
16 de junho de 2023: autorização do concurso.
Remuneração e benefícios
Com base na autorização, serão disponibilizadas 50 vagas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia, que requer formação de nível superior.
Essas oportunidades abrangem diversas áreas de atuação, com remunerações que variam de R$6.662,68 a R$10.823,89, conforme a titulação do candidato.
Inscrições e Etapas da prova
As provas objetiva e discursiva do concurso CENSIPAM tiveram a duração de 4 horas e 30 minutos. A prova objetiva foi composta por 60 questões, divididas em duas partes: conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. A parte de conhecimentos gerais teve 30 questões, com peso 1, enquanto a parte de conhecimentos específicos também teve 30 questões, com peso 2.
Além da prova objetiva, os candidatos também foram submetidos a uma prova discursiva. O objetivo dessa prova foi avaliar os conhecimentos gerais dos candidatos, sua capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso adequado das normas do registro formal culto da língua portuguesa. Também foram considerados critérios como clareza, precisão, consistência e concisão do texto produzido.
Na prova discursiva, os candidatos tiveram que elaborar um texto dissertativo e/ou descritivo, com extensão máxima de 30 linhas.
Cargos e vagas
Confira as áreas contempladas no quadro de vagas:
- Analista em Ciência e Tecnologia – Telemática – Desenvolvimento e Banco de Dados
- Analista em Ciência e Tecnologia – Redes, Serviços de Redes e Suporte
- Analista em Ciência e Tecnologia – Telecomunicações
- Analista em Ciência e Tecnologia – Meteorologia
- Analista em Ciência e Tecnologia – Sensoriamento Remoto
Último concurso
O último concurso do Censipam foi realizado em 2012, oferecendo 40 vagas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Pleno 1-I, nas áreas Operacional e Telemática. Naquela época, as vagas foram distribuídas em Belém (PA), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). É importante ressaltar que, enquanto naquele concurso o requisito mínimo era o nível médio, atualmente o cargo exige ensino superior.
A responsável pela organização do concurso foi a banca FUNIVERSA, que avaliou os candidatos por meio de provas objetiva e discursiva. As provas tiveram a duração de 4 horas e 30 minutos e consistiram em um total de 60 questões, divididas da seguinte forma:
- Conhecimentos gerais: 30 questões, com peso 1;
- Conhecimentos específicos: 30 questões, com peso 2.
Essas avaliações foram fundamentais para selecionar os candidatos mais qualificados para ocupar as vagas disponíveis no Censipam.
Pesquisas relacionadas
Requisitos
- Analista em Ciência e Tecnologia – Telemática – Desenvolvimento e Banco de Dados: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Sistemas, Tecnologia da Informação ou Processamento de Dados.
- Analista em Ciência e Tecnologia – Redes, Serviços de Redes e Suporte: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Sistemas, Tecnologia da Informação ou Processamento de Dados.
- Analista em Ciência e Tecnologia – Telecomunicações: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Eletrônica ou Telecomunicações.
- Analista em Ciência e Tecnologia – Meteorologia: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Meteorologia.
- Analista em Ciência e Tecnologia – Sensoriamento Remoto: diploma de conclusão de curso superior completo.
Atribuições
- Analista em Ciência e Tecnologia – Telemática – Desenvolvimento e Banco de Dados: desenvolvimento de software e administração de banco de dados, elaboração de plano estratégico de Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, entre outras atividades.
- Analista em Ciência e Tecnologia – Redes, Serviços de Redes e Suporte: gerenciamento de redes, serviços de rede e suporte de TIC, entre outras responsabilidades.
- Analista em Ciência e Tecnologia – Telecomunicações: instalação, configuração e gerenciamento de rede WAN satelital, rede de telefonia e redes metropolitanas, entre outras atribuições.
- Analista em Ciência e Tecnologia – Meteorologia: execução de previsão e monitoramento do tempo, operação e rotinas operacionais de previsão numérica do tempo, entre outras tarefas relacionadas.
- Analista em Ciência e Tecnologia – Sensoriamento Remoto: utilização de softwares de Processamento Digital de Imagem e Sistema de Informação Geográfica (SIG), mapeamento digital aplicado a estudos ambientais, entre outras atividades.
Sobre Censipam
O Censipam é o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, subordinado ao Ministério da Defesa. Seu objetivo é integrar informações e gerar conhecimento atualizado para a articulação, planejamento e coordenação de ações governamentais na Amazônia Legal e na Amazônia Azul, visando à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável dessas regiões.
Por meio de uma infraestrutura tecnológica avançada, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coleta de dados, o Censipam realiza o monitoramento da floresta amazônica, do espaço marítimo brasileiro e de outras áreas de interesse. Dessa forma, é capaz de produzir informações em tempo próximo ao real, contribuindo para a tomada de decisões fundamentadas e eficientes. O Censipam desempenha um papel importante na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável da Amazônia, fornecendo informações valiosas para a gestão do território e a preservação dos recursos naturais.