Processando...

Concurso da Marinha

Concurso da Marinha

Conheça as formas de ingressar na Marinha e como se tornar um militar das Forças Armadas.

As Forças Armadas (FFAA) são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, sendo instituições nacionais permanentes e regulares. Sua organização é com base na hierarquia e na disciplina, possuindo como autoridade suprema o Presidente da República. Isso é o que prevê o art. 142, caput, da Constituição Federal de 1988.

Além disso, a Carta Magna define que as FFAA destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Assim, os membros das FFAA, em razão de sua destinação constitucional, formam uma categoria especial de servidores da Pátria e são denominados militares.

Veja um pouco mais sobre Concurso da Marinha:

  • Quando abre as inscrições para marinha 2020?
  • Quais são os concursos da Marinha?
  • Como entrar na Marinha 2021?
  • Como se inscrever no concurso da Marinha?
Concurso da Marinha

Quando abre as inscrições para marinha 2020?

A Marinha recebe até segunda-feira, 28 de setembro, as inscrições do novo edital de concurso público (Concurso Marinha 2020) para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP) visando o ingresso em 2021. A oferta foi de 56 vagas para cabo, que admite candidatos com o nível médio/técnico, de ambos os sexos.

Além da escolaridade, o candidato deverá ter de 18 a 24 anos de idade, no primeiro dia do mês de janeiro de 2021.

Quais são os concursos da Marinha?

Ao total são nove concursos:

Quadro Complementar da Armada (QC-CA)

Quadro Complementar de Fuzileiros Navais (QC-FN)

Quadro Complementar de Intendentes da Marinha (QC-IM)

Quadro Técnico (QT)

Corpo de Saúde da Marinha - Quadro de Médicos (CSM-MD)

Corpo de Saúde da Marinha - Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CSM-CD)

Corpo de Saúde da Marinha - Quadro de Apoio à Saúde (CSM-S)

Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM)

Quadro de Capelães Navais (CAPNAV)

Como entrar na Marinha 2021?

Primeiramente, importante saber que é possível ingressar na Marinha, assim como no Exército e na Aeronáutica, por diversos meios, e não só pelo serviço militar obrigatório.

Também é facultado, mediante incorporação, matrícula ou nomeação, a todos os brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e nos regulamentos das três Forças.

Outro ponto que poucos sabem é que há inúmeras oportunidades para ingressar na Marinha aos diversos níveis de escolaridade, idade e sexo, tendo sido feito um intenso trabalho nos últimos anos visando a inclusão.

Como se inscrever no concurso da Marinha?

Os candidatos podem se alistar pela internet (no caso da Marinha, pelo site oficial citado no final deste artigo), ou diretamente comparecendo com seus documentos pessoais ao posto militar de sua localidade ou de seu interesse.

Na página oficial da Marinha, na seção de Serviços, os candidatos podem ter acesso às regiões do Brasil onde estão abertos os processos seletivos de ingresso por meio de Serviço Militar Voluntário.

A Marinha do Brasil é a mais antiga das três Forças e, para o cumprimento da sua missão constitucional, deve preparar e aplicar o Poder Naval. Já como atribuição secundária, de acordo com a determinação do Presidente da República, deve cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil.

Ademais, a Marinha também tem por incumbência o policiamento da costa brasileira e das águas interiores, no que se refere à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção à poluição hídrica.

Bons Estudos,

ConcursosAZ | Aprovando de A a Z