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Concurso Banco do Brasil 2023 inscrições

Concurso Banco do Brasil 2023 inscrições

O Banco do Brasil, por meio da Fundação Cesgranrio informa a todos que as inscrições do Concurso Público que visa preencher 4.299 vagas imediatas e formar cadastro reserva de 2.226 mil no cargo de escriturário - agente de tecnologia e agente comercial foram prorrogadas.

De acordo com o comunicado divulgado no site da empresa organizadora Fundação Cesgranrio, agora é possível se inscrever até às 23h59 do dia 6 de março de 2023. Nesta etapa, é preciso efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 50,00.

A contratação ocorrerá pelo regime celetista e após o período de experiência, o contrato passará a viger por prazo indeterminado e o empregado integrará a Carreira Administrativa, resguardados os seus direitos retroativamente à data de início do Contrato individual de Trabalho para todos os fins.

O prazo de validade deste Processo Seletivo esgotar-se-á após um ano a contar da data de publicação do Edital de Homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do Banco do Brasil S.A.

VEJA TAMBÉM

 


 

Situação atual

Principais datas do edital

  • Inscrições: 23 de dezembro a 6 de março
  • Pedido de isenção: 23 de dezembro a 9 de janeiro
  • Pagamento da taxa: até 6 de março
  • Data da prova: 23 de abril

Retificações:

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Remuneração e benefícios

A remuneração inicial será de R$ 3.622,23, com jornadas de trabalho de 30 horas semanais. Vale lembrar que este concurso Banco do Brasil já veio com o reajuste salarial estabelecido pela instituição em setembro de 2022. Antes, o salário-base para a carreira era de R$ 3.022,37.

Para concorrer, é necessário que a pessoa tenha nível médio, possua 18 anos ou mais na data de admissão e que esteja em dia com as obrigações eleitorais e militares.

Além da remuneração inicial, os candidatos que foram aprovados terão direito a receber os benefícios abaixo:

  • Participação nos lucros ou resultados;
  • Vale-transporte;
  • Auxílio-creche;
  • Ajuda alimentação/refeição;
  • Auxílio a filho com deficiência;
  • Previdência complementar;
  • Acesso à plano de saúde, plano odontológico básico e à programas de educação e capacitação.

Além disso, há a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

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Inscrições e Etapas da prova

Com a prorrogação, as inscrições começaram em 23 de dezembro de 2022, com o término previsto para às 23:59h (horário de Brasília) do dia 06 de março de 2023. O registro é online, devendo ser realizado no site da Fundação Cesgranrio.

A taxa de participação será de R$ 50,00. O edital prevê que inscritos no CadÚnico que pertencem a famílias de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa.

Vale ressaltar que, no momento da inscrição, o candidato deve ficar de olho na microrregião, macrorregião e unidade federativa para qual vai concorrer.

O concurso terá duas etapas de avaliação, sendo:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de redação, de caráter eliminatório;

A prova objetiva terá 70 questões, sendo:

Escriturário/Agente de Tecnologia (exclusivamente para Microrregião 158 - TI).

  • 10 questões de língua portuguesa, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de língua inglesa, valendo 1 ponto cada;
  • 05 questões de matemática, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de atualidades do mercado financeiro, valendo 1 ponto cada;
  • 05 questões de probabilidade e estatística, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de conhecimentos bancários, valendo 1,5 ponto cada;
  • 35 questões de tecnologia da informação, também valendo 1,5 ponto cada.

Escriturário/Agente Comercial (para todas as Microrregiões, com exceção da Microrregião 158 - TI)

  • 10 questões de língua portuguesa, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de língua inglesa, valendo 1 ponto cada;
  • 05 questões de matemática, valendo 1,5 ponto cada;
  • 05 questões de atualidades do mercado financeiro, valendo 1 ponto cada;
  • 05 questões de matemática financeira, valendo 1,5 ponto cada;
  • 10 questões de conhecimentos bancários, valendo 1,5 ponto cada;
  • 15 questões de conhecimentos de informática, valendo 1,5 ponto cada;
  • 15 questões de vendas e negociação, valendo 1,5 ponto cada.

Já a redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 100 pontos, onde serão avaliados os seguintes critérios:

  • Adequação ao tema proposto;
  • Adequação ao tipo de texto solicitado;
  • Emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e de marcação das partes do texto);
  • Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
  • Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

As provas objetiva e a redação serão aplicadas na data provável de 23 de abril de 2023, nas cidades divulgadas no anexo I do edital, em locais e horários que serão divulgados no endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio na data provável de 19 de abril de 2023.

No dia 24 de abril serão divulgados os gabaritos preliminares das provas objetivas e no dia 05 de junho sairá o resultado das provas objetivas.

O prazo de validade do concurso será de um ano a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério exclusivo do Banco do Brasil. Veja o edital completo, abaixo.

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Cargos e vagas

As 6 mil vagas de Escriturário estão divididas em dois “nomes de relacionamento”: Agente de Tecnologia e Agente Comercial.

Para Agente de Tecnologia, são oferecidas 2 mil vagas imediatas e 1 mil para cadastro reserva, porém não há especificação por estados. Já para Agente Comercial, a oferta é de 2 mil vagas imediatas e 1 mil para cadastro reserva, distribuídas entre os estados indicados no anexo II do edital.

Do total, ainda haverá 12,5% de reserva para Pessoas com Deficiência (PcD) e 20% para candidatos negros.

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Último concurso

No último concurso foram registradas 1.645.975 candidaturas, sendo 1.605.751 inscritos para Escriturário – Agente Comercial e 40.224 inscritos para as vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia.

No entanto, o índice de abstenção do concurso foi de 48%, percentual considerado dentro do esperado conforme média histórica dos últimos concursos do BB e de concursos da Cesgranrio.

Foram 3 tipos de provas aplicadas (A, B e C) para Agente Comercial e um tipo apenas para Agente de Tecnologia;

Cada tipo de prova teve um tema de redação distinto. A Prova A versou sobre “privacidade digital”, a prova B foi sobre “a influência da satisfação no trabalho sobre o desempenho do funcionário” e a Prova do tipo C teve a redação sobre “Os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil”.

Já para o cargo de Agente Comercial – área de TI, o tema da redação envolveu “Efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil”

Nomeações

O último edital do Banco do Brasil aproveitou 100% da lista de aprovados e isso justifica o curto prazo entre os editais.

Segundo a Instituição, dos convocados 62,29% são de até 30 anos de idade. Os principais motivos elencados para participar do concurso do BB são: possibilidade de ascensão e carreira (34,56%), interesse pelo setor bancário (16,92%) e remuneração e benefícios (16,03%).


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Pesquisas relacionadas

Concurso Banco do Brasil: conteúdo programático

Confira o conteúdo programático completo do certame:

Matérias para todos os candidatos

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 – Compreensão de textos. 2 – Ortografia oficial. 3 – Classe e emprego de palavras. 4 – Emprego do acento indicativo de crase. 5 – Sintaxe da oração e do período. 6 – Emprego dos sinais de pontuação. 7 – Concordância verbal e nominal. 8 – Regência verbal e nominal. 9 – Colocação dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise).

LÍNGUA INGLESA: 1 – Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.

MATEMÁTICA:1 – Números inteiros, racionais e reais; problemas de contagem. 2 – Sistema legal de medidas. 3 – Razões e proporções; divisão proporcional; regras de três simples e compostas; porcentagens. 4 – Lógica proposicional. 5 – Noções de conjuntos. 6 – Relações e funções; Funções polinomiais; Funções exponenciais e logarítmicas. 7 – Matrizes. 8 – Determinantes. 9 –
Sistemas lineares. 10 – Sequências. 11 – Progressões aritméticas e progressões geométricas.

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO: 1 – Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios. 2 – Internet banking. 3 – Mobile banking. 4 – Open banking. 5 – Novos modelos de negócios. 6 – Fintechs, startups e big techs. 7- Sistema de bancossombra (Shadow banking). 8- Funções da moeda. 9 – O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas. 10 – Marketplace. 11 – Correspondentes bancários. 12 – Arranjos de pagamentos. 13 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX). 14 – Segmentação e interações digitais. 15 – Transformação digital no Sistema Financeiro.

Matérias exclusivas para Agente de Tecnologia

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: 1 – Representação tabular e gráfica; 2 – Medidas de tendência central (média, mediana, moda, medidas de posição, mínimo e máximo) e de dispersão (amplitude, amplitude interquartil, variância, desvio padrão e coeficiente de variação); 3 – Variáveis aleatórias e distribuição de probabilidade; 4 – Teorema de Bayes; 5 – Probabilidade condicional; 6 – População e amostra; 7 – Variância e covariância; 8 – Correlação linear simples; 9 – Distribuição binomial e distribuição normal; 10 – Noções de amostragem e inferência estatística.

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 4 – Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 5 – Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 6 – Noções de Mercado de capitais. 7 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 8- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 9 – Taxas de câmbio nominais e reais; 10 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 11 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 12 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 13 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 14 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 15 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 16 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações.17- Autorregulação bancária e Normativos SARB. 18 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 19 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 20 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 11.129 de 11/07/2022. 21 – Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.893, de 26/02/2021. 22 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). 23 – Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). 24 – ASG (Ambiental, Social e Governança): Economia Sustentável; Financiamentos; Mercado PJ.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: 1. Aprendizagem de máquina: Fundamentos básicos; Noções de algoritmos de aprendizado supervisionados e não supervisionados; Noções de processamento de linguagem natural. 2. Banco de Dados: Banco de dados NoSQL (conceitos básicos, bancos orientados a grafos, colunas, chave/valor e documentos); MongoDB; linguagem SQL2008; Conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD); Data Warehouse (modelagem conceitual para data warehouses, dados multidimensionais); Modelagem conceitual de dados (a abordagem entidade-relacionamento); Modelo relacional de dados (conceitos básicos, normalização); Postgre-SQL; 3. Big data: Fundamentos; Técnicas de preparação e apresentação de dados. 4. Desenvolvimento Mobile: linguagens/frameworks: Java/Kotlin e Swift. React Native 0.59; Sistemas Android api 30 e iOS xCode 10. 5. Estrutura de dados e algoritmos: Busca sequencial e busca binária sobre arrays; Ordenação (métodos da bolha, ordenação por seleção, ordenação por inserção), lista encadeada, pilha, fila e noções sobre árvore binária. 6. Ferramentas e Linguagens de Programação para manipulação de dados: Ansible; Java (SE 11 e EE 8); TypeScript 4.0; Python 3.9.X aplicada para IA/ML e Analytics (bibliotecas Pandas, NumPy, SciPy, Matplotlib e Scikit-learn).

Matérias exclusivas para Agente Comercial

MATEMÁTICA FINANCEIRA: 1 – Conceitos gerais – O conceito do valor do dinheiro no tempo; Capital, juros, taxas de juros; Capitalização, regimes de capitalização; Fluxos de caixa e diagramas de fluxo de caixa; Equivalência financeira. 2 – Juros simples – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 3 – Juros compostos – Cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira. 4 – Sistemas de amortização – Sistema price; Sistema SAC.

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 1 – Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras. 2 – Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial). 3 – Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil. 4- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública. 5 – Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros. 6 – Noções de Mercado de capitais. 7 – Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas. 8- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários. 9 – Taxas de câmbio nominais e reais; 10 – Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações. 11 – Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio. 12 – Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário. 13 – Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito. 14 – Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais. 15 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias. 16 – Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas; Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações. 17- Autorregulação bancária e Normativos SARB. 18 – Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações. 19 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. 20 – Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 11.129 de 11/07/2022. 21 – Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4.893, de 26/02/2021. 22 – Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). 23 – Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco do Brasil (disponível no sítio do BB na internet). 24 – ASG (Ambiental, Social e Governança): Economia Sustentável; Financiamentos; Mercado PJ.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1 – Noções de sistemas operacionais – Windows 10 (32-64 bits) e ambiente Linux (SUSE SLES 15 SP2) 2 – Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365). 3 – Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança. 4 – Proteção de estações de trabalho: Controle de dispostivos USB, hardening, antimalware e firewall pessoal. 5 – Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 6 – Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 7 – Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web. 8 – Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 9 – Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram). 10 – Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio. 11 – Fundamentos sobre análise de dados. 12 – Conceitos de educação a distância. 13 – Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. 14 – Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Google Drive e Skype).

VENDAS E NEGOCIAÇÃO: 1 – Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento 2 – Segmentação de mercado. 3 – Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente. 4 – Gestão da experiência do cliente. 5 – Aprendizagem e sustentabilidade organizacional. 6 – Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. 7 – Gestão da qualidade em serviços. 8 – Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas. 9 – Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing. 10 – Ética e conduta profissional em vendas. 11 – Padrões de qualidade no atendimento aos clientes. 12 – Utilização de canais remotos para vendas. 13 – Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação. 14 – Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução nº 4.949, de 30 de setembro de 2021. 15 – Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. 16 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. 17 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

Atribuições do escriturário

  • prestação de orientações aos clientes sobre produtos e serviços oferecidos pelo Conglomerado BB;
  • execução de análise e conferência de documentos, inclusive assinaturas, quando possuir curso de grafoscopia;
  • preparação de correspondências;
  • preparação e processamento de documentos;
  • atualização de registros;
  • resguardo e confidencialidade das informações de interesse do Conglomerado BB;
  • presteza e cortesia no atendimento ao cliente;
  • manutenção e organização dos arquivos sob sua guarda;
  • execução de aplicações financeiras de clientes, segundo as normas estabelecidas;
  • recolhimento e manipulação de informações cadastrais e dados estatísticos;
  • operacionalização de equipamentos de escritório e de atendimento ao cliente e usuário;
  • qualidade das informações prestadas;
  • qualidade e tempestividade dos serviços sob sua condução;
  • adoção de demais ações necessárias para o cumprimento dos objetivos definidos para sua Unidade e para resguardar interesses do Conglomerado BB, nos assuntos relacionados à sua área de atuação.

O que é nota de corte?

A nota de corte é a nota do último colocado dentro das vagas ofertadas pela seleção, ou seja, é a MENOR nota entre os candidatos aprovados.

Saber a nota de corte do último concurso é essencial para ter uma noção da pontuação necessária para ser aprovado no novo concurso do Banco do Brasil

O primeiro passo é entender que as vagas dentro do concurso são distribuídas em Macrorregiões e Microrregiões.

Basicamente, cada estado possuí no mínimo uma microrregião com uma cidade polo, a qual pode abranger vários municípios. Entenda!

Confira as notas de corte do concurso Banco do Brasil 2021 para o cargo de Escriturário (Agente Comercial) 👇🏽

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