Processando...

Com edital atrasado, Concurso PGE RJ altera comissão organizadora

Com edital atrasado, Concurso PGE RJ altera comissão organizadora

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro realizou mudanças na comissão organizadora do Concurso PGE RJ para a área de apoio. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 11, o grupo passou a ter a seguinte composição:

Presidente: Subprocurador-Geral do Estado Rafael Rolim de Minto

Vice-presidente: Procurador do Estado André Serra Alonso

Membros:

Procuradora do Estado Juliana Carvacho Capella

Procuradora do Estado Renata Cotrim Nacif

Procuradora do Estado Julia Ryfer Froimtchuk

Procuradora do Estado Debora Fernandes De Souza Melo

Procurador do Estado Baltazar José Vasconcelos Rodrigues

Procurador do Estado Fabiano Pinto de Magalhães

Procurador do Estado Hugo Wilken Maurell

Procurador do Estado Marcio Bruno Milech

Dois membros foram

Com edital atrasado, Concurso PGE RJ altera comissão organizadora - Prédio

incluídos e outros dois foram substituídos. O órgão não informou o motivo para as mudanças na comissão responsável pelos preparativos do edital.

O cronograma da seleção está com atraso. De acordo com o regulamento do Concurso PGE RJ, publicado em dezembro, as inscrições seriam abertas na quinta-feira, 10 de fevereiro. O que não ocorreu. O edital também não foi divulgado.

Folha Dirigida entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Procuradoria para verificar se existe um novo cronograma previsto. Porém, o setor ainda não respondeu.

A PGE do Rio de Janeiro ainda não oficializou a banca organizadora do concurso. Fontes internas do órgão informaram à reportagem que o Cebraspe foi o escolhido para receber as inscrições da seleção e aplicar as etapas, como provas objetivas.

O extrato que confirma a escolha da banca deve ser publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

ÍNDICE

  • Informações do Concurso PGE RJ

  • Concurso PGE RJ: Requisitos

  • Concurso PGE RJ: Atribuições dos cargos

  • Concurso PGE RJ: Sobre a PGE RJ

  • O último Concurso PGE RJ para a área de apoio (2009)

  • Simulado para Concurso PGE RJ

  • Questões para Concurso PGE RJ

  • Outros Concursos Abertos


    Com edital atrasado, Concurso PGE RJ altera comissão organizadora - Predio 2


Informações do Concurso PGE RJ

Trata-se de um concurso muito esperado: desde 2009 sem realizar seleções amplas, a PGE RJ enfrenta um deficit significativo de quadros. De acordo com levantamento divulgado pela ASPROERJ, a associação dos servidores do órgão, a Procuradoria tem hoje um deficit de mais de 100 cargos.

A PGE RJ planejava realizar pelo menos dois concursos em 2019: vale lembrar que além da área de apoio, foi autorizado o concurso para Procurador. No início do ano, no entanto, a seleção para novos procuradores foi suspensa, restando autorizado somente o concurso da área de apoio. Segundo a APROERJ, o certame está mantido.

Em 2016, o concurso para área de apoio chegou a ser autorizado e até teve a comissão organizadora alterada. Porém, devido à crise no estado, foi adiado.

O último concurso para o órgão aconteceu em 2012, porém ofertou vagas apenas para Técnico Superior Bibliotecário. Em 2009 foram ofertadas 129 vagas para Técnico Superior e Técnico Assistente, ambos em diversas especialidades.


Concurso PGE RJ: Requisitos

Cargo

Escolaridade/Pré-requisito (a serem comprovados na data da posse)

Analista Administrador

Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Administração, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.

Analista Contábil

Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Contabilidade, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.

Analista: Análise de Sistemas e Métodos

Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação, da área de Computação e Informática, com as seguintes ou equivalentes denominações: Bacharelado em Ciência da Computação; Engenharia de Computação; Bacharelado em Sistemas de Informação; Licenciatura em Computação; Tecnologia em Processamento de Dados; Bacharelado em Informática; Engenharia de Informação; Engenharia de Processamento de Dados; Engenharia de Software.

Analista Bibliotecário

Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Biblioteconomia, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.

Analista Médico

Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Medicina, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.

Analista Processual

Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Analista de Perícias e Avaliações


Imobiliárias

Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura, reconhecido pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.

Técnico Processual

Comprovante de Conclusão de Curso de Ensino Médio (antigo 2º grau) ou equivalente, devidamente reconhecido.


Concurso PGE RJ: Atribuições dos cargos

Analista Administrador (antigo Técnico Superior Administrador): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, coordenação, planejamento, execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, compreendendo estudos, pesquisas, análises e projetos sobre administração adjetiva de pessoal, material, orçamento, organização e métodos, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista Contábil (antigo Técnico Superior de Análise Contábil): Atividades que envolvem supervisão, planejamento, coordenação, controle e execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, de trabalhos relativos à administração financeira e patrimonial, contabilidade e auditoria, compreendendo análise, perícia de balanços, cálculos judiciais e laudos periciais contábeis, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista de Sistemas e Métodos ( antigo Técnico Superior de Análise de Sistemas e Métodos): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, coordenação, planejamento, execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, compreendendo a implantação de projetos de sistemas, definição e avaliação de arquivos, rotinas, programas e sistemas, avaliação de estrutura e de performance de sistemas, definição de padrões e avaliação de documentação de sistemas, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista Bibliotecário (antigo Técnico Superior Bibliotecário): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, coordenação, pesquisa e execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, de trabalhos biblioteconômicos e bibliográficos, objetivando o desenvolvimento e conservação de bibliotecas e seus acervos ou centros de documentação, bem como colocando as informações à disposição dos usuários, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista Médico ( antigo Técnico Superior Médico): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, pesquisa e execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, relativas a trabalhos de assistência técnica na área médica, analisando e elaborando laudos de avaliação e perícias em feitos judiciais, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista Processual (antigo Técnico Superior de Procuradoria): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, pesquisa e execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, de tarefas de natureza acessória e complementar, em apoio à atividade-fim da Procuradoria-Geral do Estado, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista de Perícias e Avaliações Imobiliárias (antigo Técnico Superior de Perícias e Avaliações Imobiliárias): Atividades que envolvam criatividade, planejamento, coordenação, controle e execução especializada em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, de trabalhos de auditoria, com análise, crítica e elaboração de perícias e laudos, judiciais ou extrajudiciais, em matéria imobiliária, e outras que, por sua natureza, se incluam no âmbito das profissões de engenheiro civil e arquiteto.

Técnico Processual (antigo Técnico Assistente de Procuradoria): Atividades de mediana complexidade, em grau de auxílio, e execução qualificada de tarefas relacionadas com as atividades-meio da Procuradoria-Geral do Estado, nas áreas de profissionalização definidas em ato do Procurador-Geral do Estado, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.


Concurso PGE RJ: Sobre a PGE RJ

A Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) tem as principais atribuições previstas no artigo 132 da Constituição Federal e no artigo 176 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro. Segundo as leis, a PGE RJ é o órgão central do Sistema Jurídico Estadual, responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Estado do Rio de Janeiro. Supervisiona os serviços jurídicos das administrações direta e indireta, atua no controle interno da legalidade dos atos da Administração Pública e defende judicial e extrajudicialmente os interesses legítimos do Estado.

A Associação dos Servidores da Procuradoria (Asproerj) trouxe a informação de que existe uma carência de pessoal de em torno 100 profissionais efetivos. Do total, 40 seriam apenas para técnico processual, cargo com requisito de nível médio completo. Os dados foram passados ao site Folha Dirigida no dia 25 de julho passado. Os cargos vagos são provenientes de aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral. Sem o novo concurso e a possibilidade de chamar aprovados, a Procuradoria tem o quadro de servidores reduzido.

Com edital atrasado, Concurso PGE RJ altera comissão organizadora - Prédio 3


O último Concurso PGE RJ para a área de apoio (2009)

O concurso da Procuradoria-Geral do Rio de Janeiro para a área de apoio de 2009 teve organização da Fundação Carlos Chagas, a FCC. Na ocasião, foram ofertadas 129 vagas para os cargos de Técnico Superior (nível superior) e Técnico Assistente (nível médio).

Os cargos ganharam nova denominação em 2014, chamando-se agora, respectivamente, Analista (nível superior) e Técnico (nível médio).

Os candidatos tinham como opção de local de trabalho não apenas o estado do Rio de Janeiro, mas também Brasília/DF, que possuía três vagas reservadas.


Simulado para Concurso PGE RJ

Aqui você encontrará milhares de simulados para o concurso da Concurso PGE RJ, são simulados de diversas matérias e níveis de dificuldades.

Para realizar os simulados é bem simples, acesse o link abaixo e iniciei já seus estudos. Dentre as matérias que temos disponíveis as principais são de Português, Raciocínio Lógico e Matemática.

Simulados de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Questões para Concurso PGE RJ

Se você estiver no início de seus estudos, o melhor será praticar com as questões da Concurso PGE RJ, são questões extraídas de provas anteriores, assim você estará se preparando com provas reais.

Comece seus estudos pelas questões mais fáceis, este filtro está disponível na plataforma, depois vai subindo de níveis.

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular | Concursos AZ


Outros Concursos Abertos

Para você que está se preparando para o concurso da Concurso PGE RJ 2021 ou 2022 e tem interesse em outros concursos abertos pelo Brasil, poderá acessar nossa lista completa de concursos abertos.

Concursos Abertos | Concursos AZ


Bons Estudos. ConcursosAZ, aprovando de A a Z.